Alcáçovas recebe terceira prova do XXIII Critério Corta-Mato Paulo Guerra

Alcáçovas vai ser palco, no próximo dia 22 de janeiro, da terceira prova do XXIII Critério Corta-Mato Paulo Guerra.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

A prova que vai decorrer no Largo da Gamita, a partir das 15h00, contará com a participação de atletas filiados da Associação de Atletismo de Évora.

Promovida pela Associação de Atletismo de Évora em colaboração com a CIMAC –
Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, e com o apoio dos municípios do Alentejo Central, a prova pretende homenagear o antigo atleta alentejano Paulo Guerra, tetracampeão europeu de corta-mato.

Esta 23.ª edição termina em março e integra um total de nove provas.

[/shc_shortcode]

Exposição e concerto em Évora assinalam comemorações do Centenário da travessia Aérea do Atlântico Sul

A Força Aérea, a Marinha e o Município de Évora juntam-se para assinalar os 100 Anos da Travessia Aérea do Atlântico Sul. Das comemorações da efeméride fazem parte uma exposição e um concerto aberto à população.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

No Palácio D. Manuel estará patente ao público, entre os dias 21 e 31 de janeiro, uma exposição itinerante comemorativa do centenário da travessia. A cerimónia de abertura da mostra acontece no próximo dia 21, sexta-feira, às 14H00, e contará com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá, e com altas entidades da Marinha e da Força Aérea.

No Teatro Garcia de Resende, no domingo, 23 de janeiro, pelas 17H00, o centenário é assinalado com um concerto de entrada livre pela Banda da Força Aérea.

Recorde-se que a “A 30 de março de 1922 deu-se início à primeira travessia aérea do Atlântico Sul, protagonizada pelo Almirante Gago Coutinho e pelo Comandante Sacadura Cabral a bordo do hidroavião Fairey III, batizado “Lusitânia”, tendo como destino final o Rio de Janeiro. Foi uma viagem bastante atribulada, na qual foram utilizadas três aeronaves. Depois de percorridas 4527 milhas em 62 horas e 26 minutos sobre o Oceano, os heroicos oficiais foram recebidos em festa pela população do Rio de Janeiro, a 17 de junho de 1922”, informa o sítio oficial da Marinha.

[/shc_shortcode]

ANALENTEJO realiza Torneio Regional de Velocidade e de Preparação de Infantis em Montemor-o-Novo

Decorreu no passado dia 16 de Janeiro de 2022, na Piscina Coberta Municipal de Montemor-o-Novo, o Torneio Regional de Velocidade de Absolutos e o Torneio de Preparação de Infantis, numa organização da ANALENTEJO. Esta foi uma iniciativa que teve o apoio do Município de Montemor-o-Novo, representado pelo vereador do pelouro do desporto, António Pinto Xavier.

Participaram no total 107 nadadores distribuídos pelos Clubes: Atlético Clube de Montemor-o-Novo, Aminata de Évora, Clube de Futebol de Estremoz, Clube de Natação do Litoral Alentejano de Sines, Zona Azul de Beja, Núcleo Desportivo e Cultural de Odemira e Crira de Aljustrel.

O Atlético Clube de Montemor-o-Novo teve 19 nadadores em prova, alcançando um total de 23 recordes pessoais, 16 resultados medalhados e um novo recorde de Clube na prova masculina de 4x50m.

O ACM obteve no Torneio Regional de Velocidade: terceiro lugar aos 50 bruços – Guilherme Alves; campeão regional aos 50 bruços – Tiago Azinheirinha; vice-campeã regional de 100 estilos – Ana Gervásio; campeã regional aos 50 costas, vice-campeã regional aos 50 livres e terceiro lugar aos 50 bruços – Daniela Mantas; terceiro lugar aos 50 costas – Pedro Falé Silva; vice-campeões regionais de estafeta 4×50 livres masculinos – recorde do Clube; vice-campeões regionais de estafeta 4×50 livres femininos; vice-campeões regionais de estafeta 4×50 estilos masculino e terceiro lugar aos 4×50 estafeta estilos femininos.

Quanto ao Torneio de Preparação de Infantis: segundo lugar aos 400 estilos – Ricardo Amieira; primeiro lugar aos 200 mariposa e terceiro lugar aos 400 estilos – Salvador Falcão e primeiro lugar aos 400 livres – Carolina Raimundo.

Assinatura de protocolo para criação de EIP nos Bombeiros Voluntários de Mora

Na sexta-feira, 21 de janeiro, às 15h30, no Quartel dos Bombeiros Voluntários (BV) de Mora, terá lugar a assinatura do protocolo entre o Município de Mora e a Associação Humanitária dos BV Mora que permitirá a criação de uma Equipa de Intervenção Permanente (EIP).

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

A Equipa de Intervenção Permanente será composta por cinco elementos e irá funcionar de segunda a sexta, colmatando uma necessidade identificada por parte do Comando e Direção dos Bombeiros que é a capacidade de resposta urgente em dias de semana. Assim, os BV Mora ficam prontos a acorrer a qualquer situação de urgência e emergência que se registe no Município de Mora.

A criação destas Equipas tem acontecido um pouco por todo o país existindo já mais de 500. Trata-se de uma aposta do Governo no reforço da resposta profissional permanente para fazer face a riscos de proteção civil.

Para o Município de Mora a existência de uma EIP no Concelho é em tudo uma forma de contribuir para a operacionalização dos Bombeiros locais, assim como para a prestação de um serviço de socorro de qualidade a toda a população.

[/shc_shortcode]

Montemor-o-Novo recebe os símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude no domingo

No próximo domingo, dia 23 de Janeiro, Montemor-o-Novo recebe os símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude, num dia preenchido de atividades para todas as idades e população do concelho.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Tiago Carlos, sacerdote e vigário paroquial no concelho de Montemor-o-Novo explica que este é “um encontro internacional de todos os jovens, cristãos e não cristãos”, que iniciou em Roma, no ano de 1986, convocado pelo Papa João Paulo II, e, desde essa altura, realiza-se de dois em dois anos, reunindo, sempre, milhões de jovens do mundo inteiro. O sacerdote refere a importância que este evento tem, “não só para a Igreja, mas também para o país que recebe a Jornada da Juventude porque, tanta gente a centrar-se numa só cidade, de facto, gera uma grande experiência de comunhão, de conhecimento, de relação”, objetivo principal deste evento, que irá reunir diversos jovens em Lisboa, “celebrando a fé dispersa pelos quatro cantos da terra”.

As Jornadas Mundiais da Juventude vão realizar-se de 1 a 6 de Agosto, na cidade de Lisboa e, para estes dias, tal como revela Tiago Carlos, “há sempre uma questão de preparação, seja a nível da catequese, seja pela questão dos símbolos que a nossa paróquia está a receber”, deixando todos os jovens entusiasmados com estas atividades. Ao longo dos dias em que decorrem as Jornadas são vários os eventos que se realizam, desde “o encontro por países, o encontro por dioceses, catequeses próprias”, ao “encontro com o Papa, nos três últimos dias”, o ponto alto desta iniciativa.

Quanto aos símbolos que serão recebidos pela diocese de Montemor-o-Novo, no próximo domingo, Tiago Carlos explica que, um dos símbolos “acompanha já, desde o Ano Santo da Redenção, ainda antes da Jornada da Juventude, em 1983, que é uma grande cruz de madeira, o símbolo de Jesus crucificado, que tem 3,80 metros”, tendo acompanho as Jornadas desde o primeiro encontro juvenil internacional, “um grande símbolo de fé, de congregar jovens à volta dessa cruz, que já esteve em escolas, prisões, universidade, em todo o mundo”. O outro símbolo, introduzido apenas no ano 2000, “um ícone de Nossa Senhora, uma invocação muito própria de Roma, quase como sendo a padroeira de Roma”, explica o sacerdote.

Tiago Carlos realça que este evento “não é só para os cristãos, é para todos, para haver uma descoberta e um conhecimento deste encontro”, estando várias atividades pensadas para este evento que começa no sábado, “dia 22, à noite, por volta das 19:3 horas, os símbolos chegaram à Igreja do Calvário que é o final da Eucaristia”, local onde se realizará um pequeno momento de explicação.

Quanto à programação para domingo, dia em que é celebrada a receção destes símbolos à cidade, Tiago Carlos explica que, “pelas 10 horas da manhã iremos com cânticos desde a Igreja do Calvário à Igreja do Convento de São Domingos”, local escolhido por ser o maior espaço para receber este tipo de eventos, devido à pandemia de Covid-19. Das 10 horas às 13 horas, “vamos ter vários workshops”, de forma a que quem for visitar possa conhecer e aprender mais sobre as Jornadas, “vamos ter um mural, para as crianças poderem pintar, venda de bolos, objetos relacionados com as Jornadas, jogos”, informa Tiago Carlos.

Tiago Carlos revela ainda que, durante a tarde, “irá acontecer uma atividade que existe nas dioceses portuguesas que é o “23 por mês”, ou seja a cada dia 23, há sempre uma atividade relacionada com as jornadas”, sendo que este mês é a vez de Montemor-o-Novo. O catequista revela que “a partir das 15 horas vai haver um concerto de um grupo juvenil que temos na paróquia, os “Valha-me Deus”, vai ser a estreia oficial deles “, seguindo-se mais tarde “vários testemunhos de pessoas que participaram nas jornadas”, fechando o dia, “por volta das 17 horas será a Eucaristia que, em princípio, será presidida pelo senhor Arcebispo”. Nesta noite, o Santuário de Nossa Senhora da Visitação será proclamado santuário das Jornadas Mundiais da Juventude, uma vez que a padroeira desta jornada é a Nossa Senhora da Visitação.

Tiago Carlos deixa ainda o convite a toda a população montemorense a “participar, ir ao encontro, a Igreja de São Domingos estará aberta, com os símbolos, ir lá conhecer, porque no fim de contas isto não é só uma expressão de fé é também um fenómeno social, do mundo, que é juntar milhões e milhões de jovens”, sendo este um dia importante também para o município.

As Jornadas Mundiais da Juventude decorrem de 1 a 6 de agosto de 2023 em Lisboa 2023, encontro de jovens de todo o mundo com o Papa. Montemor-o-Novo recebe os símbolos peregrinos das JMJ já no próximo domingo, dia 23 de janeiro.

[/shc_shortcode]