Arraiolos já registou 18 sismos este ano

sismo2.jpgDezoito sismos de baixa magnitude foram registados na zona norte de Arraiolos desde o início do ano, dois dos quais foram sentidos, entre eles o da madrugada desta quinta-feira, mas sem provocar danos.

De acordo com Fernando Carrilho, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), ao Observador, no último mês tem-se registado alguma atividade sísmica na zona norte de Arraiolos, “com sismos de pequena magnitude, alguns muito pequena mesmo, e apenas dois foram sentidos: o de dia 15 [de janeiro], o mais significativo até hoje, e o de hoje, que foi a réplica mais forte que pode ser associada a esta atividade”.

De acordo com Fernando Carrilho esta falha só existe em profundidade e “não aflora à superfície”, embora se saiba que tem uma orientação de oeste para sudeste e que atravessa a aldeia de Santana do Campo. Desde o início do ano, esta falha já foi responsável por 18 sismos registados em Arraiolos, mas apenas dois foram sentidos pela população. Para o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, sismos tão pequenos como os outros 16 simbolizam que “há um sismo maior que pode estar em preparação”: “O que não podemos dizer é que por estarem a acontecer pequenos [sismos] se está a libertar energia e que isso previne um maior”, sublinhou.

Notícias da manhã de quinta-feira, dia 1 de fevereiro

RNA_101_3.pngNotícias da manhã de quinta-feira, dia 1 de fevereiro, com edição de Ana Castro Lopes.

Temas em destaque:

– Na nossa entrevista de hoje falamos com o António Danado, Presidente da União de Freguesias de Nossa Senhora da Vila, Bispo e Silveiras

– Este sábado há Showcooking “Produtos da época e formas de os confecionar”

– Filme “A Fábrica de Nada” para ver no Cineteatro Curvo Semedo

– 50 mil pessoas visitaram o Museu da Fotografia em Elvas no ano de 2017

– O Road Trip Project está em destaque no programa de hoje Espaço Europa, com Ana Pereira do Gabinete Europe Direct do Alto Alentejo