Romaria a Cavalo da Moita a Viana do Alentejo em abril

A Romaria a Cavalo entre a Moita e o Santuário de Nossa Senhora d’Aires (Viana do Alentejo) vai ser retomada entre os próximos dias 20 e 24 de abril.

Depois de dois anos de interrupção devido à covid-19, a Romaria a Cavalo será apresentada na próxima quinta-feira, dia 3 de março, pelas 17h00, no antigo Picadeiro Real (Museu dos Coches), em Lisboa.

Para mais informações e inscrições deve contactar através do 210 816 910 (Moita) ou 266 930 025 (Viana do Alentejo).

Cabrela realiza festejos de Carnaval

Cabrela realiza amanhã, dia 1 de março, um desfile e matiné de Carnaval às 15:00 horas, pelas ruas da vila, uma organização da Junta de Freguesia.

O desfile inicia na Casa do Povo de Cabrela e termina no Largo Dr. Pascoal Coelho, local onde se realizará a matiné, com animação musical a cargo de Thy Subry.

Paulo de Carvalho e Carlos Daniel em Cabrela

Ao final da tarde deste sábado, 26 de fevereiro, no âmbito do Ciclo “A Voz dos Livros”, uma iniciativa da Casa das Letras, a Casa do Povo de Cabrela acolheu Carlos Daniel e Paulo de Carvalho, que foram até esta vila do concelho de Montemor-o-Novo para falar sobre “Futebol a Sério”, que é o título do livro de Carlos Daniel, editado em 2016.

Numa das apresentações deste livro, Manuel José, reconhecido treinador de futebol, foi categórico “se este livro existisse em 1978, certamente eu teria sido melhor treinador”.

O jornalista e comentador desportivo Carlos Daniel fala deste elogio, revelando que, hoje em dia, no futebol “anda-se a desfocar muito o essencial do jogo e a discurtir muito o que está à volta”. Quanto à ideia para escrever e publicar este livro “foi um esforço duplo, de secalhar, resgatar algumas das minhas melhores memórias de adepto, de apaixonado pelo jogo e de estudioso e, noutro sentido, tentar mostrar às pessoas, que é possível gostar mais de futebol se nos focarmos essencialmente no que é jogo”, revela o jornalista.

O músico Paulo de Carvalho, a comemorar 60 anos de carreira, começou a brincar ao futebol na rua, tendo depois passado fela formação do Benfica e Belenenses. Paulo de Carvalho revelou que “gosto muito de futebol, do jogo e fiquei surpreendido com Carlos”,  acrescentanto ainda a importância de existirem infraestruturas como a Casa das Letras, confessando “ sou mais um apaixonado de Cabrela”.

“Futebol a Sério”, o livro de Carlos Daniel a ser apresentado na Casa das Letras em Cabrela com a participação de Carlos de Carvalho.

Classificação do Megalitismo Alentejano no Diário da República

Foi publicado em Diário da Républica, sobre proposta da Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCAlentejo), a abertura do procedimento de classificação do Megalitismo Alentejano, conjunto que totaliza 2049 monumentos.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

O processo de classificação foi desencadeado em outubro de 2020 pela Diretora Regional de Cultura do Alentejo, Ana Paula Amendoeira, que requereu, junto da Direção-Geral do Património Cultural e do Conselho Nacional de Cultura, a classificação urgente e excecional de todo o conjunto do património megalítico da região do Alentejo como conjunto de interesse nacional.

A preparação do processo de abertura da classificação contou, desde a primeira hora, com a colaboração  científica da equipa coordenada pelos Professores Doutores Ana Catarina Sousa e Victor S. Gonçalves (UNIARQ /Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa) que sustentaram técnica e cientificamente a proposta de classificação deste conjunto de valor incalculável, em Portugal e no mundo. A urgência da salvaguarda deste conjunto surge perante as várias destruições de património arqueológico resultantes do modelo de agricultura super intensiva que tem vindo a ser implementado no Alentejo, numa situação dramática e de crescente e sistemático desaparecimento da sua paisagem cultural.

O conjunto em classificação do Megalitismo Alentejano, inédito na sua dimensão, totaliza 2049 monumentos, alguns dos quais em mais do que um concelho, correspondendo à área de maior concentração de monumentos megalíticos da Península Ibérica e uma das mais relevantes à escala europeia.

O Megalitismo corresponde ao fenómeno identitário de maior projeção na história das primeiras sociedades camponesas, do 4º e do 3º milénio a.n.e. no Alentejo, dada a sua monumentalidade, conceção arquitetónica, relação com a paisagem e com o cosmos, e ainda pelo investimento socioeconómico que para aquelas comunidades pré-históricas, terá significado a sua construção. As antas e os menires representam, além disso, um dos únicos vestígios pré-históricos que permaneceram visíveis à superfície, tendo constituído, junto das populações, um referencial identitário na paisagem durante quase seis mil anos até aos nossos dias.

[/shc_shortcode]

Manifestação pela paz na Ucrânia em Montemor

Hoje, segunda-feira, dia 28, às 20 horas, em Montemor-o-Novo, está programada uma manifestação espontânea pela paz, em solidariedade com a Ucrânia face à invasão russa.

O ponto de encontro é em frente à Câmara Municipal de Montemor-o-Novo.

Montemor regista 279 novos casos de Covid nos últimos 14 dias

O concelho de Montemor-o-Novo registou, nos últimos 14 dias, de 12 a 25 de fevereiro, 279 novas infeções por Covid-19 (total acumulado), segundo informação do Departamento de Saúde Pública da ARS Alentejo, publicada hoje pelo Município de Montemor.

O concelho, neste momento, encontra-se com incidência extremamente elevada, segundo a Classificação Europeia de Prevenção e Controlo de Doenças.

Esta informação foi recolhida até às 23:59 horas do dia 25 de fevereiro.

Orquestra Jazz de Leiria e Salvador Sobral esgotam Curvo Semedo

Orquestra Jazz de Leiria e Salvador Sobral encheram o cineteatro Curvo Semedo em Montemor-o-Novo na noite do passado Sábado, dia 26 de fevereiro, com uma homenagem a Ray Charles.

Salvador Sobral, artista convidado pela Orquestra desvenda que “o convite surgiu primeiro por parte do César Cardoso, o diretor da Orquestra” uma vez que o diretor estava interessado em criar algo com o cantor. A ideia inicial seria apresentar músicas de Salvador Sobral, com arranjos da Orquestra Jazz de Leiria, no entanto, tal como revela Salvador Sobral, “eu gosto de ter conceitos para as coisas e adoro toda a música do mundo, então pensei que podíamos realizar um sonho meu de infância que é cantar Ray Charles”, nascendo assim esta homenagem a este pianista e cantor, um pioneiro e do Soul.

O concerto teve, para além do convidado Salvador Sobral, três cantoras, “que são essenciais”, Beatriz Pessoa, Mariana Norton e Marta Garrett, “que tornam aquilo completo, o imaginário de Ray Charles”, adianta Salvador Sobral.

Aos microfones da RNA Salvador Sobral confessa que é “pela descentralização da cultura”, considerando de extrema importância continuar a trazer espetáculos e cultura às localidades mais isoladas. Quanto aos planos para o futuro Salvador revela que vai “para o meio da praia, na Catalunha, escrever canções, portanto concertos só para o final de março”.

César Cardoso, diretor da Orquestra Jazz de Leiria adianta que o projeto “Convida” nasceu “no início da Orquestra, faz este mês 11 anos e a ideia surgiu com um convidado de Leiria, o David Fonseca”, tendo existido a possibilidade de continuar o projeto com diferentes músicos, de outras áreas. O ano passado, “lançámos um disco, com a junção desses convidados”, sendo que, esta é a segunda vez que a Orquestra convida Salvador para esta homenagem a Ray Charles, “nós gostámos muito do concerto, foi muito divertido para todos e quisemos repetir”, adianta César Cardoso.

Apesar de este ser o primeiro concerto na região do Alentejo, César Cardoso espera “voltar com outros convidados, seria muito interessante”. Os próximos concertos “temos muitos eventos agendados para a zona de Leiria, mas também vamos estar a apresentar o disco no Coliseu de Lisboa”, adianta o diretor da Orquestra Jazz de Leiria.

Orquestra Jazz de Leiria com Salvador Sobral que trouxeram o projeto “Convida” aos palcos montemorenses. Dia 8 de março, o Curvo Semedo recebe Mafalda Veiga.