Orluis Aular vence etapa 1 da Volta ao Alentejo em bicicleta

Foto: ojogo.pt

O venezuelano Orluis Aular venceu a etapa inaugural da Volta ao Alentejo em bicicleta pois foi o mais rápido, esta quarta-feira, dia 16, na chegada a Sines.

O velocista da Caja Rural-Seguros completou os 176,7 km, desde Vendas Novas, em 4h05m56s, sendo que o seu colega Iúri Leitão foi segundo.

A etapa de amanhã, quinta-feira, dia 17, liga Beja a Portel. A Volta ao Alentejo em bicicleta está a decorrer até domingo, dia 20.

“Corrida Sempre Mulher” com inscrições abertas

As inscrições para participar na “Corrida Sempre Mulher” que decorrerá a dia 3 de Abril, na Praça dos Restauradores em Lisboa, terminam a dia 22 de março

Esta é uma iniciativa que tem como objetivo angariar fundos para a Associação Portuguesa de Apoio à Mulher Com Cancro da Mama. Há ainda a possibilidade de escolher entre duas opções, a caminhada de 5 km, na qual os homens podem inscrever-se, ou na prova de corrida de competição, de 5 km, exclusiva a mulheres.

As inscrições estão abertas até dia 22 de março, sendo que estas devem ser feitas através do site corridasempremullher.com

Ficam em liberdade os homens que raptaram e abusaram de jovem em Montemor-o-Novo

Os dois homens, um de 24 e outro de 20 anos, residentes em Montemor-o-Novo, detidos por alegadamente terem raptado e abusado de uma jovem com 15 anos, ficaram em liberdade.

Segundo relatório oficial da Polícia Judiciária, aos arguidos foram aplicadas as medidas de coação de proibição de contactos com a vítima e frequentar os mesmos lugares, com controlo de vigilância eletrónica e apresentações bissemanais em Órgão de Polícia Criminal local.

Os dois homens, residentes em Montemor-o-Novo, que, em data não concretamente apurada, terão, conjuntamente, subjugado a vítima, uma menor de 15 anos, a atos de violência sexual, depois de a terem transportado para lugar ermo, contra a vontade da mesma, tinham sido detidos, pela Unidade Local de Investigação Criminal de Évora, pela autoria de dois crimes de violação agravada, um crime de rapto e um crime de ameaça.

Biblioteca de Montemor-o-Novo promove torneio de jogos de tabuleiro

A Biblioteca Municipal Almeida Faria, em Montemor-o-Novo está a promover o 1º Torneio de Jogos de Tabuleiro, no próximo sábado dia 19 de março, das 14:30 horas às 17:30 horas.

Esta competição está dividida em duas categorias Jogo Infantil, para crianças dos 5 aos 7 anos, acompanhadas por um adulto e, Jogo Sénior, para crianças a partir dos 8 anos.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas através do contacto 266 898 105 ou pelo email biblioteca@cm-montemornovo.pt. Há ainda a possibilidade de, quem não quiser competir, pode apenas inscrever-se para jogar.

Trail da Filhós em Cabrela em maio

Maio é o mês do desporto e para assinalar a data, a freguesia de Cabrela está a promover, a dia 8 de maio, o II Trail da Filhós e no dia 22 de maio, o9 III Trail da Filhós.

O Trail conta com uma caminhada da 5 km e duas provas, uma de 10 km e outra 17 km.

A iniciativa é promovida pela Junta de Freguesia de Cabrela, sendo que as inscrições devem ser feitas através dos sites da ACorrer e da APedalar.

Montemor recebe Unidade Especial de Recolha de Resíduos Perigosos

De 30 de março a 2 de Abril e de 4 a 8 de Abril, Montemor-o-Novo recebe a Unidade Móvel de Recolha de Resíduos Perigosos, criada pela GESAMB, na zona do Rossio, junto à praça de touros.

Objetos ou materiais que contenham produtos tóxicos, inflamáveis, corrosivos e até contaminantes, não devem ser abandonados ou descartados de forma descuidada, até porque podem poluir o ambiente e prejudicar a saúde.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Restos de tinta,  telemóveis,  baterias de carros e outras,  pilhas,  aerossóis,  solventes,  toners, radiografias, óleos de motor, vernizes, produtos de cosmética, lâmpadas, pequenos eletrodomésticos, são alguns dos objetos que podem ser entregues nesta unidade móvel.

Deve ter cuidado de transportar estes materiais em segurança, em recipientes ou sacos resistentes e bem fechados. Esta Unidade Especial de Recolha de Resíduos Perigosos funciona de segunda a sexta, das 11 horas às 14:30 horas e das 15:30 horas às 18:30 horas e, durante o fim-de-semana, das 10 horas às 13 horas e das 14 horas às 18 horas.

[/shc_shortcode]

Vila Viçosa celebra os 375 anos da Coroação de Nossa Senhora da Conceição

As celebrações dos 375 anos da Coroação de Nossa Senhora da Conceição, enquanto Rainha e Padroeira de Portugal, decorrem em Vila Viçosa, entre os dias 25 e 27 deste mês.

Para assinalar a data, a dia 27 de março, está patente a exposição “Três Coroas, a mesma padroeira”, das 10 horas às 17 horas, no Santuário de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa. Nesta mostra estarão, pela primeira vez reunidas, as três coroas de imagens com maior valor do património religioso do país.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

A dia 25 de março assinalam-se 375 anos da proclamação de Nossa Senhora da Conceição como Padroeira de Portugal, um momento que foi celebrado, pela primeira vez, pelo rei D. João IV, na altura da guerra pela restauração da independência.

A iniciativa é organizada pela Arquidiocese de Évora, pela Régia Confraria de Nossa Senhora da Conceição, pelo Santuário de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, pelo Santuário do Sameiro, pelo Santuário de Fátima e pela Câmara Municipal de Vila Viçosa e apoiada pela RTP.

[/shc_shortcode]

Comunidade de Leitores “A Viagem do Elefante”

Decorreu no dia 10 de março, na Biblioteca Municipal Almeida Faria, em Montemor-o-Novo, a sessão da Comunidade de Leitores onde foi discutida a obra “A Viagem do Elefante”, de José Saramago, onde esteve presente o historiador Doutor Jorge Fonseca, que apresentou a comunicação “Salomão, o elefante de Saramago”.

Na sessão foi feita uma análise entre a história e a ficção, do livro, onde foi apresentada a hipótese de Salomão ter passado em Montemor-o-Novo, uma hipótese fundamentada na representação de um elefante e o seu cornaca no fresco da Capela de São Pedro.

Ao longo deste debate foram discutidas questões como personagens decisivas, para o autor, “Subhro”, que tem um papel fundamental nos momentos mais dramáticos e cómicos da narrativa. Foram ainda debatidos o papel do leitor na obra apresentada.

Estou Aqui! Crianças com inscrições abertas

As inscrições para o programa Estou Aqui! Crianças, da Polícia de Segurança Pública, já estão abertas e podem ser feitas no site estouaqui.mai.gov.pt.

O programa Estou Aqui! Crianças (EAC) é uma iniciativa exclusiva e pioneira da PSP, criado em 2012, e que, sendo gratuita, pretende “contribuir para a segurança das famílias que têm crianças”, segundo o Intendente Nuno Carocha, Diretor do Gabinete de Imprensa e Relações Públicas.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Estou Aqui! Crianças tem como principal objetivo agilizar o trabalho de sinalização de uma criança desaparecida e promover o seu rápido retorno à família. Caso a criança portadora da pulseira se perca, qualquer adulto que a encontre somente necessita contactar a PSP por intermédio do n.º de emergência nacional (112) e comunicar onde se encontra e qual o código da pulseira que a criança tem consigo. A Polícia de Segurança Pública tratará de informar a família e assegurar de imediato o reencontro familiar.

“Este é um programa de utilização muito simples, uma vez que não envolve nem tecnologias nem custos. Desde 2012, já foram entregues mais de 400 mil pulseiras, a nível nacional, o que nos tem dado muito gozo. Neste período, já resolvemos dez ocorrências de crianças que se perderam das suas famílias e, através deste programa, conseguimos promover o seu reencontro”.

As pulseiras destinam-se a crianças com idades compreendias entre os 2 e os 10 anos e possuem um código alfanumérico, único, sem qualquer relação com dados pessoais. São válidas em todo o território nacional e podem ser solicitadas tanto para crianças residentes em Portugal como não residentes.

[/shc_shortcode]

Volta ao Alentejo com meta volante em Alcáçovas

Decorre de 16 a 20 de março, a 39ª Volta ao Alentejo Cafés Delta 2022, organizada pela CIMAC – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central e pela Podium Events.

Na etapa inaugural, hoje, dia 16 de março, a Volta ao Alentejo vai ligar Vendas Novas a Sines, num total de 176 kms, com passagem por Alcáçovas (por volta das 12h52), onde haverá uma meta volante.

Dezanove equipas, 13 das quais portuguesas, 133 corredores, 724 kms e 5 etapas são alguns dos números desta edição da alentejana que começa em Vendas Novas e termina em Évora, na Praça do Giraldo.

Volta ao Alentejo em Bicicleta tem início esta quarta-feira em Vendas Novas

A 39ª edição da Volta ao Alentejo Delta Cafés tem início esta quarta-feira,16 de março, com a primeira etapa a ligar Vendas Novas a Sines.

Este é, segundo revela Joaquim Gomes, da organização da prova, “o maior evento desportivo do Alentejo”, recordando que no próximo ano, a Alentejana comemora 40 anos, pelo que esse marco será assinalado.

Esta edição, tal como adianta Joaquim Gomes, vai manter as “quatro sub regiões do Alentejo, em que certamente vamos conseguir mais uma vez com muito sucesso, manter intactas as premissas, que fazem da Volta ao Alentejo, uma prova das mais importante e muito estrutural, do calendário do ciclismo português”.

Joaquim Gomes destaca que esta prova tem mais equipas portuguesas que estrangeiras, devido ao facto de “Portugal ter, cada vez mais, equipas de ciclismo profissional”. Nesta edição estão presentes 13 equipas nacionais, o que limita o convite a muitas equipas estrangeiras, que serão cerca de seis.

Para o presidente da Câmara de Vendas Novas, Luís Dias, “é um motivo de orgulho” acolher, novamente, a partida da Volta ao Alentejo, que para si se assume como um “símbolo de desporto que a região cultiva e vamos conseguindo manter”.

Luís Dias garante que este arranque da Alentejana será “bem aproveitado” pela própria cidade e pela população, que irá apoiar em massa.

Volta ao Alentejo em Bicicleta que arranca hoje com a primeira etapa a ligar Vendas Novas a Sines.