Euromilhões: próximo sorteio com jackpot de 74 milhões de euros

euromilhoes.jpgNinguém acertou na chave do Euromilhões sorteada esta terça-feira e, por isso, na próxima sexta-feira vai estar em jogo um jackpot de 74 milhões de euros.

A combinação vencedora do concurso do Euromilhões, sorteada ontem, é composta pelos números 6 – 11 – 20 – 38 – 43 e pelas estrelas 02 – 04.

Preço dos combustíveis volta a aumentar

Bomba_Gasolina.jpgO preço dos combustíveis voltou a aumentar , pela décima semana consecutiva, cerca de um cêntimo, ou seja,  a gasolina 95, passa a custar cerca de 1,67 cêntimos e o gasóleo 1,46 cêntimos por litro, nas principais marcas gasolineiras de referência.

Recorde-se que, de acordo com dados da Comissão Europeia, o litro do gasóleo custava 1,35 euros em Portugal – o 10.º mais caro entre os 28 países da União Europeia.

Auto-medicação em destaque no programa “De Boa Saúde”

DrPintaoECarlosFalcato.jpgQuem nunca tomou um remédio sem prescrição após uma dor de cabeça ou febre? Ou pediu opinião a um amigo sobre qual medicamento ingerir em determinadas ocasiões? A auto-medicação, que muitas vezes é resultado das pesquisas feitas pelos doentes na internet, é vista como uma solução para o alívio imediato de alguns sintomas mas  pode trazer consequências mais graves do que se imagina.

O médico Pintão Antunes explica que a Internet deve ser consultada apenas para o doente estar informado e não como meio de diagnóstico.

Auto-medicação é o tema de hoje do programa “De Boa Saúde” com Carlos Falcato e o médico Pintão Antunes.

Euromilhões com jackpot de 66 milhões

euromilhoes.jpgO próximo concurso do Euromilhões, na terça-feira, vai ter um ‘jackpot’ de 66 milhões de euros, por nenhum apostador ter acertado ontem na chave vencedora.

O segundo prémio, no valor de 560.877,56 euros, saiu a dois apostadores, um deles em Portugal.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

O terceiro, de 21.772,46 euros, saiu a 12 apostadores, um deles no nosso país, enquanto o quarto prémio, de 2.719,04 euros, será entregue a 47 jogadores, dez dos quais com aposta registada em Portugal.

A combinação vencedora do concurso de ontem do Euromilhões é composta pelos números 13 – 15 – 16 – 28 – 41 e pelas estrelas 4 e 5.

[/shc_shortcode]

Euromilhões sem vencedores tem jackpot de 57 milhões de euros na sexta-feira

euromilhoes.jpgNão houve totalistas esta terça-feira no Euromilhões. Assim, no próximo sorteio, na sexta-feira, dia 25 de Maio, vão estar em jogo 57 milhões de euros.

Para Portugal veio, apenas um quarto prémio, no valor de mais de seis mil euros. Outros 46 apostadores vão ainda receber o quinto prémio, no valor de quase duzentos e cinquenta euros.

A chave sorteada é composta pelos números 1, 11, 37, 41 e 48. E pelas estrelas 8 e 12.

Medicamentos para Ansiedade e Depressão no ‘De Boa Saude’

DrPintaoFalcato.jpgO Ministério da Saúde indicou que o número de portugueses com depressões passou dos 6,% para os 9%, entre 2011 e 2017. Quanto às perturbações de ansiedade, a percentagem praticamente duplicou (dos 3,51% para os 6,51%).

Para lidar com estes sintomas a população consome medicamentos que por vezes torna-se num abuso destes mesmos comprimidos.

O consumo de medicamentos para ansiedade e depressão está em destaque no programa, ‘De Boa Saude com Carlos Falcato e o médico Pintão Antunes.

Ansiedade e Depressão em destaque no programa “De Boa Saúde”

DrPintaoFalcato.jpgÉ fácil confundir ansiedade com depressão. Existem situações, no âmbito das perturbações mentais, em que ambas se parecem sobrepor ou até mesmo coexistir. Em outros casos, uma pode ser produto de outra – muitas vezes a depressão surge de casos graves de ansiedade crónica, como explica o médico Pintão Antunes

Ansiedade e Depressão em destaque no programa “De Boa Saúde” , com Carlos Falcato e o médico Pintão Antunes.

Richie Campbell e Slow J no Festival do Crato

Richie_Campbell.jpgRichie Campbell e Slow J são os primeiros nomes confirmados na edição deste ano do Festival do Crato.

O festival decorre entre os dias 29 de agosto e 1 de setembro e volta a apostar num cartaz que integra alguns dos melhores projectos da música nacional e internacional, a Feira de Artesanato e Gastronomia, zona de acampamento e palco After-Hours.

Ranking da Transparência Municipal: Fronteira é o município alentejano melhor classificado

IntegridadeTransparenciaAssCivica.jpgDos 308 municípios portugueses, Fronteira é a autarquia alentejana que está melhor colocada no Índice de Transparência Municipal (ITM), que desde 2013 é divulgado, pela associação de utilidade pública “Transparência e Integridade”, o levantamento da informação de interesse público disponível nos portais online.

Neste ranking, divulgado e que avalia a transparência económico-financeira das autarquias no ano de 2017, Fronteira é o município alentejano melhor classificado, ocupando o 26º lugar com 75 pontos, seguindo-se Odemira no 58º lugar com 66,62 pontos e Reguengos de Monsaraz, que ocupa o 66º lugar com 65,25.

Por outro lado, os municípios da região que estão pior colocados no ranking são Moura que se encontra no lugar 306, o que faz desta autarquia alentejana a terceira pior neste ranking nacional com uma pontuação 13,60. Imediatamente a seguir surge Mora com uma pontuação de 14,70, e Serpa no lugar 303 e uma pontuação de 23,35.

No que concerne às maiores subidas neste ranking, o município que mais se destacou na região foi Arraiolos, que subiu 135 lugares, logo depois Aljustrel com uma subida de 127 lugares e Portel, que subiu 119 postos.

Pelos piores motivos, Alter do Chão desceu 138 lugares no ranking, logo a seguir surge Mourão com uma queda de 128 lugares e Nisa com uma descida de 114 lugares.

Estenose aórtica no “De Boa Saúde”

DrPintaoFalcato.jpgA estenose aórtica é uma doença que afeta mais de 32 mil portugueses, maioritariamente pessoas acima dos 70 anos. Frequentemente os sintomas desta doença (cansaço, dor no peito e desmaios) são desvalorizados pelas famílias portuguesas e o diagnóstico acaba por ser adiado.

Estenose aórtica hoje em destaque no programa De Boa Saúde com Carlos Falcato e o médico Pintão Antunes.

Maio é mês de peregrinações e a GNR deixa conselhos

peregrinos.jpgMaio é o mês das peregrinações onde anualmente milhares de fieis percorrem as estradas de Portugal e rumam ao santuário de Fátima.

Todos os anos a Guarda Nacional Republicana  intensifica as suas ações de patrulhamento nas principais vias de acesso à cidade de Fátima e deixa recomendações aos  peregrinos  com o objectivo de apoiar e garantir a segurança destas pessoas.

O tenente coronel Moisés, Relações Públicas do Comando Territorial de Portalegre da GNR explica alguns desses conselhos

Um dos conselhos mais importantes que permite sinalizar a marcha é o uso de colete refletor quer de dia, quer de noite.

Durante esta semana milhares de peregrinos rumam ao Santuário de Fátima para as celebrações do 13 de maio dia em que se comemora a aparição de Nossa Senhora de Fátima aos três pastorinhos.

Oiça as declarações nos noticiários. 

U. Montemor empata com Lusitano Évora e segura o 3.º lugar

gus_lusitano_taa.jpgJogou-se na tarde deste domingo, 6 de maio, também Dia da Mãe, a última jornada da Divisão de Elite. Com o título de campeão já entregue a Redondense e o segundo lugar definido para o Juventude, as atenções voltaram-se para a disputa pelo 3.º lugar, entre Lusitano de Évora e Grupo União Sport, que jogaram entre si no Campo Estrela, em Évora, num relvado em péssimas condições. Apesar do União ter sido superior e ter tido as melhores oportunidades, o resultado final foi um empate a uma bola, lisongeiro para o Lusitano. Numa época de grandes contrariedades em termos de lesões, o União conseguiu manter a 3.ª posição, culminado uma época que se pode considerar positiva.

O jogo entre Lusitano de Évora e U. Montemor, que a RNA acompanhou, arrancou em bom ritmo, bem disputado, aberto, com ambas as formações a quererem ganhar para alcançar o 3.º lugar do pódio da Elite, mas também a revelarem algum nervosismo. A primeira grande oportunidade foi para o União, com Laurentino a responder com grande defesa a um livre de Jean. Pouco depois seria Nuno Brás a fazer excelente intervenção, numa partida em que o guarda-redes Montemorense cumpria o seu centésimo jogo sénior com as cores do União. Aos 12 minutos o GUS teve nova oportunidade para inaugurar o marcador, com Xande a servir Capela, mas o guardião do Lusitano a revelar segurança. Depois viveu-se uma fase em que a equipa verde e branca foi superior e onde também teve hipótese de fazer balançar a redes da baliza de Nuno Brás. Já perto da meia-hora de jogo, é Capela a servir Xande que de cabela esteve perto do golo, mas Laurentino teve mais uma grande intervenção. Pouco depois surgia flagrante oportunidade para a equipa da casa, com Vítor Pires sozinho a cabecear por cima. Aos 37 minutos, após cruzamento largo da direita, Machado fez o primeiro da partida, dando vantagem à formação da casa. Ao cair do pano da 1.^parte, União consegue a igualdade, através do suspeito do costume – Xande – a cabecear para o empate aos 48 minutos, resultado com que se chegou ao intervalo e que melhor se ajusta àquilo que se passou nos primeiros 45 minutos.

A 2.ª parte começou com a mudança nas condições climatéricas, com a chuva e a trovoada a surgirem de forma inesperada. À hora de jogo, o Lusitano de Évora efetuou as primeiras substituições, fazendo dupla alteração, com Targino e Bruno a renderem Vitor Pires e Joel.

Aos 70 minutos Cipriano Madeira refrescou pela primeira vez a sua equipa, substituindo Capela por Adrien. Simultaneamente, o treinador Rui Salgado fez nova dupla alteração, com Charrua e Jair a entrarem para os lugares de Machado e Rui Bento. Com o jogo partido, a cerca de 10 minutos do término do encontro, União fez entrar Fábinho para o lugar do ainda júnior Chiola. Aos 89 minutos, o Lusitano iria esgotar as substituições colocando em campo Pira para o lugar de Rogério. Já em tempo de descontos, o União faria entrar Profeta que rendeu Jean.

O jogo iria terminar com 1-1 no marcador. Com este resultado, o União não deixou escapar o 3.º lugar, segurando o último lugar do pódio da Elite da Associação de Futebol de Évora, numa tarde onde também foram muitos os adeptos que acompanharam a formação Montemorense neste derradeiro jogo da época 2017/2018..

Em termos exibicionais, no União, há que destacar a enorme exibição de Xande, mas também de Lino Malhão e Jean, numa partida que em termos coletivos também foi bem conseguida por parte do União, e onde a haver um vencedor este seria a equipa alvinegra.

Resultados Finais: Perolivense 7-0 Cabrela, Monte Trigo 3-2 Canaviais, Juventude Évora 3-0 At. Reguengos, Lusit. Évora 1-1 U. Montemor, Redondense 0-0 Arcoense, Alcaçovense 0-0 Sp. Viana, Corval 1-1 Portel.

Notícias da manhã de quinta-feira, dia 3 de maio

RNA_101_3.pngNotícias da manhã de quinta-feira, dia 3 de maio, com edição de Ana Castro Lopes.

Temas em destaque:

– O Projecto Ruínas apresenta BABY BLUES no Cineteatro Curvo Semedo

– O Festival da Palavra prossegue A Caminho da Festa dos Contos hoje com Cristina Taquelim

– Comemorações do 30.º Aniversário da Freguesia de Cortiçadas de Lavre

– Na nossa entrevista de hoje falamos sobre o pagamento do imposto municipal sobre imóveis (IMI), com a jurista da DECO, Mara Constatino

– “Tempo para Dar” da Coração Delta  regressa com campanha solidária para idosos

– Saiba como conseguir financiamento para tradução de obras de ficção no programa Espaço Europa, com Ana Pereira do Gabinete EuropeDirect do Alto Alentejo

Primeiro prémio do Euromilhões aumenta para 36 milhões de euros

euromilhoes.jpgNenhum apostador acertou na chave do Euromilhões desta terça-feira, sendo que o jackpot aumenta para 36 milhões de euros, a sortear na próxima sexta-feira.

Um apostador em Portugal conseguiu um terceiro prémio no valor de 41 mihões de euros.

A chave do Euromilhões sorteada ontem é a seguinte: 6, 15, 17, 42, 48 e as estrelas 4 e 6.

Estavam em jogo 24 milhões de euros para o primeiro prémio.

Notícias da manhã de quarta-feira, dia 2 de maio

RNA_101_3.pngNotícias da manhã de quarta-feira, dia 2 de maio, com edição de Ana Castro Lopes.

Temas em destaque:

– “Caminhar pela Saúde” realiza-se hoje em Montemor-o-Novo

– O IPDJ está a desenvolver programas de voluntariado na defesa e sensibilização da Floresta

– O sexto módulo do curso de cerâmica do Centro de Investigação de Cerâmica termina hoje

– Estão abertas as candidaturas aos Estágios Profissionais do IEFP

– A Feira do Pão e da Doçaria realiza-se em Montemor dia 4 de maio

– O consumo de álcool está hoje em destaque no programa De Olho Na Saúde Mental

– O primeiro prémio do Euromilhões aumenta para 36 milhões de euros