Cineclube de Montemor exibe “As aventuras do Príncipe Achmed”

Dia 10 de março o Cineclube e Filmoteca de Montemor-o-Novo, exibe no cineteatro Curvo Semedo, “As aventuras do Príncipe Achmed” de Lotte Reiniger. Este é um filme concerto, uma obra-prima do cinema de animação, musicado ao vivo pelo Space Ensemble.

A 24 de março está agendada a transmissão de “A Távola de Rocha” um documentário de Samuel Barbosa sobre o realizador Paulo Rocha. Ainda O mestre, o visionário, o artista, o imortal Akira Kurosawa chega ao cine teatro Curvo Semedo, com o filme seminal “Cão Danado”, ou com o título original “Nora Inu”.

Os bilhetes estão disponíveis em municipiomontemoronovo.bol.pt.

 

Workshop Produção de Semente de Cebola Roxa de Montemor-o-Novo

No âmbito do programa “Ao Sabor das Estações do SMEA”, realizou-se na segunda-feira, dia 7 de março, o workshop Produção de Semente de Cebola Roxa de Montemor-o-Novo.

Teve lugar no Reguengo de S. Mateus, com o produtor Joaquim Abelha, o mais antigo produtor nesta área. Foi desta forma, percebendo alguns detalhes e com troca de experiências, que se deu a conhecer como se produz a semente de Cebola Roxa de Montemor-o-Novo.

Segunda sessão da Introdução à Computação Física na Oficina da Criança

A Oficina da Criança realiza a segunda sessão de Introdução à Computação Física com BBC Micro: bit, amanhã, dia 11 de março uma atividade que decorre das 14 horas às 18 horas.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

A iniciativa foi desenvolvida com base nos conceitos de “Tinkering” e “Project Based Learning”, pretendendo incentivar a descoberta e resolução de problemas no mundo real; motivar abordagens criativas e tecnológicas na resolução de problemas; promover a criatividade através da experimentação; promover a criatividade através da experimentação; promover o trabalho coletivo e interdisciplinar; promover competências STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática); proporcionar o acesso a ferramentas e plataformas abertas (open-source) e estimular o empreendedorismo e a partilha de conhecimentos através da realização de atividades que incluam artistas, investigadores e artesões.

A atividade é gratuita e de participação livre, uma iniciativa da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo e da Oficina da Criança.

[/shc_shortcode]

Chefe Júlio Vintém ensina a confecionar peixe do rio

Foto: Evasões.pt

No âmbito da Mostra Gastronómica do Peixe do Rio, que está a decorrer em Alandroal até domingo, realiza-se no próximo sábado, dia 12, o último de três cursos de cozinha que têm sido organizados pela câmara municipal.

O chefe Júlio Vintém vai ensinar novos modos de confecionar peixe do rio, empratar e destacar o peixe do rio na mesa, acompanhamento de peixe do rio e a confeção de um prato. Esta iniciativa “destina-se a qualquer pessoas que queira participar mas carece de inscrição”, de acordo com o chefe.

O chefe de cozinha refere que “o que distingue o sabor do peixe do rio de Alandroal é a grande massa de água do Alqueva, o que permite uma menor taxa de poluição e de lodo. Em barragens pequenas, o peixe está mais confinado e tem tendência em criar o sabor a lodo mais intenso. É verdade que no Alqueva também há poluição, mas é mais diluída e o seu sabor não se sente tanto. Daí a pureza das águas ser sinónimo de qualidade do peixe”.

As inscrições devem ser feitas através do email inscricoes.mostra@cm-alandroal.pt. Os participantes terão direito a um diploma de participação no final do curso.

Mora realiza recolha de frutas para doar aos refugiados ucranianos

Município de Mora está a realiza até sexta-feira, dia 11, uma recolha de frutas com o objetivo de dar resposta às necessidades dos refugiados Ucranianos, tendo em conta o desenrolar da situação de guerra vivida na Ucrânia.

De forma a ajudar a esta causa, os interessados devem dirigir-se à Casa da Cultura, até sexta, entre as 9:00 horas e as 12:30 horas, as 14:00 horas e as 17:00 horas.

Para além desta atividade, o Município de Mora, vai também realizar a apanha de laranjas das laranjeiras, na vila de Mora.

“Soil to soul” em Alandroal a 14 e 15 de maio

O concelho de Alandroal recebe, nos dias 14 e 15 de maio deste ano, o evento Soil to Soul “Somos o que comemos”, com o objetivo de promover a agricultura biológica, livre de pesticidas e químicos, e incentivar ao consumo deste tipo de produtos.

A iniciativa vai decorrer no castelo de Alandroal e conta com “chefes de cozinha, produtores de alimentos regenerativos e muita animação”, como nos referiu João Grilo, presidente da câmara municipal de Alandroal, para quem “é necessário consciencializar as pessoas para os benefícios que estes alimentos trazem para a saúde, bem como o impacto que a importação de produtos tem no planeta. Se essa sensibilização puder ser feita através de um evento é isso que faremos”.

“A valorização do que se faz no concelho é essencial para que os eventos cresçam. Temos o exemplo do peixe do rio, que há 13 anos estava praticamente esquecido nas mesas das pessoas, tem hoje uma dinâmica totalmente diferente”.

Ana de Brito, co-fundadora e diretora do turismo do projeto Terramay, explica que o conceito básico do Soil to Soul pretende “unir a agricultura regenerativa com eventos culinários, uma vez que vários chefes vão cozinhar os produtos fornecidos pelos produtores locais. Vamos ter ainda música e dj’s”. Ana de Brito considera que as pessoas estão “a ficar cada vez mais consciencializadas para a importância destes alimentos”, sendo que para a produtora “é essencial que a alimentação livre de pesticidas seja um direito civil”.

Terramay é uma herdade com 562 hectares localizada na freguesia do Rosário, no concelho do Alandroal, onde toda a produção é feita de forma sustentável e com um objetivo de termos um ecossistema equilibrado.

David de Brito, co-fundador e director da quinta Terramay, considera que este evento vai de encontro ao trabalho que é desenvolvido na herdade: “somos produtores de vacas Mertolenga, ovelhas merino, temos mais de 300 aves na propriedade e cavalos e aquilo que nós fazemos, além de cuidar dos recursos mais importantes e do solo, é tentar usar os animais para fazermos todo o maneio agrícola, reduzindo o consumo de combustiveis fósseis. Para além disso, ainda temos uma horta que nos permite produzir alimentos de excelente qualidade e que levamos a casa das pessoas”.

Soil to Soul é um evento que, durante um fim-de-semana, junta agricultura, gastronomia, música e animação no Castelo de Alandroal.

39ª Volta ao Alentejo Delta Cafés promove ciclismo e turismo da região

A 39ª edição da Volta ao Alentejo Delta Cafés foi apresentada esta quinta-feira, 10 de março, no Centro Cultural de Redondo.

A Delta Cafés é o patrocinador oficial desta prova e Duarte Azinheira, diretor comercial da empresa, revela que tendo em conta o cariz social e de apoio a eventos locais, que caracteriza a marca, é um orgulho patrocinar a Alentejana, promovendo a região e a cultura. “É um orgulho e um prazer sermos, novamente, convidados para ser parceiros, na Alentejana. O Grupo Nabeiro Delta Cafés tem um cariz social e apoia entidades e eventos locais, pelo que se o fazemos em todo o país, no Alentejo faz mais sentido e ajuda-nos a promover a cultura local e das populações e permite marcar a matriz ideológica”.

A Delta, que cumpriu, recentemente, 60 anos, tem muito vigor, diz Duarte Azinheira, acrescentando que “o desporto é uma característica que permite a população ter melhor qualidade de vida”.

Já o presidente da Câmara de Redondo, David Galego, refere que é de forma orgulhosa que vê a vila incluída na Volta ao Alentejo, devido à tradição que esta tem na modalidade de ciclismo. “É sempre, para nós, um orgulho ter Redondo como passagem, da Volta ao Alentejo e fazer parte da organização, porque a tradição que temos no ciclismo vem de longa data e catapultou o nome de Redondo da essência do ciclismo, é igualmente fundamental em termos turísticos, de dinamização e visibilidade, pelo que é um orgulho darmos aqui o pontapé de saída”, desta edição da prova.

Já Luís Dias, presidente Câmara Vendas Novas e da CIMAC, revela igualmente “um grande orgulho” pelo facto de a cidade que preside ser o ponto de partida desta edição. Já enquanto presidente da CIMAC, revela que foi lançado um desafio para que, “nos 40 anos da Volta ao Alentejo, se possa lançar uma edição que recorde as historias ao longo desses anos, que fazem parte do património desta Alentejana”.

O presidente da Câmara de Borba, António Anselmo explica que esta edição tem passagem por Borba, sendo para si, essa uma forma “de promoção do desporto, cultura e turismo”. António Anselmo refere ainda que “é extremamente importante porque que as marcas, os municípios e a CIMAC acreditam no Alentejo, e isso é que vale a pena”.

Uma prova que regressa a Elvas, passados vários anos. Joaquim Gomes, da organização, revela que “desde 2005 que a cidade estava afastada dos palcos da Volta ao Alentejo e atendendo à notoriedade, dimensão e às excelentes características do município de Elvas relativamente a uma prova de ciclismo, é incompreensível como é que isso aconteceu”.

Joaquim Gomes acrescenta que “agora foram criadas condições e este regresso permitiu uma consolidação com o executivo municipal”, saudando o regresso de Elvas a esta competição, e acreditando que “o espaço fantástico do parque junto ao Aqueduto vai receber bem tem os todas as condições para que se efetive, de facto, a notoriedade de Elvas na Volta ao Alentejo em Bicicleta”.

A competição realiza-se de 16 a 20 de março, sendo composta por cinco etapas: a primeira liga Vendas Novas a Sines, a segunda etapa de Beja a Portel, a terceira parte de Elvas, em direção a Ponte de Sor, a quarta é um contrarrelógio em Castelo de Vide e a quinta e última etapa liga Castelo de Vide a Évora.

Clube de Ténis de Montemor-o-Novo promove atividade para jovens

O Clube de Ténis de Montemor-o-Novo está a promover um Encontro Competitivo de Ténis na sede do Clube da cidade, no dia 12 de março, às 9:00 horas.

A atividade destina-se a crianças entre os 6 e os 12 anos de idade, sendo as inscrições obrigatórias até hoje, dia 10 de março.

As inscrições devem ser feitas para o email clubetenismmn@sapo.pt ou para o contacto 969856757

Galgo “Vinni” desapareceu em São Cristóvão

Desapareceu um cão de raça galgo espanhol, no dia 28 de fevereiro, por volta das 19.30 horas, na Herdade dos Fartos, em São Cristóvão.

O galgo espanhol de pelo preto chama-se Vinni, tem nove meses, está sem coleira , no entanto tem chip. É assustadiço e não dá mão a pessoas, nem a animais que não conheça.

Quem tiver informações, ou tiver encontrado o Vinni, deve contactar os contactos 933 718 100 ou 917 479 671.

Colheita de sangue em Ciborro este domingo

Os Dadores Benévolos de Sangue de Montemor-o-Novo promovem no próximo dia 13 de março uma recolha de sangue, na freguesia de Ciborro.

Floriano Saiote, presidente da Associação, revela que as “reservas têm estado um pouco em baixo, o que é normal para a época do ano”, apelando a toda a população para que “não se deve esquecer que o sangue não se fabrica, temos de ser nós a dá-lo”.

A iniciativa decorre na Casa da Cultura do Ciborro, das 9:30 horas às 13 horas.

Para mais informações deve contactar através do 926 270 066 ou 934898872