Segundo prémio do Euromilhões sai em Portugal

euromilhoes.jpgO próximo concurso do Euromilhões prevê um “jackpot” no valor de 40 milhões de euros, uma vez que nenhum apostador acertou na chave sorteada ontem, 29 de janeiro.

O segundo prémio, de 238 mil euros, vai contemplar três jogadores, um dos quais em Portugal, enquanto o terceiro prémio, no valor de 41.700 euros, vai ser entregue a quatro apostadores no estrangeiro.

A chave do concurso, sorteada ontem, é composta pelos números 1, 5, 27, 36 e 42 e pelas estrelas 1 e 6.

Euromilhões com jackpot de 30 milhões de euros

euromilhoes.jpgO próximo concurso do Euromilhões prevê um jackpot no valor de 30 milhões de euros, uma vez que nenhum apostador acertou ontem, na chave sorteada.

Também o segundo prémio, não tive totalistas.  Já o terceiro prémio, no valor de 122 mil euros vai ser entregue a cinco apostadores no estrangeiro.

O quarto prémio de 1440 euros vai para 25 apostadores, três dos quais com aposta registada em território nacional.

A chave sorteada ontem é composta pelos números: 05 – 07 – 25 – 37 – 40 e pelas estrelas 02 e 08.

Desmaio ou lipotimia no De Boa Saúde desta semana

DrPintaoFalcato.jpgO desmaio é o resultado da perda de consciência por um curto período de tempo. Um desmaio geralmente dura de alguns segundos a alguns minutos e faz com que a pessoa caia, devido à falha dos sentidos.

O nome técnico do desmaio “é lípotimia e caracteriza-se pela perda de consciência provocada pela falta de irrigação cerebral, o que é grave”, de acordo com o médico Pintão Antunes.

Em alguns casos, antes do desmaio a pessoa pode apresentar sensações como vertigem, tontura, fraqueza e náuseas

O desmaio, ou lipotimia, é o tema da edição desta semana do programa De Boa Saúde com Carlos Falcato e o médico Pintão Antunes.

Primeiro prémio do Euromilhões vai para apostador no estrangeiro

euromilhoes.jpgOs 79 milhões de euros do primeiro prémio do Euromilhões foram para um apostador no estrangeiro.

Já o segundo prémio, de 797 mil euros, saiu a um apostador fora de Portugal, enquanto o terceiro, no valor 93 mil euros, contempla também dois jogadores no estrangeiro.

O quarto prémio, de 1.650 euros, vai para 35 jogadores, três deles com aposta registada em território nacional.

A chave vencedora do concurso do Euromilhões, sorteada ontem, é composta pelos números 8, 16, 42, 44 e 47 e pelas estrelas 6 e 7.

Saiba como prevenir as frieiras no programa De Boa Saúde

DrPintaoFalcato.jpgAlém das baixas temperaturas, o inverno traz consigo dias de chuva e de vento que obrigam a precauções redobradas.

Sobretudo nesta altura do ano, e por ser esta a nossa principal barreira protetora à ação dos agentes de agressão externos, os cuidados a ter com a pele devem ser diários, de forma a prevenir o surgimento de lesões, como as conhecidas frieiras.

O médico Pintão Antunes, na edição desta semana do programa De Boa Saúde, explica que “as frieiras não são uma doença. É apenas uma manifestação cutânea do corpo em relação ao frio”.

O tratamento das frieiras passa por “medicação para a circulação sanguínea que deve ser administrado antes do inverno. Quando os doentes me chegam já com as frieiras, sobretudo nas mãos, só já posso passar medicação para não agravar. Porque a queimadura já lá está”.

As frieiras são o tema em destaque na edição desta semana do programa De Boa Saúde, com Carlos Falcato e o médico Pintão Antunes, para ouvir às 19.30 horas.

Euromilhões com jackpot de 67 milhões de euros

euromilhoes.jpgO próximo concurso do Euromilhões, na terça-feira, vai contar com um jackpot de 67 milhões de euros, uma vez que nenhum apostador acertou na chave soertada ontem.

A chave sorteada é composta pelos números 4 – 10 – 27 – 38 – 40 e pelas estrelas 3 e 11.

dois jogadores vão receber o segundo prémio, no valor de 384 mil euros, nenhum deles em Portugal.

Um terceiro prémio, no valor de 59 mil euros saiu três apostadores  com aposta registada no estrangeiro.

Euromilhões com jackpot de 55 milhões de euros

euromilhoes.jpgO próximo concurso do Euromilhões prevê um jackpot no valor de 55 milhões de euros, uma vez que nenhum apostador acertou ontem, na chave sorteada.

O segundo prémio, no valor de 562 mil euros vai ser entregue a um apostador no estrangeiro.

Já o terceiro prémio de 32 mil euros vai para quatro apostadores, um dos quais com aposta registada em Portugal. O quarto prémio de 1639 mil euros vai para 25 apostadores, um dos quais com aposta registada em território nacional.

A chave sorteada ontem é composta pelos números: 02 – 10 – 18 – 34 – 35 e pelas estrelas 06 e 09.

Colesterol em destaque do “De Boa Saúde”

DrPintaoFalcato.jpgO colesterol é um tipo de lípido produzido pelo fígado ou obtido através dos alimentos, sendo essencial para o bom funcionamento do nosso organismo.

Quando em excesso, acumula-se na parede das artérias, impedindo a normal circulação do sangue, provocando uma aterosclerose.

Na edição desta semana do programa “De Boa Saúde”, o médico Pintão Antunes explica que o colesterol total resulta do somatório do colesterol HDL com o LDL, lembrando que o mesmo “é necessário à vida”, mas, como tudo, “com peso e medida”.

Com o colesterol, diminui a quantidade de oxigénio que chega aos tecidos e órgãos, nomeadamente ao cérebro e ao coração, e podem surgir doenças como AVC e enfarte do miocárdio, duas das principais causas de morte e incapacidade em Portugal.

Os níveis altos de colesterol não dão sintomas, pelo que é aconselhável que faça análises de rotina, pelo menos, todos os anos. Em geral, o colesterol total deve ser inferior a 190 mg/dL.

Os fatores de risco para ter colesterol alto podem variar entre idade, os próprios genes, os hábitos tabágicos, a alimentação, excesso de peso, obesidade ou diabetes, sendo que ter estas doenças aumenta o risco de níveis de colesterol acima do normal.

Segundo teste de Marcelo Rebelo de Sousa deu negativo

Marcelo.jpgO segundo teste à Covid-19 realizado por Marcelo Rebelo de Sousa, esta noite, deu resultado negativo.

O Presidente da República mantém-se em isolamento e aguarda a realização de um teste confirmativo.

Segundo o portal da Presidência, “enquanto aguarda pelo resultado, bem como pelas subsequentes orientações das autoridades de saúde, o Presidente da República assistirá, por videoconferência, à reunião desta manhã no Infarmed” sobre a situação epidemiológica da COVID-19 em Portugal.

Segundo prémio do Euromilhões sai em Portugal

euromilhoes.jpgO próximo concurso do Euromilhões prevê um jackpot no valor de 30 milhões de euros, uma vez que nenhum apostador acertou ontem, na chave sorteada.

O segundo prémio, no valor de 131 mil euros vai para quatro apostadores, um dos quais com aposta registada em Portugal.

Já o terceiro prémio não obteve totalistas, e o quarto prémio de 10 mil euros vai para 16 apostadores, quatro dos quais com aposta registada em território nacional.

A chave sorteada ontem é composta pelos números: 12 – 34 – 37 – 38 – 42 e pelas estrelas 01 e 03.

Consumo de sal em excesso no “De Boa Saúde” desta semana

DrPintaoFalcato.jpgEntidades como a Organização Mundial de Saúde recomendam que a ingestão diária de sal não deve ultrapassar os cinco gramas por dia, o que equivale a uma colher de chá.

A ingestão a mais deste produto, rico em sódio, e principal responsável por elevar a pressão arterial, ameaça o sistema circulatório.

Contudo, o médico Pintão Antunes, na edição desta semana do programa “De Boa Saúde”, explica que é “contra os pesos e medidas das dietas”, assegurando que o mais importante é ter “bom senso”. “O conselho é que a comida esteja mais para o ensosso, e não salgada. As pessoas só devem comer mais bem temperadinho em dias de festas”, acrescenta.

O sal, explica ainda Pintão Antunes, para além da tensão arterial, pode afetar as funções cardiovasculares e renais. O sal em excesso pode aumentar o risco de doenças como hipertensão, AVC, demência, osteoporose e excesso de peso. A chave está na moderação.

Alguns estudos já demonstraram que ingerir menos sal por dia leva à diminuição de morte por AVC, pelo que se torna importante, entre outras medidas, reduzir a sua utilização para confecionar ou temperar alimentos; e proceder à sua substituição, por exemplo, por ervas aromáticas e especiarias.

Este é o tema desta semana do “De Boa Saúde”, com Carlos Falcato e o médico Pintão Antunes. Para ouvir hoje, às 19.30 horas.