Plano de Contingência para Pessoas Sem Abrigo

frio1.jpgNa sequência da emissão do Aviso do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, caracterizado por Aviso Amarelo para Tempo Frio, até às 04.00h do dia 08 de fevereiro de 2018, a Câmara Municipal de Évora reuniu esta manhã o Centro de Coordenação do Plano de Contingência para Pessoas Sem Abrigo – Tempo Frio. Por convocatória do Diretor do Plano, Vereador João Rodrigues, os trabalhos decorreram com a presença da Senhora Vereadora da Educação e Intervenção Social, dos responsáveis do Serviço Municipal de Proteção Civil e dos representantes das diversas entidades que integram o Centro de Coordenação.

Foi assim decidido a ativação do plano no Nível 2 – Nível Amarelo, na medida em que se prevê para os próximos 2 dias (no mínimo), temperaturas iguais ou inferiores a 1º c. Nessa consequência foi ativado o Centro de Acolhimento de Emergência, localizado no Monte Alentejano, estando este espaço municipal aberto durante a ativação do plano e onde as Pessoas Sem Abrigo podem recolher-se durante a noite (entre as 18.00h e as 08.00h), e tomar uma refeição quente. Foi igualmente ativada a Equipa de Rua para os Sem Abrigo, composta por técnicos de várias entidades, que, além de durante o dia sensibilizar as Pessoas Sem Abrigo para proteção contra o frio, darão indicações da abertura do Centro de Acolhimento de Emergência e verificarão necessidades de alimentação, de vestuário, de agasalhos ou de cuidados de saúde.

O Plano de Contingência para Pessoas Sem Abrigo encontra-se assim ativo, sendo a previsão de manutenção destas condições até ao dia 08 de fevereiro. Serão realizadas avaliações diárias à situação e a consequente comunicação sobre essa mesma avaliação.

Notícias da manhã de segunda-feira, dia 5 de fevereiro

RNA_101_3.pngNotícias da manhã de segunda-feira, dia 5 de fevereiro, com edição de Ana Castro Lopes.

Temas em destaque:

– GUS empatou a uma bola com o Monte Trigo ontem à tarde

– 18º Grande Prémio de Atletismo Cidade de Montemor-o-Novo

– Análises a Tapetes de Arraiolos dão origem a exposição

– A cidade de Elvas vai ter um Museu de Arqueologia e Etnografia

– A pioria do desempenho ambiental a nível de resíduos em Portugal é o tema de hoje do programa Ambiente em Fm, com Nuno sequeira da Quercus