Leangel Linarez vence 3ª etapa da Volta ao Alentejo em bicicleta

Leangel Linarez, da Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados, foi o vencedor da 3ª etapa da Volta ao Alentejo em bicicleta, que ontem ligou Elvas a Ponte de Sor.

Na chegada à cidade de Ponte de Sor, foi necessário recorrer a uma demorada análise do “photo finish” para perceber que o venezuelano da equipa portuguesa era o vencedor, uma vez que o seu compatriota, Orluis Aular, da Caja Rural, terminou a etapa com o mesmo tempo, 3:58.33 horas.

Apesar de derrotado na meta, Orluis Aular, com as bonificações, conseguiu recuperar a camisola amarela, perdida na véspera para o basco Xabier Azparren (Euskaltel-Euskadi), agora segundo na geral, a três segundos do líder.

Este sábado, dia 19, a Volta ao Alentejo em bicicleta conta com um contra-relógio em Castelo de Vide.

Primavera chega no próximo domingo, dia 20

No próximo domingo, dia 20, começa a primavera. Com esta estação do ano, regra geral, os dias são mais ensolarados e secos, além do que a temperatura começa a aumentar. A característica mais marcante dessa altura do ano é mesmo o colorido das flores.

Anualmente, a primavera acontece entre os dias 20 e 21 de março. Esta estação, que sucede o inverno e antecede o verão, termina entre os dias 20 e 21 de junho.

No último domingo de Março o horário muda. Nesse dia, 27 de Março, à 1 hora da madrugada, deve-se adiantar o relógio uma hora para se entrar no horário de verão.

É assim em Portugal Continental e na Madeira. Nos Açores, o relógio adianta-se à meia-noite.

Projeto para Novo Espaço Cultural em Lavre dedicado a José Saramago

Lavre terá um novo espaço cultural dedicado a José Saramago. Este projeto irá arrancar no ano em que se comemora o Centenário do escritor Nobel da Literatura José Saramago 1922-2022.

Pretende-se criar um espaço multiusos, inovador e atrativo, onde irá coabitar uma exposição interativa dedicada à estadia do escritor em Lavre, com diferentes serviços de apoio à população e aos visitantes. Esta nova infraestrutura surge com a perspetiva de enriquecer e de descentralizar o projeto de Turismo Literário em implementação: Roteiro Literário Levantado do Chão, financiado pelo Turismo de Portugal.

Decorreu ainda, no dia 3 de março, uma reunião entre o Município de Montemor-o-Novo e a Fundação José Saramago, para estabelecer parceria neste novo projeto para Lavre. Este projeto que agora arranca será um contributo para a preservação da cultura local e nacional, promovendo Lavre e a obra de José Saramago.

Biblioteca de Montemor-o-Novo promove torneio de jogos de tabuleiro

A Biblioteca Municipal Almeida Faria, em Montemor-o-Novo está a promover o 1º Torneio de Jogos de Tabuleiro, amanhã, sábado dia 19 de março, das 14:30 horas às 17:30 horas.

Esta competição está dividida em duas categorias Jogo Infantil, para crianças dos 5 aos 7 anos, acompanhadas por um adulto e, Jogo Sénior, para crianças a partir dos 8 anos.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas através do contacto 266 898 105 ou pelo email biblioteca@cm-montemornovo.pt. Há ainda a possibilidade de, quem não quiser competir, pode apenas inscrever-se para jogar.

Câmara de Mora avança com plano de desenvolvimento estratégico

O Município de Mora procedeu no dia, 14 de março, à contratualização da Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo (ADRAL) para elaboração e implementação do Plano Estratégico de Desenvolvimento Económico para o concelho de Mora.

Trata-se de um instrumento de gestão e planeamento que permitirá trabalhar estrategicamente o território, tendo como foco principal o futuro do concelho a nível económico. O Plano de Desenvolvimento Estratégico de Desenvolvimento Económico garante que, futuramente, o concelho possa beneficiar de recursos financeiros e investimentos do próximo quadro comunitário de apoio.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Segundo João Grilo, presidente da ADRAL, este é um passo importante para o Município de Mora, pois “é preciso conjugar aquilo que são as prioridades do executivo para o território, com as possibilidades que existem de financiamento ou de apoios. Sem um trabalho estruturado a esse nível torna-se mais difícil alcançar objetivos”.

“Este Plano de Desenvolvimento Estratégico é muito importante porque vai permitir perceber os pontos fortes e fracos, mostrando assim as nossas prioridades e preparar-nos para o futuro”, diz, por sua vez, Paula Chuço, a presidente da Câmara Municipal de Mora.

Prevê-se que o Plano Estratégico de Desenvolvimento Económico esteja concluído no prazo de 11 meses e contará, obrigatoriamente, com a colaboração de diversas entidades e empresas do município.

[/shc_shortcode]

Bernardo Chatillon apresenta “O Fazer Do Dizer” este sábado

Amanhã, dia 19 de março, na XL Box do Espaço do Tempo, em Montemor-o-Novo, Bernardo Chatillon apresenta “O Fazer do Dizer”, pelas 21:30 horas.

Sinopse: “Como se comunica o que não se diz? “O Fazer Do Dizer”, de Bernardo Chatillon, inspira-se fortemente na fisicalidade criada pela tentativa de falar uma língua que não dominamos. Pretende-se imaginar novos mundos, colocando a hipótese de nos relacionarmos com os espaços que estão obstruídos, camuflados, ilegíveis, ignorados, invisíveis. Conviver com os corpos, as paisagens, e os movimentos que estão presentes mas não têm visibilidade em articulação com o conceito de Pensamento Mágico aplicado à dimensão teatral”.

Este ensaio aberto é de entrada livre, no entanto é necessário fazer reserva antecipada, através da Bilheteira Online do Município.

As imagens da partida da terceira etapa da Volta ao Alentejo em Elvas

Foi no Aqueduto da Amoreira, em Elvas, que teve início na manhã desta sexta-feira, 18 de março, a terceira etapa, ainda que numa partida simbólica, da Volta ao Alentejo em Bicicleta.

A etapa teve oficialmente início junto ao Forte da Graça, cerca de dez minutos depois.

A etapa, num total de 176,6 quilómetros, chega ao fim na Avenida da Liberdade, por volta das 16 horas, em Ponte de Sor.

O percurso incluiu Metas Volantes em Monforte, Avis e Foros de Arrão e apenas uma contagem de montanha de 4ª categoria, em Montargil.

VI Semana da Bolota começa em Montemor

A VI Semana da Bolota começa este sábado dia 19 e decorre até dia 27 de março, em Montemor-o-Novo. Esta é uma iniciativa que pretende celebrar e promover este produto tão característico do concelho.

Assim, no sábado, no Largo Bento de Jesus Caraça, junto ao Mercado Municipal de Montemor-o-Novo, das 9 horas às 17 horas, irá haver mostra e venda de produtos de bolota, estando presentes entidades como Tia Dulce Doces e Licores Artesanais, Cooperativa Usuários do Freixo do Meio, Moinho de Pisões, Pastelaria Estudantil, Associação Espaço Vipa 1051 (José Luis Araújo, Vergadas Aromáticas e Susana Nunes).

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Entre as 10 horas e as 12 horas há atividades para crianças onde estas podem criar de personagens de bolota. Está ainda programado um atelier de bijutaria com produtos do montado com Ângela Martins, das 14:30 horas às 16:30 horas.

Ainda neste sábado, no Mercado Municipal estará patente o Stand Re-Planta que pode ser visto das 9 horas, às 17 horas.

[/shc_shortcode]

Projeto Erasmus+ My teacher: NATURE em Montemor-o-Novo

De 14 a 17 de março, Montemor-o-Novo recebeu todos os parceiros do projeto Erasmus+ My teacher:NATURE que participam em dinâmicas associadas ao tema em diferentes contextos físicos para e com os materiais da natureza.

O projeto nasceu da necessidade de adotar práticas e rotinas mais sustentáveis no contexto da educação pré-escolar.

Esta iniciativa reúne professores da Turquia, Espanha, Letónia, Macedónia do Norte, Estónia e Portugal, com o objetivo de criar e partilhar novas metodologias de trabalho, recorrendo à natureza como o espaço ideal para aprender e crescer.

Marca – ADL tem visitas ao viveiro na Semana da Bolota

No âmbito da VI Semana da Bolota, em Montemor-o-Novo, a Marca – ADL está a promover uma visita guiada ao seu viveiro de plantas autóctones, na próxima terça-feira, dia 22 de março.

A visita decorre das 15:30 horas às 16:30 horas, no viveiro da Associação que se localiza na Casa João Cidade. As inscrições são gratuitas mas obrigatórias até dia 20 de março e devem ser feitas para o email agenda21local@cm-montemornovo.pt.

Caminhada solidária vai decorrer na Serra D’Ossa

A Terras d’Ossa – Associação de Desenvolvimento Local da Serra d’Ossa vai realizar no dia 27 de março, domingo, a partir das 8 da manhã na Aldeia da Serra, Redondo, uma caminhada solidária para angariação de fundos destinados à associação Acreditar.

“A associação Terras d’Ossa tem por hábito dinamizar atividades solidárias, e desta vez surgiu a ideia de apoiar uma associação fora do concelho”, como nos referiu Domingos Madruga, presidente da coletividade.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

A inscrição é obrigatória e tem o custo de dez euros, sendo que os participantes recebem uma t-shirt da Acreditar. Há ainda a opção de compra de uma pulseira e/ou pin. As verbas angariadas revertem na totalidade para a Acreditar

De acordo com Domingos Madruga, “o percurso é muito fácil. Apesar de ser na serra, é maioritariamente em terreno plano,. numa extensão de cerca de oito quilómetros”.

A Acreditar é uma associação de referência nacional na garantia dos direitos e na promoção da qualidade de vida na área da oncologia pediátrica.

[/shc_shortcode]

Reguengos de Monsaraz realiza concerto para apoiar a Ucrânia

Reguengos de Monsaraz vai mostrar a solidariedade e o apoio à Ucrânia com a realização de um concerto que terá a participação de 10 bandas e grupos musicais do concelho. Na sexta-feira, dia 18 de março, pelas 21.30 horas, o Pavilhão Multiusos do Parque de Feiras e Exposições da cidade recebe o concerto solidário “Vozes pela Paz”, uma organização do Município de Reguengos de Monsaraz e do Câmara Reguengos Clube.

Neste concerto vão atuar Rafa & Beltran, Al-Canti, Hugo Soft, Dharma, Grupo Instrumental Lírios do Campo, Brisas do Alentejo, Ste e J. Luís, Os En’Canta Modas, Grupo de Sevilhanas de Reguengos Corazon Flamenco e Luís Caeiro, Valdemar Mochila e Isabel Segurado. O custo da entrada no espetáculo é um donativo monetário livre, com o valor a reverter na totalidade para o pagamento das despesas do “Camião da Paz”.

As juntas de freguesia do concelho vão também comparticipar as despesas desta viagem. Este camião vai transportar todos os bens essenciais angariados nas últimas semanas por uma família ucraniana que reside no concelho com a ajuda de muitos voluntários da comunidade, mas também os que forem oferecidos na sexta-feira no posto de recolha que vai estar à entrada do pavilhão multiusos, antes do concerto solidário “Vozes pela Paz”.

António Danado eleito para o Conselho Diretivo da ANAFRE

O Presidente da União de Freguesias de Nossa Senhora da Vila, Nossa Senhora do Bispo e Silveiras, António Danado, foi eleito para os órgãos sociais da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE), pertencendo assim ao Conselho Diretivo durante os próximos quatro anos.

Atletismo dos Bombeiros de Montemor regressa às atividades

A Secção de Atletismo dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo regressou aos treinos e competições habituais após paragem forçada devido à Covid-19.

António Pinetra, presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo revela que esta “já começou há mais tempo, como é uma atividade de rua”, confirmando ainda que esta secção “já tem participado em algumas provas”.

O presidente revela ainda que esta equipa “está sempre disponível para receber mais atletas e mais miúdos que queiram participar”, adiantando que “existem vários escalões”, deixando o desejo de que este seja um projeto a continuar até porque “é uma atividade que nos dá algum realce e leva, por este país fora, o nome de Montemor, até porque equipam com o equipamento dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo”.

A secção de Atletismo dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo que regressou agora aos treinos e competições habituais.