Andanças está de regresso este verão com quatro dias de festival

O Andanças está de regresso este verão. O festival vai renascer em Campinho, no concelho de Reguengos de Monsaraz, para quatro dias de muita música e dança, num reencontro de culturas, com organização da Pé de Xumbo. Os primeiros bilhetes gerais, com desconto, já se encontram disponíveis online.

Já no ano passado, recorda a coordenadora executiva e produtora do evento, Marta Guerreiro, se procurou percorrer um caminho, dando os primeiros passos, para este regresso do festival, que acontece, este ano, de 18 a 21 de agosto. “O festival tem uma relação com a aldeia e uma das margens do Alqueva e será já uma versão mais aproximada do modelo conhecido do Andanças”, adianta.

Até domingo, dia 17 de abril, encontram-se abertas as candidaturas para artistas, de todo o tipo, que queiram vir a integrar a programação do evento. “Podem ser atividades relacionadas com música e dança, mas não só: pode ser manualidades, uma exposição, cinema. Há espaço para tudo, porque o festival acolhe um programa muito diversificado”, explica a responsável.

O festival assenta em vários pilares, que, para além da música e da dança, explica Marta Guerreiro, envolve questões como a sustentabilidade, a comunidade e o voluntariado. “É um festival que requer muito o fazer com o corpo, em que a comunicação predominante é a não verbal e que, ao mesmo tempo, estimula a práticas mais ecológicas, mais colaborativas e que sejam de movimentos de grupos que dançam”, explica ainda.

Este festival, que é “de muita atividade”, reúne, desde 1996, pessoas de todo o mundo, num espírito de partilha, encontro e práticas sustentáveis, constituindo uma alternativa aos outros festivais de verão. É um espaço onde se dança, se faz música, se experimenta, mas também onde se partilham e se cruzam propostas e ideias para um mundo melhor.