Há novas regras para a compra e venda de animais de companhia e de animais selvagens

animais_domesticos.jpgA compra e venda de animais de companhia e de animais selvagens, nas lojas e na internet, tem novas regras.

“Expor animais de companhia nas montras de loja é proibido desde 24 de agosto”, começa por explicar Sónia Picanço, jurista na Delegação de Évora da DECO.

A venda de cães e gatos pode ser publicitada na internet, mas “a compra só poderá ser feita junto dos criadores ou em estabelecimentos licenciados”, continua Sónia Picanço.

Esta é uma das regras que surgiu no âmbito dos direitos dos animais de companhia, que têm desde maio deste ano um novo estatuto jurídico.

Para além disso, é agora obrigatório fornecer nos anúncios várias informações, como a idade do animal, os números de identificação eletrónica da cria e da mãe e o número de inscrição do criador. No caso dos cães e dos gatos, é ainda necessário indicar se o animal é de raça pura ou indeterminada, sendo que os animais só serão considerados de raça pura se esta estiver inscrita no Livro de Origens Português. Se a raça for indeterminada, não podem ser feitas referências à raça no anúncio.

A documentação necessária para concretizar a venda ou a oferta de um animal passa pela declaração de cedência ou pelo contrato de compra e venda, com a fatura ou documento comprovativo da adoção, pelo comprovativo de identificação eletrónica do cão ou gato, pela declaração de um veterinário que ateste que o animal se encontra de boa saúde e apto para a venda/oferta, e pela informação de vacinas e historial clínico.

Quando se trata de uma oferta, é ainda necessário que esta intenção esteja explícita no anúncio.

No caso dos animais selvagens ou exóticos, são proibidos os anúncios e as vendas através da internet e estes também não podem ser expostos em montras que sejam visíveis do lado de fora das lojas.

Estão previstas várias penalizações para quem não cumprir estas regras, cabendo à Direção Geral de Alimentação e Veterinária e às autoridades policiais competentes abrir os processos de contraordenação e aplicar as eventuais sanções.

Filme Al Berto para ver hoje no Curvo Semedo

CineteatroCurvoSemedo.jpgO Cine Clube de Montemor-o-Novo exibe hoje, às 21.30 horas, o filme “AL BERTO” no Cineteatro Curvo Semedo.

Trata-se de uma longa-metragem sobre o regresso do poeta Al Berto a Portugal após a sua longa estadia em Bruxelas onde estudou Belas Artes. Ao longo do filme, Sines transpira a vida excêntrica e avant garde de Al Berto, mas pouco tempo após a revolução, a cidade ainda não está preparada para tanta liberdade – liberdade para amar sem medo.

Com realização de Vicente Alves do Ó, o filme conta com a participação de Ricardo Teixeira, José Pimentão, Raquel Rocha Vieira, Gabriela Barros, Duarte Grilo e Ana Vilela da Costa.

Os bilhetes podem ser adquiridos no Posto de Turismo durante a semana, e na bilheteira do Cineteatro Curvo Semedo uma hora antes do início das sessões.

Atividade operacional do Comando Territorial de Évora da GNR

gnrNa actividade operacional desenvolvida pelo Comando Territorial de Évora da Guarda Nacional Republicana no dia 15 de Novembro de 2017, registaram-se 5 acidentes de viação, 9 ocorrências criminais, 1 detenção em flagrante delito e ainda 55 infrações de trânsito.

Oiça as declarações do chefe da secção de operações, treino e relações públicas, o Tenente Coronel José António Salgado Serafim