Augusto Santos Silva eleito presidente da Assembleia da República

Augusto Santos Silva (na foto) foi eleito, esta terça-feira, dia 29, presidente da Assembleia da República. Dos 230 deputados, 156 votaram a favor. Houve também 63 votos brancos e 11 nulos.

O ex-ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros foi o único candidato ao cargo, indicado pelo Partido Socialista.

Pague a água de Montemor até dia 15 no Multibanco

O Município de Montemor-o-Novo informa que, na sequência da implementação dos códigos QR e AT na faturação de consumos de água, saneamento e resíduos sólidos urbanos, houve necessidade de se proceder a alterações no modelo de faturação, o que veio a atrasar a emissão e distribuição das faturas.

Deste modo, o Município informa que as referências Multibanco, constantes dos documentos que a população está a receber, se encontram válidas para pagamento até ao dia 15 de abril de 2022.

“A maior flor do mundo” na Biblioteca Municipal Almeida Faria

No próximo sábado, dia 2 de abril, pelas 15 horas, irá realizar-se na Biblioteca Municipal Almeida Faria, em Montemor-o-Novo, o atelier “A Maior Flor do Mundo”, por Andreia Brites.

Tendo como público-alvo crianças entre os 8 e os 11 anos, este é um atelier de leitura coletiva do livro A maior flor do mundo, de José Saramago, tendo as crianças a oportunidade de assistir a uma curta-metragem de animação, sobre o livro.

Trabalhadores da AUNDE Portugal exigem mais segurança

A União dos Sindicatos do Distrito de Évora reuniu, num abaixo-assinado, 322 assinaturas, relativa ao furto de peças em carros dos trabalhadores, que já tinha sido relatada e acabou por não ficar resolvida.

Este documento, assinado pelos trabalhadores, exige o reforço dos meios de segurança, no parque de estacionamento da empresa, principalmente por parte da AUNDE Portugal – Indústria de Confeção de Capas Lda e Guarda Nacional Republicana.

Caminhada Solidária pela Paz na Ucrânia

Integrado no seu programa de atividades sociais, o Rotary Clube de Évora vai promover no próximo dia 3 de abril de 2022 uma caminhada solidária de apoio aos refugiados da guerra da Ucrânia, tratando-se por isso de uma iniciativa de Emergência, de Solidariedade e por uma Causa Solidária.

O evento está agendado entre as 10h00 e as 13h00, com início e fim na Praça do Giraldo, percorrendo a envolvência das muralhas da cidade de Évora.

As inscrições podem ser efetuadas nos seguintes locais: Agência Century 21 – Porta do Alentejo (Av. Lino de Carvalho); O Cesto (Rua 5 de Outubro); ÉvoraHotel (N114, à saída de Évora) e Dep. Delta Cafés (Horta das Figueiras).

Exposição “O Centro Histórico da Vila e da Cidade” em Montemor

No âmbito das celebrações do Dia Nacional dos Centros Históricos, Montemor-o-Novo tem patente até dia 31 deste mês, no Arquivo Municipal a exposição “O Centro Histórico da Vila e da Cidade”.

Será ainda lançado o desafio fotográfico “O Centro Histórico de Montemor-o-Novo”, que pretende premiar o concorrente que tirar a melhor fotografia do centro histórico, da cidade.

“De Boa Saúde”: o que fazer perante uma infestação de sarna

Com o nome científico de escabiose, a sarna é uma infestação cutânea contagiosa, transmissível, causada por um ácaro: o Sarcoptes scabiei.

A sarna, explica o médico Pintão Antunes, na edição desta semana do “De Boa Saúde”, para além de altamente contagiosa, provoca uma “comichão intensa”, o chamado prurido.

O contágio acontece através de contacto de pele com pele, como por exemplo, entre elementos do mesmo agregado familiar ou através de contactos sexuais. Pode também  acontecer também através da partilha de roupas, toalhas ou de lençóis infestados. A sarna não é transmitida por cães ou gatos.

Os sinais de sarna surgem no meio dos dedos, nos pulsos, nas axilas, à volta dos mamilos, nos genitais ou nas nádegas. À volta do umbigo também é muito comum. No caso das crianças pequenas, surgem na cabeça, nas palmas e nas plantas.

O tratamento mais eficaz da escabiose é a ivermectina oral, sendo que o tratamento tópico é feito, normalmente, durante um a três dias consecutivos, repetindo-se passadas uma ou duas semanas, uma vez que podem surgir mais ovos dos ácaros.

Toda a roupa, lençóis e toalhas usadas por uma pessoa que esteja infestada, deve ser lavada e passada a ferro, alerta Pintão Antunes.

O período médio de incubação da sarna é de aproximadamente seis semanas. A infeção espalha-se facilmente de pessoa para pessoa se não se tomar nenhuma precaução extra ou se alguém da família estiver infetado com o parasita.

Pagamento de faturas até 15 de abril em Montemor

Na sequência da criação dos códigos QR e AT na faturação e consumos de água, saneamento e resíduos sólidos urbanos, o Município de Montemor-o-Novo teve de realizar alterações no modelo de faturação, que atrasaram a emissão e distribuição das respetivas faturas.

Assim, a Câmara Municipal de Montemor-o-Novo informa que as referências multibanco dos documentos que a população está a receber encontram-se válidas para pagamento até ao dia 15 de abril de 2022.

Oficina da Criança desenvolve atividades ligadas à computação

A Oficina da Criança em Montemor-o-Novo está a desenvolver atividades ligadas à Computação, todos os meses, destinada a todos os jovens, sendo ainda totalmente gratuita. A próxima sessão realiza-se no dia 8 de Abril.

Maria Galego, responsável pelas atividades na Oficina da Criança revela que “esta oficina vem em continuidade de uma atividade que desenvolvemos no ano passado, ligada à Lego”, na qual as crianças iluminavam construções, fazendo pequenos circuitos.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Esta atividade tem metodologia “a envolvência das crianças em todo o processo prático da atividade, o chamado conceito de “Tinkering”, uma ferramenta que defende uma pessoa, através das ferramentas e do conhecimento pode criar as suas próprias soluções para os problemas do quotidiano”, acrescentando ainda que serão abordados conceitos como “educação “steam”, um modelo que combina a ciência, a tecnologia, a engenharia, a arte, a mecânica e a matemática e cruza a criatividade e a inovação”, promovendo uma ligação entre inovação e arte.

Esta é uma atividade que vai de encontro ao interesse dos jovens, uma vez que eles estão “muito ligados às novas tecnologias e esta provocação de criar é um estímulo”, adianta Maria Galego. Esta oficina é destinada a crianças até aos 14 anos, sendo coordenada “pelo Maurício, que faz parte da MIL – Makers In Little Lisboa”.

Segundo Maria Galego, as oficinas “decorrem uma vez por mês, das 14 horas às 18 horas” e para aqueles que se queiram inscrever devem fazê-lo através do email ocrianca@cm-montemornovo.pt.

A Oficina de Computação destina-se a crianças até aos 14 anos, realizando-se das 14 horas às 18 horas na Oficina da Criança. A próxima sessão é já no dia 8 de Abril.

[/shc_shortcode]