Marcelo Rebelo de Sousa fala ao país às oito da noite

MarceloRebelodeSousa.jpgO Governo deu parecer favorável ao decreto presidencial sobre o estado de emergência. O primeiro-ministro falou ao país após a reunião de urgência do Conselho de Ministros, que se seguiu ao Conselho de Estado dirigido por Marcelo Rebelo de Sousa.

O presidente da República fala às 20 horas.

O estado de emergência só pode ser decretado por 15 dias, renováveis por períodos iguais. Durante o tempo em que estiver em vigor pode ser determinada a suspensão parcial do exercício de direitos, liberdades e garantias, prevendo-se, “se necessário, o reforço dos poderes das autoridades administrativas civis e o apoio às mesmas por parte das Forças Armadas”.

De recordar que se o país ficar em estado de emergência, o direito à liberdade bode ser condicionado. Ou seja, por exemplo, pode ordenar-se o isolamento, além do mero aconselhamento que tem sido aplicado nos últimos dias. Caso não seja cumprido, pode-se incorrer em crime de desobediência, que prevê penas de até um ano de prisão.

Primeiro prémio do Euromilhões sai a apostador no estrangeiro

euromilhoes.jpgO primeiro prémio do Euromilhões no valor de 63 milhões de euros saiu ontem a um apostador no estrangeiro.

O segundo prémio no valor de 404 mil euros vai será entregue a um apostador no estrangeiro. O terceiro prémio, de cerca de 9 400 mil euros vai para 10 apostadores, um dos quais com aposta registada em Portugal. Já o quarto prémio, no valor de 1400 euros, será entregue a 20 jogadores, um dos quais com aposta registada em território nacional.

A chave sorteada é composta pelos números:  05 – 07 – 08 – 16 – 20 e as estrelas 02 e 12.