Vendas Novas tem Transporte a Pedido

Município de Vendas Novas cria Transporte a Pedido, viagens comparticipadas para a população da localidade de Piçarras que se encontra mais isolada da sede do concelho, um projeto em conjunto com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo e com a Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo (ADRAL).

Valentino Cunha, vice-presidente da Câmara Municipal de Vendas Novas explica que o Transporte a Pedido tem como objetivo “permitir um transporte mais flexível para uma localidade que nós temos aqui, localidade de Piçarras, que se situa a 13 quilómetros da sede do concelho”, que conta com cerca de 100 habitantes, “geralmente população envelhecida e que tinha esta dificuldade em aceder”, a Vendas Novas, confessa o vice-presidente.

Este transporte que “basicamente é um serviço de táxi, comparticipado pelo município” que, para ser utilizado, deve ser feita “reserva para que o táxi, neste caso a viatura elétrica que nós temos para o serviço de transporte a pedido, se desloque às Piçarras no horário combinado”. Valentino Cunha explica ainda que, “a grande diferença face a um transporte público normal, como um autocarro, é que o transporte a pedido apenas vai às Piçarras quando existe uma marcação”.

Por enquanto, nesta fase inicial, o serviço funciona apenas segunda, quarta e sexta, “numa viagem de manhã para as Piçarras e outra à hora de almoço”, sendo objetivo do município “alargar este serviço para todos os dias úteis e posteriormente também a outras localidades do concelho, nomeadamente Marconi”, acrescenta o vice-presidente. Atualmente, o Transporte a Pedido, realiza ainda viagem para Bombel, uma vez que esta localidade se situa entre Piçarras e Vendas Novas.

O vice-presidente informa que as marcações devem ser feitas um dia antes da data em que se realizará o transporte, “dentro dos horários que nós temos”, referindo ainda “a paragem de destino, aqui na cidade de Vendas Novas”, sendo este um serviço protocolado também com os taxistas de Vendas Novas, para que exista rotação.

Neste momento, devido à pandemia tem havido menos procura, no entanto, o município está a trabalhar para promover este serviço colocando “publicidade nas várias paragens que nós temos e a reforçar o projeto junto da população das Piçarras”, revela o vice-presidente.

O Transporte a Pedido criado pela Câmara Municipal de Vendas Novas com o objetivo de responder às necessidades da população do concelho.