Rugby: Rugby Clube de Montemor perde com Agronomia

Em jogo da 15.ª Jornada Divisão de Honra, na manhã deste sábado, 5 de fevereiro, o Rugby Clube de Montemor (RCM), recebeu no Parque Desportivo de Montemor, a formação da Agronomia. Tratou-se, segundo a página de facebook do RCM, de “um jogo muito sofrido, onde a vitória caiu para o lado dos Agrónomos”.

Resultados desta jornada, neste sábado:
RCM 29-36 Agronomia, CDUL 24-13 Académica,
SL Benfica 25-31 Belenenses, Cascais 27-3 Técnico, CRE 17-54 Direito.

Coleção de sacos da Missão Continente apoia cinco causas

A Liga Portuguesa Contra o Cancro, a Associação Ajudar Moçambique, a Fundação do Gil, a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) e a CASA – Centro de Apoio ao Sem Abrigo são as cinco instituições que a Missão Continente vai apoiar, ao longo deste ano, através da venda de Sacos Solidários colecionáveis.

Estes sacos estarão à venda ao público em todas as lojas Continente, Continente Modelo e Continente Bom Dia do país, de forma faseada ao longo do ano, por 1,05€, sendo que 0,50€ revertem para as instituições. O valor angariado por cada saco solidário vai variar consoante a quantidade vendida. Com o donativo, as instituições vão implementar um projeto a médio prazo (1 a 3 anos). A Missão Continente vai acompanhar a implementação desses projetos e medir o seu impacto na comunidade em causa.

Esta é uma coleção de cinco sacos distintos, com design moderno, refletindo uma tendência mais otimista, vibrante e enérgica, pensado ao detalhe para cada causa. Os temas de cada saco desta coleção refletem isso mesmo: Hope, Peace, Smile, Love e Dream. Este é um saco reutilizável, lavável, 100% reciclável e produzido com materiais 100% reciclados.

Neste momento está à venda o primeiro saco solidário da Coleção 2022 – o saco ‘Hope’ (Levo Esperança) que reverte para a Liga Portuguesa Contra o Cancro, para adquirir acessórios de apoio à pessoa com cancro, nomeadamente próteses capilares, turbantes, lenços e chapéus. O cabelo é um elemento importante na imagem e na autoestima dos indivíduos, nomeadamente, na mulher e estes acessórios, bem como tratamentos estéticos faciais, como a tatuagem de sobrancelhas ou aplicação de pestanas poderá fazer a diferença em doentes com cancro.

O segundo saco solidário da coleção de 2022 é o saco ‘Peace’ (Semeio Paz), que vai reverter para a Associação Ajudar Moçambique, que apoia o projeto de educação “Escola para Raparigas”. Este proporciona o acesso ao ensino secundário, alojamento e alimentação de qualidade a jovens raparigas que vivem nas proximidades do Parque Nacional da Gorongosa. Pretende-se contribuir para a requalificação das infraestruturas do único internato da escola secundária do distrito, e também a requalificação das hortas, e criação de bolsas de estudo. A Associação Ajudar Moçambique apoia as comunidades rurais mais desfavorecidas que vivem próximo de áreas de conservação em Moçambique.

O Saco ‘Smile’ (Espalho Sorrisos) vai apoiar a Fundação do Gil para alcançar os objetivos do projeto “Cuidados Domiciliários Pediátricos”. A continuidade da prestação de cuidados de saúde pediátricos no domicílio pode evitar internamentos desnecessários e prevenir a degradação psicossocial da criança e da família. A Fundação do Gil dedica-se, desde 1999, a atividades e projetos que promovem o bem-estar global das crianças, através do desenvolvimento de projetos de saúde pediátrica e reintegração social.

O valor angariado com a venda do Saco ‘Love’ (Carrego Amor) vai ser utilizado para melhorar as condições de habitabilidade das Casas de Abrigo da APAV. A APAV desenvolve um trabalho diário de prevenção, suporte e proteção a vítimas de vários crimes, nomeadamente violência doméstica ou crimes sexuais.

Já o Saco ‘Dream’ (Transporto Sonhos), vai apoiar a CASA – Centro de Apoio ao Sem Abrigo na criação de atividades ocupacionais com Pessoas em Situação de Sem-Abrigo. A CASA tem como missão auxiliar aqueles que se encontram em situação de sem-abrigo que pertençam a famílias em risco ou carenciadas, através de ações de solidariedade social, independentemente do estrato social, etnia, religião ou género.

A primeira edição dos sacos solidários da Missão Continente foi composta por três sacos distintos, que permitiram doar um total de 90.000 euros a três instituições: Associação Portuguesa dos Bombeiros Voluntários (APBV), que adquiriu 25 desfibrilhadores automáticos externos (DAE) e os distribuiu por todo o país; Animalife, que com o valor angariado pode vacinar milhares de cães e gatos em todo o pais; e Cruz Vermelha Portuguesa que utilizou o valor doado para reforçar a equipa gestora dos pedidos diários de apoio da instituição, permitindo aumentar a sua capacidade de resposta, numa altura de grande pressão devido ao COVID 19.

Além da vertente solidária, os sacos reutilizáveis visam contribuir para aumentar as taxas de reciclabilidade no país e comportamentos de consumo conscientes

Curvo Semedo transmite “Gritos” esta noite

Hoje há cinema em Montemor-o-Novo, a partir das 21:30, com a transmissão do filme “Gritos”, no Cineteatro Curvo Semedo, um filme inserido na programação do cinema.

O filme é para maiores de 16 anos e os bilhetes estão disponíveis na bilheteira online do município, sendo necessária a apresentação de um certificado de vacinação, ou recuperação, ou um teste negativo à Covid-19.

Semanas gastronómicas dedicadas à carne de porco

Começa este sábado, dia 5 de fevereiro, em Arraiolos, mais uma Mostra Gastronómica, desta vez dedicada a pratos de carne de porco, sendo vários os restaurantes do concelho que fazem parte desta iniciativa.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

José Manuel Pinto do Gabinete de Comunicação da Câmara Municipal de Arraiolos explica que estas semanas dedicadas ao porco “visam promover a gastronomia local”, promovendo ainda “a restauração do concelho, a economia local e um produto fundamental na gastronomia alentejana ”, declara.

Os restaurantes aderentes a esta iniciativa estão disponíveis para consulta através do site e Facebook do Município de Arraiolos. José Manuel Pinto deixa ainda o convite para que visite “os restaurantes do nosso concelho”, desejando que, a partir de agora “este tipo de eventos se possam realizar em mais segurança”.

As Semanas do Porco começam hoje e terminam dia 20 deste mês, pelos restaurantes de todo o concelho de Arraiolos.

[/shc_shortcode]

A Tartaruga e o Menino do Mar em Montemor-o-Novo

O teatro “A Tartaruga e o Menino do Mar”, de Maria Botelho e Ana Sofia Paiva é apresentado hoje, às 16 horas, no Cineteatro Curvo Semedo, em Montemor-o-Novo. O espetáculo é destinado a crianças maiores de 3 anos e a entrada é gratuita.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Sinopse: “Numa ilha distante, no princípio do mundo, nasceu um menino que, em troca da prosperidade eterna dos homens, foi entregue à grande tartaruga, guardiã do mar e dos seus mistérios profundos. A história, narrada com voz de sal e ondulada com desenho vivo, acompanhará os sete anos de aventura crescente deste menino. Cada ano de vida será um mergulho até ao deslumbrante e enigmático reino do fundo mais fundo do oceano. Um conto da tradição oral dos povos insulares, agora reinventado na costa atlântica para reencontrarmos, juntos, os caminhos do mar”.

[/shc_shortcode]

Alma d’Arame estreia “Bonecos do Mercado”

“Bonecos do Mercado”, a nova produção da Alma d’Arame estreia, no próximo sábado, dia 12 de fevereiro, às 10h30, no Mercado Municipal de Montemor-o-Novo.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

“Bonecos do Mercado” é um espetáculo multidisciplinar inspirado nos tradicionais teatros de marionetas itinerantes que percorriam mercados, feiras e certames, e em todo o universo de personagens e objetos que os habitavam.

A entrada é livre mas carece de marcação antecipada, e deve ser feita para o email almadarame@gmail.com, ou através do 927 595 232, uma vez que a lotação para assistir o espetáculo é limitada.

[/shc_shortcode]