Bombeiros de Redondo têm duas equipas de intervenção permanente

Os Bombeiros Voluntários de Redondo contam com duas Equipas de Intervenção Permanente, o que permite um reforço da capacidade de resposta em termos operacionais.

O presidente da Câmara Municipal de Redondo, David Galego, considera que “os elementos da associação humanitária são fundamentais na proteção às pessoas, pelo que fazemos todos os esforços possíveis para que, colocando verbas no apoio a estas associações, possamos transmitir segurança às populações. É um investimento muito importante e que é colocado no sítio certo para a nossa saúde e a nossa segurança”.

Composta por cinco elementos em regime de permanência, a segunda Equipa de Intervenção Permanente foi criada ao abrigo de um protocolo entre o município local, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Redondo e a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

A câmara de Redondo vai assegurar 50% dos custos decorrentes da remuneração da equipa, cabendo à Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil suportar os restantes 50%.

Adarve das muralhas de Borba inaugurado este sábado

O espaço expositivo e de passeio, na Muralha de Borba, tem inauguração marcada para o próximo sábado, dia 26.

A cerimónia tem início às 17 horas, com uma sessão de boas vindas no Cineteatro de Borba, à qual se segue uma visita guiada à Exposição – “Borba: Da idade média aos nossos dias” e passeio pela Muralha de Borba, entre a Porta de Estremoz e a Porta da Torre do Relógio.

A cerimónia conta ainda com Cante Alentejano na muralha, com a atuação dos “Garridos – Grupo de Cante Alentejano de Rio de Moinhos” e a iluminação cénica da muralha de Borba.

Com este projeto, o Município de Borba pretende devolver aos munícipes e visitantes o percurso pedonal do adarve da muralha do Castelo de Borba. O arquiteto João Charrua assinou o projeto de intervenção na muralha de Borba que se encontra classificada como Imóvel de Interesse Público e no Centro Histórico de Borba. A ação de reabilitação e recuperação foi realizada no âmbito do Plano de Ação de Reabilitação Urbana de Borba.

“Borba: Da idade média aos nossos dias” assim se chama a Exposição Permanente que pode visitar no Adarve de Borba. Através desta, o visitante fica a conhecer como cresceu a cidade de Borba desde a construção do Castelo e foral de D. Dinis. O burgo medieval cresceu até à cidade dos nossos dias com a evolução da população, a privilegiada posição de Borba numa das principais rotas medievais peninsulares, a dinamização do comércio ou a expansão da cultura vinhateira. A exposição é comissariada por Francisco Faria Paulino, da Fundação Batalha de Aljubarrota.

Estabelecimentos em Montemor promovem produtos de bolota

Amanhã, quinta-feira dia 24, as atividades na VI Semana da Bolota continuam, pelo concelho de Montemor-o-Novo.

Na Creche do Centro Social e Paroquial de Santo António de Lavre, são servidos biscoitos de bolota. Quanto a padarias e restaurantes, são vários os que desmobilizam produtos aos seus clientes, levando a bolota a casa de todos os munícipes.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Está disponível para venda pão de bolota nas seguintes padarias aderentes: padaria Alfredo Justino (Casa Branca); Padaria Almansor (Zona Industrial da Adua de Montemor-o-Novo); padaria Almodôvar & Irmão (Montemor-o-Novo); padaria Lopes e Rainho / padaria do Mercado (Montemor-o-Novo); padaria Pãezinhos Doces (Santiago do Escoural) e padaria Cooperativa Usuários Freixo do Meio (Foros de Vale Figueira).

Também os seguintes restaurantes aderentes terão pratos ou produtos relacionados com bolota: Adega (Montemor-o-Novo); A Pintada (Montemor-o-Novo); A Ribeira (Montemor-o-Novo); A6 (Montemor-o-Novo); Cabana dos Bois/Restaurante-Cantina da Herdade do Freixo do Meio (Foros de Vale Figueira); Feito ao Gosto – Hamburgueria Steak House (Montemor-o-Novo); Manuel Azinheirinha (Santiago do Escoural); Maçã (Lavre); O Arado (Montemor-o-Novo); O Bacalhau (Montemor-o-Novo); O Chouriço (S. Cristóvão); O Cortiço (Fazendas do Cortiço); O Leilão (Montemor-o-Novo); Pátio dos Petiscos (Montemor-o-Novo); Petiscaki (Montemor-o-Novo); Pizzaria do Mercado (Montemor-o-Novo); Pôr-do-sol (Montemor-o-Novo); Quinta da Nora (Montemor-o-Novo); S. Cristovão (S. Cristóvão); Santos (S. Cristóvão); Sem Moengas (Montemor-o-Novo) e Tasquinha Ai-Ai (Santiago do Escoural).

Já nas pastelarias também serão servidos produtos com bolota: Pastelaria Almodôvar & Irmão (Montemor-o-Novo); Pastelaria Capri (Montemor-o-Novo); Pastelaria Estudantil (Montemor-o-Novo); Pastelaria 4 Bicas (Santiago do Escoural) e Pastelaria D Queijada (Montemor-o-Novo).

A VI Semana da Bolota decorre até ao próximo sábado, dia 26, em Montemor-o-Novo.

[/shc_shortcode]

Pratos com bolota na VI Semana da Bolota em Montemor

No âmbito da VI Semana da Bolota, que decorre em Montemor-o-Novo, até dia 26 de março, são várias as iniciativas que decorrem, de forma a assinalar esta iniciativa.

Hoje decorrem várias atividades, em diversos locais de Montemor-o-Novo. Na Associação 29 de Abril será preparado um lanche com pão de bolota com chouriço, na Associação o Sobreiro decorre um Atelier de Doces, onde serão preparadas broas de bolota. Na Comunidade Socio-Terapêutica Casa João Cidade será feito um almoço, onde a bolota será ingrediente principal, uma refeição confecionada, pelos utentes. Também as crianças vão participar num almoço, na Cantina Escolar de Montemor-o-Novo, onde lhes será servida uma ementa dedicada à bolota.

A VI Semana da Bolota decorre até dia 26 de março, pela cidade de Montemor-o-Novo, com várias atividades, onde a bolota será o ingrediente principal.

Hoje é dia Mundial da Meteorologia

Hoje, dia 23 de março, celebra-se o Dia Mundial da Meteorologia. Uma data instituída pela Organização Meteorológica Mundial em 1950.

Esta data pretende levar a população a refletir sobre questões “como as alterações climáticas, bem como a poupança de água, mas também demonstrar a importância da meteorologia, no dia a dia de todos, desde a agricultura ao turismo, por exemplo”, como revela Luís Mestre, responsável pela Meteo Alentejo.

Luís Mestre explica ainda que as previsões meteorológicas são feitas com recurso a “modelos numéricos e matemáticos que permitem prever os centros de alta e baixa pressão, que é o que condiciona o estado do tempo e, daí resulta a chuva ou sol e tempo quente e seco, e a partir desses dados faz-se a previsão mais detalhada e resumida para o utilizador comum”.

O responsável pela Meteo Alentejo recorda à população que esta rede meteorológica, criada por si, conta com previsões em tempo real e está disponível nos concelhos da região Alentejo.

Dia Mundial da Meteorologia que se assinala hoje celebrando esta área de conhecimento que pretende aumentar a compreensão dos fenómenos atmosféricos.