Mora abre candidaturas ao Prémio Fluviário 2021

O período de candidaturas ao Prémio Fluviário 2021 – Jovem Cientista do Ano decorre até ao próximo dia 31 de dezembro.

Este prémio pretende distinguir um aluno que tenha publicado, como primeiro autor, um artigo, no ano a que se refere o concurso, na temática conservação e biodiversidade de recursos aquáticos continentais (estuários e rios), conforme divulgado pelo Município de Mora.

As 11 primeiras edições totalizaram 175 candidaturas aceites e a distinção de 16 jovens investigadores, entre premiados e menções honrosas. Esta iniciativa consagrou-se, a nível nacional, como um galardão distinto e inovador, que garante a divulgação e valorização do importante papel dos jovens investigadores para o desenvolvimento do conhecimento nas áreas da Conservação e Biodiversidade dos Recursos Aquáticos Continentais (Rios e Estuários).

Na sequência do êxito, o Fluviário de Mora relança o desafio, com o objetivo de premiar com um valor monetário de mil euros, o investigador com o reconhecimento da qualidade e importância do seu trabalho. As candidaturas devem ser submetidas até 31 de dezembro e podem ser feitas pelos professores orientadores, coautores dos artigos ou pelos próprios alunos. Cada candidato só poderá submeter um artigo a concurso. Estão disponíveis mais informações em http://www.fluviariomora.pt/ .

Ministro da Administração Interna demite-se

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita anunciou na noite de ontem, sexta-feira, 3 de dezembro a sua demissão.

Uma decisão que surge após o Ministério Público ter acusado de homicídio por negligência o motorista que conduzia o carro do Ministério, que a 18 de junho, atropelou mortalmente um trabalhador na A6, entre Estremoz e Évora.

A exoneração, solicitada na sexta-feira por Eduardo Cabrita ao primeiro-ministro, António Costa, acontece a menos de dois meses das eleições legislativas.