Estão em curso diversas campanhas de phishing, dirigidas a clientes de bancos estabelecidos em Portugal. A atuação criminosa começou, como habitual, com a remessa, para muitos destinatários, de mensagens fraudulentas de correio eletrónico.
Em nota enviada, o Gabinete Cibercrime do Ministério Público informa que identificou campanhas deste género dirigidas a clientes de vários bancos, quer por mensagem quer por e-mail. Em todas estas mensagens, os seus emitentes alegam ser representantes dos bancos em causa e solicitam urgência na resposta. Incitam ao acesso à página, ou à aplicação informática, dos bancos e àquilo que chamam de “autenticação”, ou “verificação”, ou interação de natureza análoga. Normalmente, inclui-se sempre um botão com um link que, supostamente, deve facilitar o acesso à conta bancária do destinatário.
[shc_shortcode class=”shc_mybox”]
Os links contidos em todas estas mensagens fraudulentas. Em todas as situações identificadas, quando se utiliza o link incluído nas mensagens fraudulentas, a página falsa acedida solicita ao utilizador que introduza as suas credenciais de acesso ao legítimo site do banco em causa. Porém, nenhum destes sites, onde tais informações são introduzidas, é gerido por nenhum daqueles bancos nem por eles autorizado.
Se a vítima aceder a eles e neles introduzir a informação que se lhe solicita (os códigos de acesso à conta bancária online), fornecerá aos autores destes factos dados de acesso, no legítimo site dos bancos, à sua conta bancária. E assim, permitirá que terceiros procedam a movimentos bancários por esta via.
A generalidade destas páginas está alojada em fornecedores de serviço na chamada cloud, disponibilizada para qualquer utilizador, de qualquer parte do mundo. Quanto às mensagens de correio eletrónico, da mesma forma, ocorre terem sido emitidos a partir de servidores de webmail. Mas foram igualmente identificadas situações em que foram utilizados serviços de email php, baseados, portanto, em páginas web.
[/shc_shortcode]


Henrique Santos atleta de Lavre e do Grupo Desportivo Diana, de Évora, sagrou-se Campeão Nacional dos 20 quilómetros marcha, no Campeonato Nacional de Marcha Longa.
O Município de Viana do Alentejo apresentou, no Cineteatro Vianense, o Calendário para a Igualdade 2022.
A região Alentejo registou, nas últimas 24 horas, mais dois óbitos por Covid-19 e 1915 novos casos.
Os hotéis Vila Galé têm a decorrer uma campanha que oferece descontos até 20%, nas reservas feitas até 31 de janeiro, para estadas entre 1 de abril e 31 de outubro de 2022.
“Lusíadas à volta da Mesa” o espetáculo do Espaço do Tempo realiza-se hoje às 21:00 horas, na Garagem Magina, em Montemor-o-Novo.
No próximo domingo, dia 23 de Janeiro, a Associação de Dadores Benévolos de Sangue realiza em Foros de Vale de Figueira mais uma recolha de sangue, das 9:30 horas às 13 horas, no centro cultural da freguesia.
Realiza-se hoje, a partir das 16 horas, na freguesia de São Cristóvão, a apresentação do livro “São Cristóvão, Memórias do Alentejo em meados do Século XX”, de Zulmira Caeiro, no Salão Polivalente da Junta de Freguesia.
O distrito de Évora está em aviso amarelo, devido ao tempo frio, com persistência de valores baixos da temperatura mínima, até às 11 horas de hoje, dia 23 de janeiro.