Luzes em Monsaraz desligadas na Hora do Planeta

O Município de Reguengos de Monsaraz aderiu à 15.ª edição da Hora do Planeta, que vai acontecer no dia 26 de março entre as 20h30 e as 21h30, para dar o seu apoio ao maior movimento global contra as alterações climáticas. No âmbito desta ação, a autarquia vai desligar as luzes da Porta da Vila e da Torre do Relógio em Monsaraz.

A câmara municipal assumiu igualmente o compromisso de implementar durante este ano medidas sustentáveis para promover a poupança da água e desenvolver a discussão entre os agentes locais de ações para a salvaguarda da biodiversidade. A Hora do Planeta é uma iniciativa organizada pela World Wide Fund for Nature, surgiu em 2007 em Sidney, na Austrália, e apela à população mundial para apagar as luzes durante uma hora em defesa do planeta.

A edição deste ano em Portugal lançou à população o desafio “Move-te pela Natureza”, que tem como objetivo restaurar a natureza, protegendo o que está intacto e recuperando o que está degradado. Segundo a organização, “os sistemas naturais enfrentam a maior perda global de sempre, colocando em risco os recursos essenciais à vida na Terra. Sendo a natureza uma aliada fundamental contra as alterações climáticas, tornou-se urgente e necessário reparar os danos, restaurar os ecossistemas e unir esforços para prevenir a biodiversidade”.

A Hora do Planeta tornou-se num movimento de sustentabilidade global com mais de 3,5 mil milhões de pessoas em 192 países e territórios a mostrarem o seu apoio desligando simbolicamente as suas luzes.

SMEA na VI Semana da Bolota com “Passeio da Felicidade”

Na manhã de 20 de março, durante a VI Semana da Bolota, comemorou-se o Dia Mundial da Felicidade, realizando um passeio no Sítio de Monfurado, perto de Santiago do Escoural.

O desafio foi percorrer o Montado, descontrair, procurar e conhecer melhor os cogumelos que crescem neste ecossistema especial criado pelo Homem.

O passeio, orientado pela professora Celeste Silva, terminou numa zona especial para observação de diferentes espécies de orquídeas selvagens.

Nutriclube no Centro Juvenil ensina a cozinhar mais saudável

Decorrem quinzenalmente, no Centro Juvenil, em regime de dois turnos (manhã e tarde) às quartas-feiras, as aulas de Nutriclube – Culinária.

Este clube tem como objetivo a partilha e aumento do conhecimento dos jovens, tanto na confeção saudável de alimentos, como na adequação de uma dieta alimentar saudável e mais sustentável, utilizando produtos locais.

Esta é uma atividade que decorre no Centro Juvenil, em parceria com a UCC- Montemor, no âmbito do eixo 1 da SMEA.

“A Távola de Rocha” em exibição no Cineteatro Curvo Semedo

A 24 de março está agendada a transmissão de “A Távola de Rocha” um documentário de Samuel Barbosa sobre o realizador Paulo Rocha.

A sessão decorre a partir das 21:30 horas, no Cineteatro Curvo Semedo em Montemor-o-Novo. Os bilhetes estão disponíveis em municipiomontemoronovo.bol.pt.

 

Atelier de Bijutaria com Produtos do Montado na Semana da Bolota

No sábado, 19 de março, entre as 14h30 e as 16h30, e inserida na programação da VI Semana da Bolota, numa organização do Município de Montemor-o-Novo, teve lugar no Largo Bento de Jesus Caraça, junto ao Mercado Municipal, um Atelier de Bijutaria com Produtos do Montado.

Brincos, pregadeiras, colares, foram alguns dos objetos criados pelos participantes que contaram com a ajuda de Ângela Martins, coordenadora desta atividade.

Tuberculose mata 40 mil pessoas na Europa por ano

Esta quarta-feira, 24 de março, assinala-se o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, que tem por objetivo alertar a população sobre a doença e erradicá-la, por completo.

Este, que continua a ser um dos maiores problemas mundiais de saúde pública, dado que ainda hoje morrem mais pessoas por tuberculose do que por qualquer outra doença infecciosa curável.

A data deste Dia Mundial foi criada em 1982 pela Organização Mundial da Saúde, em homenagem aos 100 anos do anúncio do descobrimento do bacilo causador da tuberculose, pelo médico Robert Koch, como revela o médico Pintão Antunes, na edição desta semana do “De Boa Saúde”.

Em toda a Europa, há 500 mil casos de tuberculose identificados, sendo que, por ano, morrem 40 mil pessoas devido à doença. Pintão Antunes justifica estes números com “a vida promíscua” que os jovens levam e com a falta de vacinação.

Idosos, diabéticos, alcoólicos, insuficientes renais crónicos, transplantados e portadores do vírus HIV são aqueles que têm maior risco de desenvolver tuberculose, após contacto com uma pessoa contaminada.

A principal forma de transmissão é por meio da inalação de gotículas de saliva com o bacilo, que são expelidas pela pessoa contaminada, com a forma pulmonar ativa, por meio da tosse, espirro e até mesmo da fala.

“Uma Pausa com Taças Tibetanas” decorre na Biblioteca de Montemor

A Biblioteca Municipal de Montemor-o-Novo está a desenvolver “Uma Pausa com Taças Tibetanas”, por Ana Rita Palmiro, uma atividade que decorre até 23 de março, das 14:30 horas às 17 horas.

As sessões são individuais e têm a duração a 25 minutos, por pessoa. As inscrições  são gratuitas e devem ser feitas através do contato 266 898 105 ou pelo mail biblioteca@cm-montemornovo.pt

Crianças criam personagens de bolota na VI Semana da Bolota

No âmbito da VI Semana da Bolota, que está a acontecer em Montemor-o-Novo, de 19 a 27 de março, realizou-se na manhã de 19 de março, no jardim do Mercado Municipal, um Atelier para Crianças, com a criação de personagens de bolota.

Com vários tipos de materiais, as crianças fizeram bolotas, promovendo a criatividade, com esta atividade.

Re-Planta na Semana da Bolota

O stand Re-Planta está presente na VI Semana da Bolota, a decorrer em Montemor-o-Novo até 27 de março.

Após ter marcado presença no dia 19 de março, o stand Re-Planta estará novamente disponível até dia 26 de março, das 9 horas às 13 horas, no Mercado Municipal, numa organização da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo e GESAMB.

Para além da divulgação do programa, no sábado passado, a iniciativa também incluiu a distribuição de 12 compostores aos inscritos no Re-Planta.  O Re-Planta! é um programa de sensibilização e comunicação para a área dos biorresíduos da Gesamb e conta com o apoio do programa POSEUR, Portugal 2020 e UE.

IPDJ do Alentejo coordena o Ano Europeu da Juventude na região

O Parlamento Europeu e o Conselho decidiram que, 2022 seria o Ano Europeu da Juventude. Em Portugal, é o Instituto Português do Desporto e da Juventude que vai coordenar as iniciativas relativas ao Ano Europeu da Juventude, junto dos jovens.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Miguel Rasquinho, diretor regional no Alentejo do IPDJ revela que este ano Europeu da Juventude tem quatro objetivos específicos: a forma como jovens olham para as transições ecológicas e digitais, que lhes podem proporcionar oportunidades; ajudar os jovens a tornarem-se cidadãos ativos, empenhados e participativos na construção da União Europeia, promover a captação de oportunidades no âmbito da União Europeia, e integrá-los nas políticas de juventude” da mesma.

Relativamente ao Alentejo serão feitas iniciativas um pouco por toda a região de forma a destacar e marcar este ano europeu da juventude, com iniciativas culturais e lúdicas, exposições, entre outros, mas também três momentos marcantes pelos três distritos do Alentejo”, revela Miguel Rasquinho.

Estes eventos ainda não têm uma calendarização definida, no entanto, o diretor regional do Alentejo do Instituto, destaca a iniciativa que vai decorrer em Beja, onde irão fazer um encontro das três associações académicas do Alentejo, que vai decorrer no IPDJ, desta capital de distrito”.

Em Évora, haverá “um evento ligado à juventude e a visão dos jovens da europa, integrada candidatura da cidade a capital europeia da cultura em 2027”, sendo também objetivo “promover essa candidatura”.

Em Portalegre, Miguel Rasquinho considera que é um “momento muito importante para o distrito” e para Elvas, Campo Maior e Badajoz, onde pretendem fazer um encontro de juventude transfronteiriça, mas revela “ainda não sabemos o local exato, mas teremos jovens e associações juvenis a discutir as políticas da juventude e melhorar a realidade da União Europeia, dando oportunidade aos jovens de Portugal e Espanha para dizerem aquilo que pensam da União Europeia”.

Instituto Português do Desporto e da Juventude que vai coordenar as iniciativas relativas ao Ano Europeu da Juventude, junto dos jovens.

[/shc_shortcode]