Euromilhões: jackpot de 80 milhões no próximo sorteio

euromilhoes.jpgO próximo concurso do Euromilhões prevê um jackpot de 80 milhões de euros, uma vez que nenhum apostador acertou esta terça-feira, 29 de outubro, na chave vencedora.

O segundo prémio, de 950 mil euros euros, vai para um apostador no estrangeiro, enquanto o terceiro prémio, de 44 mil euros, vai contemplar cinco jogadores também no estrangeiro.

O quarto prémio, de 4 mil euros, vai ser entregue a 25 apostadores, dois dos quais em Portugal.

A chave vencedora do concurso do Euromilhões, sorteada ontem, é composta pelos números 16, 18, 28, 42 e 49 e pelas estrelas 5 e 10.

Piolhos em destaque no “De Boa Saúde”

DrPintaoECarlosFalcato.jpgOs piolhos, frequentes na idade pré-escolar e escolar, atacam as crianças e, consequentemente, o resto da família.

Os piolhos são parasitas que picam o couro cabeludo, alimentando-se do sangue humano e reproduzindo-se através de ovos, as chamadas lêndeas.

De acordo com o médico Pintão Antunes, os piolhos surgem através da falta higiene na comunidade. “A pessoa que não tem higiene vai desenvolver piolhos, que depois contaminam os que têm higiene”, explica.

Pintão Antunes lembra que, nas escolas, é muito simples a transmissão de piolhos: “basta um boné, uma brincadeira”. “As crianças gostam de andar na luta, encostam as cabeças, e os piolhos passam logo”, acrescenta.

Para além da comichão, a sensação de movimento na cabeça, as feridas, eczemas e crosta são algumas das queixas comuns entre aqueles que são afetados por piolhos.

Euromilhões com jackpot de 61 milhões de euros, para sexta-feira

euromilhoes.jpgO próximo concurso do Euromilhões tem um jackpot de 61 milhões de euros, uma vez que nenhum apostador acertou na chave sorteada.

O segundo prémio no valor de 882 mil euros saiu a um apostador, no estrangeiro. O terceiro prémio, de 41 mil euros vai para a cinco apostadores, um deles com aposta registada em Portugal. Já o quarto prémio, no valor de 2600 euros, será entregue a 38 jogadores, dois dos quais com aposta registada em Portugal.

A chave sorteada é composta pelos números:  02 – 05 – 32 – 33 – 47 e as estrelas 07 e 08.

Vacina contra a gripe no “De Boa Saúde”

DrPintaoECarlosFalcato.jpgA campanha de vacinação contra a gripe arrancou na semana passada.

Portugal tem cerca de dois milhões de doses disponíveis, sendo que mais de metade são destinadas a grupos de maior risco e administradas, de forma gratuita, no Serviço Nacional de Saúde.

De acordo com o médico Pintão Antunes, a vacinação, que agora protege contra quatro tipos de vírus, é imprescindível para imunizar os doentes. O médico lembra que o vírus da gripe é muito diferente do vírus da constipação, sendo “muito mais agressivo” e, quando não é cuidado, pode levar a uma pneumonia.

Idosos, pessoas diminuídas nas suas defesas, como doentes oncológicos e profissionais de saúde, segundo Pintão Antunes, devem ser os primeiros a vacinar-se.

“Se a pessoa estiver com alguma constipação forte, a vacina pode não atuar a cem por cento”, alerta o médico, adiantando que as pessoas com alergias, como à clara do novo, não devem tomar esta vacina contra a gripe.

Prémio do M1lhão com aposta registada em Elvas

euromilhoes.jpgNo sorteio 42 de 2019 realizado esta sexta-feira 18 de outubro, o 1º prémio com o código HCC19887 foi o vencedor e a aposta foi registada no distrito de Portalegre, concretamente em Elvas.

O resultou da semana passada tinha dado como vencedora uma aposta registada no distrito do Porto e esta semana ditou vencedora uma aposta no distrito de Portalegre.

Quanto ao Euromilhões, vai haver um jackpot de 47 milhões no próximo sorteio, já que não houve acertantes na  chave vencedora do concurso 084/2019 composta pelos números 8 – 18 – 22 – 41 – 42 e pelas estrelas 11 e 12.

CENDREV estreia ‘”O Cerejal” e recebe a notícia de falta de apoio pela DGArtes

Cendrev.jpgO Centro Dramático de Évora (CENDREV) recebeu a comunicação dos resultados do concurso sustentado de apoio às artes para o biénio 2020/ 2021. A notícia da falta de apoio por parte da DGArtes confronta a companhia com a inevitabilidade de ter de encerrar a sua atividade a partir de Janeiro de 2020.

A redução do financiamento destinado à região do Alentejo exclui a possibilidade de atribuição da verba de apoio à candidatura do CENDREV que, mesmo considerada elegível em sede de avaliação, se vê profundamente penalizada pelo desinvestimento no apoio à cultura na região.

Ao contrário do que se verifica com todas as outras regiões do país, onde se chega até a registar um aumento de quase 70% na verba atribuída, o Alentejo é a única região que não só não vê refletido nenhum aumento, como sofre, mais uma vez, uma assinalável redução da verba de apoio.

Tudo isto se torna ainda mais absurdo quando acabámos de ouvir, na recente campanha eleitoral, que a meta é a Cultura passar a receber 2% do Orçamento Geral do Estado e a Direção Geral das Artes confirma um aumento de 83% nas verbas atribuídas a nível nacional. É caso para dizer que é pena que não chova no Alentejo.

Com esta notícia, o CENDREV – Centro Dramático de Évora vê-se absolutamente constrangido a retirar-se da luta pela cultura e pela descentralização teatral, a escassos três meses de completar 45 anos de atividade ininterrupta de serviço público e de ação cultural.

“O CEREJAL” de Anton Tchékhov, co-produção do CENDREV em parceria com a Escola de Artes da Universidade de Évora, continua em cena até dia 27 de Outubro.

Disfunção erétil no “De Boa Saúde”

DrPintaoFalcato.jpgEstima-se que, em Portugal, o problema da disfunção erétil afete cerca de 500 mil homens. Esta é uma situação clínica que, na maioria dos casos, afeta a autoestima dos homens que sofrem desta patologia, ainda que, na maioria das situações, tenha tratamento.

O médico Pintão Antunes, na edição desta semana do “De Boa Saúde”, explica em que consiste este problema, lembrando que as causas da disfunção erétil são muito variáveis. “Pode ser uma disfunção de ordem emocional, psicológica, mas também há doenças, como a diabetes, que são as principais causas da disfunção erétil”, explica.

A própria idade é responsável pelo aparecimento da disfunção erétil no homem. Apesar de ser uma doença benigna, a disfunção erétil tem um grande impacto na vida sexual do doente com repercussões psicológicas e familiares.

Este é o tema desta semana do “De Boa Saúde”, com Pintão Antunes e Carlos Falcato. Para ouvir às 19.30 horas ou aqui:

Segundo prémio do Euromilhões sai a dois apostadores em Portugal

euromilhoes.jpgO próximo concurso do Euromilhões tem um jackpot de 26 milhões de euros, uma vez que nenhum apostador acertou na chave sorteada.

O segundo prémio no valor de 292 mil euros saiu a quatro apostadores, dois deles em Portugal. O terceiro prémio, de 54 mil euros vai para a cinco apostadores no estrangeiro. Já o quarto prémio, no valor de 3250 euros, será entregue a 41 jogadores, seis dos quais com aposta registada em território nacional.

A chave sorteada é composta pelos números:  02 – 14 – 19 – 42 – 45 e as estrelas 05 e 06.

Obesidade infantil no “De Boa Saúde”

DrPintaoECarlosFalcato.jpgDados recentes indicam que, na última década, a prevalência de excesso de peso e de obesidade infantil tem baixado em Portugal.

Se o excesso de peso infantil, entre 2008 e 2019, caiu de 37,9% para 29,6%, a obesidade nas crianças baixou de 15,3% para 12%.

A verdade é que a obesidade traz muitas e graves consequências para as crianças – os jovens e adultos de amanhã – continuando a prevenção a ser a melhor forma de evitar este problema de saúde pública.

O médico Pintão Antunes, na edição desta semana do “De Boa Saúde”, explica que as crianças devem começar a ser educadas, desde pequenas, para as consequências dos maus hábitos alimentares, mas não só. Também os pais, alega o médico, devem estar informadas sobre o assunto, uma vez que “têm responsabilidade se os filhos algum dia forem obesos”.

A maior prevalência de excesso de peso infantil, em Portugal, regista-se nos Açores, onde uma em cada três crianças tem peso a mais. No lado oposto encontra-se o Algarve.

A obesidade infantil é o tema em destaque, esta semana, no “De Boa Saúde”, com Carlos Falcato e o médico Pintão Antunes. Para ouvir aqui:

PS venceu em Montemor

Capoulas_Santos.jpgRealizaram-se hoje eleições legislativas em todo o Pais, com o PS socialista a vencer sem maioria absoluta. Poderá agora haver novo acordo entre o PS e os partidos à esquerda com acento parlamentar para aprovação do programa de Governo. Reeditando a chamada Geringonça que permitiu aos socialistas governar nos últimos 4 anos.

Em Évora, foram ontem eleitos Capoulas Santos e Norberto Patinho pelo PS e João Oliveira pela CDU.
Em Montemor, o PS teve 35,60% e 2.963 votos, seguido da CDU com 27,67% e 2.303 votos, PSD com 14,59% e 1.214 votos, Bloco de Esquerda com 7,03% e 585 votos, CDS 4,19% e 349 votos.
Em Mora venceu a CDU com 34,66%, seguido do Partido Socialista com 31,60% e Partido Social Democrata com 13,85% dos votos
Já em Arraiolos venceu o PS com 33%, seguido da CDU com 31,79% e PSD com 12,60%votos.

Euromilhões: ‘jackpot’ de 190 milhões de euros no próximo sorteio

euromilhoes.jpgO próximo concurso do Euromilhões prevê um ‘jackpot’ de 190 milhões de euros, uma vez que nenhum apostador acertou ontem na chave vencedora.

O segundo prémio, de dois milhões e meio de euros, vai para oito apostadores no estrangeiro, enquanto o terceiro prémio, de quase 50 mil euros, vai contemplar 12 jogadores, nenhum deles em Portugal.

O quarto prémio, de dois mil euros euros, vai ser entregue a 142 apostadores, 17 dos quais em Portugal.

A chave vencedora do concurso do Euromilhões, sorteada ontem, é composta pelos números 6, 9, 35, 41 e 44 e pelas estrelas 6 e 9.

Implantação da República comemorada hoje

ImplantaoRepublica.jpgHoje, dia 5 de outubro, é feriado nacional uma vez que se comemora a Implantação da República, dia em que deposta a monarquia, no ano de 1910, em Lisboa.

Este tinha sido um dos feriados eliminados pelo governo em 2012, mas em 2016 acabou por se acordar novamente no Parlamento que esta data é um feriado.

No dia 5 de outubro de 1910 deu-se a implantação da República em Portugal. Esta ação foi levada a cabo por um movimento de cidadãos apoiantes do republicanismo nacional e também pelo Exército.

Euromilhões com jackpot de 190 milhões de euros, para sexta-feira

euromilhoes.jpgO próximo concurso do Euromilhões tem novamente um jackpot de 190 milhões de euros, uma vez que nenhum apostador acertou na chave sorteada.

O segundo prémio no valor de 2 milhões de euros saiu a sete apostadores no estrangeiro. O terceiro prémio, de 43 mil euros vai para a 11 apostadores, um deles com aposta registada em território nacional. Já o quarto prémio, no valor de 3400 euros, será entregue a 67 jogadores, seis dos quais com aposta registada em Portugal.

A chave sorteada é composta pelos números:  02 – 11 – 18 – 40 – 46 e as estrelas 01 e 04.

Stress nas crianças e jovens no “De Boa Saúde”

DrPintaoECarlosFalcato.jpgAs crianças e os adolescentes, no processo de crescimento, deparam-se com situações perturbadoras, que podem afetá-los, seja a nível físico, seja a nível emocional.

O stress, enquanto reação natural do organismo a um estímulo ou situação de tensão, de acordo com o médico Pintão Antunes, pode até originar fobias nos mais jovens. Pintão Antunes lembra ainda que “a vida é dura”, sendo que “é importante ensinar os mais novos a enfrentar das dificuldades do quotidiano”.

De um modo geral, as reações de stress são breves e facilmente ultrapassadas pelas crianças e adolescentes. Nalguns casos, contudo, estes podem desenvolver uma perturbação mais prolongada e intensa.

O stress nas crianças é o tema desta semana do programa “De Boa Saúde”, com Carlos Falcato e o médico Pintão Antunes.