Lavre vence na Fajarda e sobe ao 1.º lugar

Este sábado, 9 de abril, o Lavre foi à Fajarda ganhar por 0-2, com golos de Diguinho e Ruben Martins.

O Lavre chegava à Fajarda em 2.º lugar do grupo, e estava obrigado a vencer para continuar na luta pelo apuramento para os 1/4 final da prova. Os técnicos do Lavre fizeram algumas alterações no 11 inicial, tendo Guts e Gónilha ficado no banco pela 1.ª vez esta época, e Bruno Ferreira, melhor em campo na última jornada, também a ficar no banco. O jogo iniciou-se com algum equilíbrio, mas, após os 10 minutos iniciais, o Lavre tomou conta do jogo. Diguinho teve a primeira grande chance, com o guarda-redes adversário a fazer a defesa da tarde. Os lances de perigo iam-se sucedendo, com Lucas e Ruben Martins a poderem marcar, porém, só 30 minutos é que foi inaugurado o marcador. João Godinho, a passe de Ruben Martins, fica na cara do golo e, não sendo egoísta, fez um passe lateral para Diguinho, que só teve de empurrar para a baliza vazia. O Lavre chegava ao golo com naturalidade, corolário do seu melhor período na 1.ª parte. Após o golo, a equipa da casa reagiu e, na sua única oportunidade durante o jogo, Hugo Mendes reagiu com uma excelente defesa. Até ao intervalo nada mais houve a registar.
Na 2.ª parte, após 3 mexidas ao intervalo, o Lavre foi sempre mais perigoso e criou cerca de 2/3 oportunidades. A meio da 2.ª parte, Diguinho ganha em velocidade ao defesa contrário, cruza ao segundo poste, onde Ruben Martins só teve de encostar para a baliza, fazendo o 0-2. A Fajarda nunca conseguiu criar perigo e, até ao final do encontro, as melhores oportunidades foram mesmo do Lavre, com Mateus a cabecear com muito perigo e Diguinho a enviar o esférico ao poste.
Com este resultado, o Lavre alcançou o 1.º lugar da tabela mas, por incrível que pareça, as contas ficaram ainda mais complicadas. A 2 jornadas do fim, há 4 equipas com possibilidades de passar aos ¼ de final.
Dia 23 de abril, o Lavre desloca-se aos Montinhos.

Outros resultados:
Figueirense 1-1 Montinhos
Santana 4-0 Carapucoes

Classificação
1.º Lavre 16 pts
2.º Figueiras 15 pts
3.º Montinhos 13 pts
4.º Santana 13 pts
5.º Carapuções 4 pts
6.º Fajarda 3 pts

 

 

RCM perde na última jornada com Cascais

Teve lugar este sábado, 9 de abril, a 22.ª e última jornada da Divisão de Honra. O Rugby Clube de Montemor despediu-se do campeonato com uma derrota por 19-60 diante do Cascais. Os Mouflons de Montemor-o-Novo culminam assim uma época difícil, na qual tudo fizeram por sempre dignificar a camisola do RCM.

Rugby Divisão de Honra 22.ª jornada
Belenenses 80-12 Técnico
CDUP 27-40 Direito
RCM 19-60 Cascais
SL Benfica 18-33 AA Académica
CRE 15-38 São Miguel

 

Reunião das Comissões Municipal de Proteção Civil e de Gestão Integrada de Fogos Rurais

Realizou-se no passado dia 8 de abril de 2022, pelas 18h00, a primeira reunião conjunta das Comissões Municipal de Proteção Civil (CMPC) e de Gestão Integrada de Fogos Rurais (CMGIFR), no Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Faria.

Na reunião estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal, a Coordenadora Municipal de Proteção Civil, o Comandante dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo, os representantes das Unidades de Saúde Familiar Foral e Alcaides, do Centro Distrital de Solidariedade e Segurança Social, das Juntas de Freguesia do Concelho, do Destacamento Territorial da GNR de Montemor-o-Novo, da Santa Casa da Misericórdia, da CERCIMOR, do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo, do  Hospital S. João de Deus,  do Exército – Regimento de Artilharia 5, do Instituto da Conservação da Natureza e Florestas e da E-Redes.

No âmbito da CMGIFR foi aprovado, por unanimidade, o Plano Operacional Municipal para o ano de 2022, e foi dado parecer favorável à localização de um Empreendimento de Turismo em Espaço Rural, no âmbito da legislação que determina as regras que definem os condicionalismos à edificação em espaço rural.

No âmbito da CMPC foi dada nota das diligências que estão a ser desenvolvidas, por parte do município, juntas de freguesia e pelas várias entidades que compõem esta comissão no âmbito das respetivas competências, no que respeita aos refugiados que estão a chegar ao concelho nomeadamente a resposta dada pelo Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo, pelas Unidades de Saúde Familiar Foral e Alcaides e pela CERCIMOR.

Ainda no âmbito dos assuntos de proteção civil foi dada nota das ações desenvolvidas pela Câmara Municipal no que respeita à situação de seca que estamos a atravessar.

Dadores de Sangue de Montemor realizam colheita antes da Páscoa

A Associação dos Dadores Benévolos de Sangue de Montemor-o-Novo realiza no amanhã, dia 10 de Abril, duas recolhas de sangue, uma em Montemor-o-Novo, na sua sede, das 9 horas às 13 horas, e outra em Cortiçadas de Lavre, das 9:30 horas às 13 horas.

Floriano Saiote, presidente da Associação explica que estas duas colheitas estão a ser realizadas “porque como vamos ter, no fim-de-semana seguinte, a Páscoa, e como não vai haver colheitas nesse fim-de-semana, antecipámos para este domingo”. Apelando à comparência de quem pode dar sangue e “atendendo a que a Páscoa traz sempre mais movimento, mais acidentes e mais necessidade de sangue”, Floriano Saiote convida, aqueles que possam, para dar sangue neste domingo.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

O presidente da Associação relembra que aqueles que “tenham mais de 18 anos, sejam saudáveis, tenham mais de 50 kg”, podem participar nesta iniciativa.

Apesar de ainda ser necessário realizar marcação, que deve ser feita para o contacto 928022350, “quem não tiver marcado, pode vir porque nós conseguimos sempre resolver a situação”, adianta Floriano Saiote.

Domingo, em Montemor-o-Novo, das 9H às 13H e em Cortiçadas de Lavre, das 9:30H às 13H, decorre mais uma colheita de sangue promovida pela Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Montemor-o-Novo.

[/shc_shortcode]

Grupo de Forcados Amadores de Montemor inicia época em Almeirim

Amanhã, 10 de abril, pelas 17 horas, o Grupo de Forcados Amadores de Montemor inicia a sua época, na Praça de Toiros de Almeirim.

António Pena Monteiro, cabo do Grupo de Forcados de Montemor, explica que o grande aliciante desta corrida são os toiros “sérios, que exigem, tanto do forcado da cara, como dos ajudas, a perfeição”. O cabo do grupo mostra-se confiante com esta primeira apresentação, depois de dois festivais, em que colocaram “os mais jovens a pegar”, nunca esquecendo da responsabilidade que é esta corrida.

Esta que é a primeira corrida da época para os forcados montemorenses, marcando o regresso à normalidade possível. António Pena Monteiro espera que esta seja uma época “com as praças cheias, com o público a aderir à tauromaquia”, acrescenta.

O cabo deixa ainda o convite a todos os aficionados, adiantando que no próximo domingo, dia 23 de abril, vão ter um treino, na Praça de Montemor, aberto a toda a comunidade, estando “todos os aficionados convidados a comparecer”.

Para além do Grupo de Forcados de Montemor, pegam ainda, amanhã, em Almeirim, o Aposento da Moita. Em praça estarão os cavaleiros Luís Rouxinol, Pablo Hermoso de Mendonza e António Ribeiro Telles Jr.

Montemor tem visitas ao antigo Convento de São João de Deus

Montemor-o-Novo está a promover visitas guiadas ao antigo Convento de S. João de Deus, hoje, dia 9 abril, pelas 11 horas, para grupos, acompanhados de uma guia formada e especializada neste tema.

Filomena Caetano, historiadora de arte e guia desta visita explica que a visita consiste em “conhecer a Igreja, da cripta vamos à Sacristia e da Sacristia vamos à enfermaria”, um espaço que esteve fechado, até agora. Para além das salas que se podem visitar, vão ser apresentadas e explicadas peças que, “na sua maioria são peças de arte sacra”, peças cativantes em termos artísticos e religiosos. Esta visitas estão a ser organizadas porque, habitualmente, estes são pontos turísticos que costumam estar fechados.

Esta Cripta, tal como revela Filomena, “foi o local onde nasceu São João de Deus e por isso é um local com muita devoção e tem um pequeno oratório onde, supostamente, era a casa de São João de Deus”, estando neste local uma imagem do Santo Padroeiro da cidade de Montemor-o-Novo.

As visitas guiadas são gratuitas, no entanto, carecem de marcação antecipada, que deve ser feita ou no Posto de Turismo de Montemor-o-Novo.

A próxima visita guiada está agendada para dia 23 de Abril.

Covid-19: menos mortes, casos de infeção e internamentos

Na semana de 29 de março a 4 de abril, a Direção-Geral da Saúde reportou 61.988 novos casos de Covid-19 e 145 óbitos, relacionados com a doença, em todo o país.

Os dados refletem uma diminuição de 8.093 infeções e menos cinco mortes, face ao número reportado no último balanço, referente aos dias entre 22 e 28 de março.

Registou-se ainda um decréscimo no número de pessoas hospitalizadas com Covid-19, contabilizando-se 1.110 doentes internados em unidades hospitalares, menos 70 do que na semana anterior. Destes, 60 encontram-se em unidades de cuidados intensivos, menos um face aos sete dias anteriores.

Só na região Alentejo, no mesmo período de tempo, foram registados 4.252 casos de infeção e 12 mortes.