Município de Montemor-o-Novo inicia visita a empresas da ZIA

O Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Olímpio Galvão, iniciou no dia 11 de fevereiro, um ciclo de visitas às empresas instaladas na Zona Industrial da Adua (ZIA). Estas visitas têm como objetivo conhecer o trabalho desenvolvido pelas empresas, perspetivas futuras, dificuldades, para, desta forma, apoiar e dinamizar o tecido económico local.

O Presidente da Câmara Municipal foi acompanhado por técnicos da autarquia e por Paula Martins, chefe de gabinete do Gabinete de Apoio ao Presidente.

Foram visitadas as seguintes empresas, A SteelPoint – Construções Metálicas Unipessoal, Lda., uma unidade de produção de Construções Metálicas – Serralharia Civil. A empresa iniciou a atividade em fevereiro de 2013 com o objetivo de complementar o trabalho de uma empresa familiar já existente, visando abranger obras de maior dimensão e com maior exigência técnica, num investimento de cerca de meio milhão de euros. Em 2021 a empresa investiu em novas instalações que permitem um fluxo de trabalho mais eficiente e a possibilidade de adquirir equipamentos mais automatizados e capazes de aumentar a produção. A SteelPoint conta com 12 trabalhadores.

A Regasprado, Lda. é uma empresa do Grupo Familiar Sulregas, que produz Pivots “SUNPOR” (marca registada da empresa), que deslocalizou parte da empresa para Montemor-o-Novo. A empresa iniciou a laboração na ZIA em 2021, tendo adquirido 3 lotes, num investimento de cerca de 4 milhões de euros. A produção é maioritariamente para exportação para mercados externos como Angola, Moçambique, Sudão, Argélia, Espanha e França. A Regaprado conta com 10 trabalhadores.

GNR sensibiliza jovens para a não violência no namoro

A GNR realiza, entre hoje, 14 de fevereiro, e o próximo dia 20, uma campanha de prevenção e sensibilização, com o objetivo de combater comportamentos violentos e todas as formas de agressão existentes, em especial no namoro entre jovens, onde estes comportamentos são precoces.

Com o intuito de alterar comportamentos e evitar que a violência se prolongue no futuro, é intenção, com esta campanha, sensibilizar os nossos jovens, para que digam não à violência e para que consigam travar este tipo de comportamentos quer para si próprios quer para os outros. A campanha #VaisParar visa incentivar todos os jovens a denunciar e a não aceitar qualquer tipo de violência psicológica, emocional, física, social ou sexual.

É importante alertar os jovens para a importância das relações saudáveis, baseadas em princípios e valores tais como a autoestima, o respeito e a tolerância, que são pilar das relações de namoro, promovendo uma cultura anti-violência através de uma maior consciencialização. Para isso, a Guarda continua a direcionar e a priorizar as Secções de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário para as escolas e para a educação dos nossos jovens.

A prevenção, a investigação e o acompanhamento do crime de violência doméstica são prioridades da atual política criminal e constituem-se como uma absoluta prioridade para a Guarda Nacional Republicana. Neste âmbito, a GNR tem vindo a reforçar as suas campanhas de sensibilização, a apostar em ações de formação ao seu efetivo, para que também esteja mais preparada para agir e acompanhar este tipo de situações.

Durante o ano de 2020, na área de responsabilidade da GNR, foram registados 1 110 crimes de violência no namoro em todas as faixas etárias. Desses crimes, 365 vítimas encontravam-se na faixa etária até aos 24 anos. Em 2021 foram registados 1 105 crimes de violência no namoro, em todas as faixas etárias, registando-se 332 vítimas com idade até aos 24 anos.

A violência no namoro enquadra-se na violência psicológica e emocional, a violência física e social, e a violência sexual. O impacto deste tipo de violência em idades precoces pode ser a aceitação desta violência no futuro, comprometendo as vítimas envolvidas, as suas famílias e a sociedade no seu conjunto.

“A violência não é uma opção. Denunciar é uma responsabilidade coletiva. Nós Paramos. E tu? Vais parar?”, lê-se ainda na nota de imprensa da GNR.

Entrega do Prémio “Árvore Portuguesa do ano 2022”

A Sobreira Grande, localizada no Vale do Pereiro, no concelho de Arraiolos, foi eleita a Árvore Portuguesa do ano 2022 , no Concurso da Árvore Portuguesa do ano 2022, organizado pela UNAC – União da Floresta Mediterrânica.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Neste contexto a UNAC – União da Floresta Mediterrânica e a Câmara Municipal de Arraiolos, com a União de Freguesias de S. Gregório e Santa Justa promovem a cerimónia de entrega do respetivo prémio no próximo dia 15 de fevereiro, pelas 10:30 horas, junto da Sobreira Grande.

A iniciativa que terá a participação do Grupo de Cantares da Casa das Artes de Arraiolos constitui- se como tributo à comunidade local e à valorização do montado.

[/shc_shortcode]

Tradicional cozido na Panela de Barro em Ciborro

A Junta de Freguesia de Ciborro realiza no próximo dia 27 de Fevereiro, um almoço, a partir das 13 horas, com o tradicional Cozido na Panela de Barro, no Largo do Povo.

A atuação musical está a cargo de Nuno Florindo, sendo que as inscrições devem realizar-se até dia 22, na Junta de Freguesia ou nos locais públicos aderentes.

Montemor-o-Novo na série da RTP “Viagem a Portugal”

No dia 10 de fevereiro, Montemor-o-Novo tornou-se palco da série da RTP “Viagem a Portugal”, inspirada na obra “Viagem a Portugal” (1981), de José Saramago. A série conta com a participação do famoso humorista brasileiro Fábio Porchat, da Porta dos Fundos, que assume o papel de viajante e percorre os passos do Nobel da Literatura Portuguesa, no ano em que se celebra o seu centenário.

A equipa da RTP foi recebida no Convento da Saudação pelo coreógrafo Rui Horta, o Vereador António Pinto Xavier, e os técnicos Manuela Pereira, Vítor Cotovio e Nuno Cacilhas, o qual apresentou o Roteiro Literário Levantado do Chão durante as filmagens da série da RTP. O Roteiro dedicado à obra “Levantado do Chão” cruza-se com a “Viagem a Portugal”, na medida em que partilham o território de Montemor-o-Novo como cenário das suas narrativas, e ambos convidam os viajantes a conhecer esta magnífica localidade através das palavras de José Saramago!

Conheça o Roteiro Literário Levantado do Chão em roteirolevantadodochao.pt

XXIII Critério de Corta-Mato Paulo Guerra sábado em Montemor

Realiza-se no próximo sábado, dia 19 de fevereiro, a partir das 14.15 horas, junto ao Parque de Exposições de Montemor-o-Novo, a 6.ª jornada do “XXIII Critério de corta mato Paulo Guerra”.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

A antepenúltima prova desta edição, é organizada pela Associação de Atletismo de Évora, em parceria com a Câmara Municipal de Montemor-o-Novo e a Secção de Atletismo dos Bombeiros Voluntários de Montemor, e conta o apoio da CIMAC – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central.

Relembramos que a classificação final do “XXIII Critério de corta mato Paulo Guerra”, é obtida pelo conjunto de resultados obtidos nas várias jornadas. Nesta edição temos 8 provas previstas, tendo já decorrido as provas de Borba, Mourão, Redondo, Évora, Reguengos de Monsaraz. Após a prova de Montemor, realizar-se-ão ainda as provas de Portel (5 de março) e Pavia-Mora (13 de março).

[/shc_shortcode]

695 novos casos de Covid-19 no concelho de Montemor

Montemor-o-Novo registou nos últimos 14 dias, de 29 de janeiro a 11 de fevereiro, 695 novas infeções por Covid-19 (total acumulado), segundo informação do Departamento de Saúde Pública da ARS Alentejo, publicada hoje pelo Município de Montemor.

O concelho, neste momento, encontra-se com incidência extremamente elevada, segundo a Classificação Europeia de Prevenção e Controlo de Doenças.

Esta informação foi recolhida até às 23:59 horas do dia 11 de fevereiro.

Hoje celebra-se o Dia dos Namorados

Hoje celebra-se o dia mais romântico do calendário, o Dia de São Valentim, ou dia dos namorados. Em Portugal esta data assinala-se no dia 14 de Fevereiro, dia da morte do Bispo Valentim que, no século III d.C, desrespeitou a ordem do Imperador Romano Cláudio, de proibir casamento, ao realizar estas cerimónias.

A Rádio Nova Antena esteve na rua a recolher alguns testemunhos dos ouvintes sobre este dia especial.

Desde piqueniques, jantares à luz de velas, mensagens ou uma ida ao cinema, as ideias para assinalar esta data, com alguém de quem se goste, são muitas e com certeza, não vão faltar.