Semana Gastronómica do Queijo decorre em Serpa em fevereiro

Decorre de 18 a 27 de fevereiro, em todo o concelho de Serpa, a sétima Semana Gastronómica do Queijo, uma iniciativa destinada a todos os estabelecimentos de restauração e hotelaria da região.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Este certame pretende promover a gastronomia, património cultural e turístico local, apoiando também estes setores. Para participar, os estabelecimentos devem entregar, até 31 de Janeiro, a ficha de inscrição disponível no site da Câmara Municipal de Serpa.

Para mais informações deve contactar p Centro de Apoio ao Desenvolvimento CADES através do telefone 284 549 840 ou pelo e-mail cades@cm-serpa.pt.

[/shc_shortcode]

IV RAID realiza-se em Montemor-o-Novo já no próximo mês

IV RAID International CEI – Final do Troféu realiza-se nos dias 18 e 19 de fevereiro, na Herdade dos Hospitais, em Montemor-o-Novo, uma iniciativa promovida pela Equimor – Escola de Equitação.

As inscrições para participar nesta prova encontram-se abertas e devem ser feitas através do email geral@equimor.pt, ou por contacto telefónico para o 919 244 050.

Programa de Reabilitação de Instalações Desportivas já tem candidaturas abertas

Já estão abertas as candidaturas ao Programa de Reabilitação de Instalações Desportivas, do IPDJ que se destina a clubes e associações desportivas, constituídas sob a forma de associação sem fins lucrativos e cujos estatutos incluem o fomento e a prática direta de atividades desportivas.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Miguel Rasquinho, diretor do Alentejo do IPDJ explica que os clubes podem apresentar candidaturas, até dia 28 de fevereiro, para “requalificar os seus espaços desportivos”, apelando aos clubes do Alentejo para que apresentem os seus projetos, “porque não há financiamento comunitário para estas obras, sendo através da verba disponibilizada pelo IPDJ, que se podem fazer este tipo de requalificação”.

Miguel Rasquinho dá alguns exemplos de remodelações que podem ser feitas nas instalações desportivas dos clubes, como a “substituição de iluminação para lâmpadas Led, instalação de painéis solares, substituição de grades ou redes, requalificação de polidesportivos e piscinas, entre outros”.

Quanto à verba disponível, revela o diretor do Alentejo do IPDJ, o ano passado foi o dobro do normal, devido à pandemia, tendo sido de cinco milhões de euros, já este ano, a nível nacional, são dois milhões de euros. Miguel Rasquinho garante que “não é por falta de apoio financeiro que os clubes não terão as instalações requalificadas, temos conseguido chegar a quase todos eles, e tem havido uma grande sensibilidade quer pelo IPDJ, quer pela secretaria de Estado do Desporto e da Juventude, para termos verba suficiente para o Alentejo, requalificarmos os espaços desportivos dos nossos clubes”.

As candidaturas ao Programa de Reabilitação de Instalações Desportivas estão abertas até dia 28 de fevereiro.

[/shc_shortcode]

Detido em flagrante por tráfico de mais de 1 500 doses de estupefaciente pela GNR de Marinhais

O Comando Territorial de Santarém, através do Posto Territorial de Marinhais, ontem, dia 26 de janeiro, deteve em flagrante um homem de 40 anos por tráfico de mais de 1 500 doses de estupefaciente e apreendeu mais de 32 mil euros em numerário, na localidade de Marinhais.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

No âmbito de uma ação de patrulhamento na localidade de Marinhais, os militares da Guarda abordaram o homem junto a um veículo, num local ermo. No seguimento da ação, os militares da Guarda efetuaram uma revista pessoal de segurança, bem como uma busca ao veículo, verificando que o suspeito se encontrava na posse de produto estupefaciente.

No seguimento das diligências policiais, foi ainda efetuada uma busca domiciliária e três buscas em veículo, que culminaram na apreensão do seguinte material:1 490 doses de haxixe; 28 doses de canábis;12 doses de cocaína; 32 355 euros em numerário; Uma espingarda caçadeira de calibre 12; uma pistola de calibre 6,35 mm; 85 munições de diversos calibres; um veículo; três facas de corte; uma balança de precisão; um telemóvel; dois cadernos de apontamentos sobre vendas de produto estupefaciente e diverso material relacionado com o tráfico de estupefacientes.

O suspeito foi detido e permaneceu nas instalações da Guarda até ser presente hoje, dia 27 de janeiro, a primeiro interrogatório no Tribunal Judicial de Santarém, para aplicação das medidas de coação. A ação contou com o reforço do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Coruche.

[/shc_shortcode]

Município de Viana disponibiliza programa de ensino para alunos do 1º ciclo

O Município de Viana do Alentejo disponibiliza, na plataforma “+ Cidadania Alentejo Central”, o recurso tecnológico “Ensinar e Aprender Português”, destinado aos alunos do 1º, 2º e 3º anos, do 1º ciclo do ensino básico.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

A pensar no sucesso escolar, esta ferramenta tem como principais objetivos aumentar a autonomia dos alunos, contribuir para a melhoria das aprendizagens e para os diferentes ritmos de aprendizagem das crianças, assegurar as modalidades de ensino presencial, misto e à distância, bem como promover a motivação para a leitura e disponibilizar aos professores um recurso de apoio à prática letiva.

Este recurso está disponível para todos os alunos em maiscidadania.cimac.pt.

[/shc_shortcode]

Thierry Redondo vence concurso de admissão para trombone baixo na Orquestra Gulbenkian

O Lavrense Thierry Redondo é o vencedor do concurso de admissão para Trombone Baixo na Orquestra Gulbenkian.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

A notícia foi adiantada pela Banda Filarmónica Simão da Veiga da Casa do Povo de Lavre, onde desde cedo, o jovem músico, tem feito o seu percurso musical.

Tanto a Banda Filarmónica Simão da Veiga, como o Município de Montemor-o-Novo deixam os parabéns a Thierry Redondo pela sua mais recente conquista.

[/shc_shortcode]

Oficina da Criança com inscrições abertas para participar em atividades destinadas aos adultos

A Oficina da Criança tem inscrições abertas, até dia 2 de Fevereiro, para participar no workshops “a VEZ dos ADULTOS”, a decorrer aos sábados, das 15h00 às 19h00, de fevereiro a abril.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]
Esta é uma oficina criativa para adultos, aberta ao público em geral de forma a que, este público, no seu tempo de lazer, aproveite este exercício de liberdade, incluindo-se na vida cultural da comunidade, escapando um pouco à obrigatoriedade das tarefas do quotidiano.
O programa desta oficina parte da troca de saberes entre cada membro do grupo sendo limitado a 15 participantes, a partir dos 20 anos.
As inscrições devem ser feitas para o email ocrianca@cm-montemornovo.pt
[/shc_shortcode]