Banda de Cabrela com concerto inserido no Ciclo da Primavera

Banda Filarmónica da Casa do Povo de Cabrela irá apresentar-se amanhã, dia 23 de abril, pelas 16 horas, na Casa do Povo de Cabrela, um espetáculo inserido no Ciclo da Primavera, promovido pelo Município de Montemor-o-Novo.

Em concerto serão interpretadas peças ligeiras e populares pela Banda de Cabrela. O concerto é gratuito, não sendo necessário realizar reserva.

Marcos Bastinhas em Beja no dia 23

Os cavaleiros João Moura Caetano, Emiliano Gamero e Marcos Bastinhas atuam na corrida de touros, de dia 23 de Abril, integrada na 38ª Ovibeja.

A pegar os seis touros da ganadaria Sesmarias – velhas do Guadiana vão estar os grupos de forcados amadores da Moita, Cascais e Beja.

A corrida está marcada para as 17 horas, na Praça de Toiros José Varela Crujo, e é abrilhantada pela Sociedade Filarmónica da Capricho Bejense.

Município de Borba promove passeio pedestre

O Município de Borba promove no próximo domingo, dia 24 de abril, o Passeio Pedestre “Da Esteveira ao Monte Branco” uma iniciativa no âmbito da edição deste ano do programa dos Passeios à Descoberta do concelho de Borba.

Este passeio passa pela Albufeira do Monte Claro, Monte da Esteveira, Vinhas de Borba, Vistas para Borba, Entrada para a Tapada Real de Vila Viçosa e Avifauna da Albufeira.

A partida está marcada para as 8.30 horas de dia 24 de abril, na Albufeira do Monte Branco, em Borba.

Fotorreportagem: Ministra da Agricultura inaugura 38ª edição da Ovibeja

A Ministra da Agricultura e Alimentação, Maria do Céu Antunes, presidiu ontem, dia 21 de abril, à inauguração oficial da 38ª edição da Ovibeja.

Após a visita à feira, Maria do Céu Antunes esteve reunida com a Direção da ACOS – Associação de Agricultores do Sul, a entidade organizadora do evento, para abordar, entre outros temas, os aumentos dos custos de produção, a seca e alterações climáticas, os apoios ao investimento no setor agrícola e florestal, o esvaziamento de competências dos serviços do Ministério da Agricultura e a utilização, gestão e armazenamento de água para a agricultura.

A Ovibeja conta com mais de mil expositores e largos milhares de visitantes. Tendo este ano como mote a reflexão sobre “Como Alimentar o Planeta?”, o certame tem, desta feita, uma responsabilidade que assume contornos mais relevantes e mais sensíveis devido à guerra encetada pela Rússia. Solidária com a Ucrânia, a Comissão Organizadora da Ovibeja decidiu disponibilizar um por cento da receita total da bilheteira a favor deste país, através da Embaixada da Ucrânia em Portugal.

Visitas ao Antigo Convento de São João de Deus ao fim-de-semana

Amanhã dia 23 de abril, pelas 15 horas, realiza-se um visitas guiadas ao Antigo Convento de São João de Deus, em Montemor-o-Novo.

A iniciativa inclui a visita à Cripta, Igreja Matriz e enfermarias conventuais, dando a conhecer o património histórico e artístico associado a São João de Deus.

A participação é gratuita mas sujeita a inscrição prévia no Posto de Turismo de Montemor-o-Novo.

Bombeiros de Mora com máscaras de proteção de combate a fogos

Os Bombeiros Voluntários de Mora receberam 10 máscaras de proteção respiratória de combate a incêndios rurais, numa cerimónia que se realizou em Viana do Alentejo, no mês passado.

O Segundo Comandante Vitor Manuel Dias revela que estas máscaras serão dividas entre as Equipas de Intervenção Permanente de Mora, ou seja, “cinco por cada grupo”. Esta foi uma “entrega simbólica, a todos os corpos de Bombeiros, uma forma de se prestar um agradecimento aos Bombeiros”, acrescentando ainda que esta corporação “ficou feliz, é sempre uma mais valia para nós”.

Esta foi uma oferta da Associação Portuguesa dos Bombeiros Voluntários (APBV) que surge no âmbito da Campanha “Pinheiro Bombeiro”. Esta campanha foi realizada numa parceria com a Start-up portuguesa RNTERS.

Estas máscaras vão permitir aos Bombeiros de Mora protegerem-se durante o combate aos incêndios.

Teatro em Inglês para alunos de Montemor-o-Novo

A atividade teatro em língua inglesa trouxe, de novo, um momento de aprendizagem em ambiente descontraído com os alunos, do concelho de Montemor-o-Novo, do terceiro ao 12º ano de escolaridade.

Nesta aula em ambiente de teatro, os alunos tiveram a oportunidade, de uma forma divertida e participativa, de experienciar a comunicação oral em inglês, sem tabus e resistências. Os jovens colocaram à prova os seus conhecimentos de vocabulário e exercitaram a gramática que é trabalhada em sala de aula.

A companhia MYheartTheatre esteve à altura do desafio e levou a sala do Cineteatro Curvo Semedo ao rubro da diversão e compreensão das tramas teatrais apresentadas, apropriadas a cada faixa etária.

“Mais Pequena Biblioteca do País” a inaugurar em Cabrela

De forma a celebrar o Dia Mundial do Livro, que se assinala amanhã, a Casa das Letras – Bed&Books e a Junta de Freguesia de Cabrela vão inaugurar a “Mais Pequena Biblioteca do País”, nesta vila.

Paula Martins, presidente da Junta de Freguesia de Cabrela explica que este é um projeto criado “no âmbito do Projeto de Leitura Pública”, sendo esta uma “pequena estrutura em madeira, que irá ser fixada junto ao edifício da Casa das Letras e que vai permitir que quem esteja naquele espaço”, visite, escolha os livros e possa ler aquilo que está disponível para consulta.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Nesta esta inauguração vão estar presentes “48 pessoas de profissões diferentes, a maior parte de Cabrela”, algumas conhecidas, tanto a nível nacional como local, que irão entregar a esta pequena biblioteca “um dos seus livros preferidos”.

A inauguração que decorre amanhã, a partir das 15 horas, na Praça da República, pretende partilhar “o gosto pela leitura e incentivar à leitura e de alguma forma enriquecer este projeto”, adianta a presidente.

Ainda neste dia, “vamos ter às 16 horas, e na continuação da “Mais Pequena Biblioteca do País”, o concerto da Banda Filarmónica da Casa do Povo de Cabrela, integrado no Ciclo da Primavera”.

A “Mais Pequena Biblioteca do Pais” estará disponível para visita a partir de amanhã.

[/shc_shortcode]

Ação de Sensibilização sobre a regeneração natural do Montado

Hoje será promovida uma ação de sensibilização sobre o Montado, a partir das 9 horas e até 13:30 horas, na StartUp de Montemor-o-Novo. Mais tarde será realizada uma visita ao viveiro da Marca-adl, das 15 horas às 16:30 horas.

A ausência de regeneração natural é uma das principais ameaças e preocupações na gestão dos Montados e por isso, fomentar e conduzir a regeneração natural do Montado é fundamental para revitalizar estes ecossistemas.

Quais as principais vantagens e como se deve fazer? O que é recomendado e o que se deve evitar? Esta ação de sensibilização, dirigida a técnicos, produtores e público em geral, pretende ser uma primeira abordagem a este tema e conta com a experiência do ICNF.

No final do dia será ainda possível aprender mais sobre a reprodução em viveiro de arbustos e árvores do montado, com o apoio da MARCA – adl.