Um incêndio deflagrou na tarde desta sexta-feira, dia 18, no concelho de Ponte de Sor.
As chamas consumiram mato e estão já em fase de rescaldo encontrando-se ainda no local 37 operacionais apoiados por 11 viaturas.
Foto arquivo
O incêndio que deflagrou ontem à tarde em Belver, no concelho de Gavião, que havia sido dado como dominado na tarde desta sexta-feira, está novamente ativo.
As chamas obrigaram à retirada de cerca de 150 pessoas de duas aldeias.
No local estão 386 operacionais apoiados por 124 viaturas e seis meios aéreos.
António Severino, vice-presidente da Câmara Municipal de Gavião, confirma que “a situação está fora de controlo. Já evacuámos a praia fluvial do Alamal, na freguesia de Belver, e a aldeia de Cadafaz”.
No espaço de um mês é a segunda vez que o concelho de Gavião é atingido pelas chamas.
Recorde-se que no passado mês de julho, o concelho de Gavião foi atingido por um outro incêndio proveniente de Mação, do qual resultou a devastação de 5 mil hectares da freguesia de Belver.
O incêndio que deflagrava em Mação (Santarém), desde quarta-feira dia 16, chegou a Belver (Gavião, Portalegre), na tarde de ontem.
Tendo entrado no distrito de Portalegre através de Rosmaninhal, o incêndio chegou a encontrar-se com duas frentes ativas, ameaçando as aldeias de Arriacha Fundeira e Torres (Gavião, Portalegre). Na passada noite, o incêndio passou a ponte da ribeira de Eiras.
Neste momento, este incêndio foi já dado como extinto.
Segundo informações da Proteção Civil, no distrito de Portalegre, encontravam-se 199 operacionais a combater o incêndio, apoiados por 66 meios.
No distrito de Santarém, encontrava-se um total de 713 operacionais a combater o incêndio de Mação, apoiados por 222 meios.
Os Bombeiros Voluntários de Montemor também estiveram em Belver, concelho de Gavião, com uma viatura e 5 elementos da corporação.
Recorde-se que no passado mês de julho, o concelho de Gavião foi atingido por um outro incêndio proveniente de Mação, do qual resultou a devastação de 5 mil hectares da freguesia de Belver.
O incêndio que deflagra em Mação (Santarém), desde quarta-feira (00h01), dia 16 de agosto, chegou a Belver (Gavião, Portalegre), na tarde (17h75) da passada quinta-feira, dia 17 de agosto.
Tendo entrado no distrito de Portalegre através de Rosmaninhal, o incêndio encontra-se com duas frentes ativas, ameaçando as aldeias de Arriacha Fundeira e Torres (Gavião, Portalegre). Na passada noite, o incêndio passou a ponte da ribeira de Eiras.
Segundo informações da Proteção Civil, no distrito de Portalegre, encontram-se 199 operacionais a combater o incêndio, apoiados por 66 meios.
No distrito de Santarém, encontra-se um total de 713 operacionais a combater o incêndio de Mação, apoiados por 222 meios, encontrando-se o incêndio com duas frentes ativas, e tendo já sido ativado o Plano Distrital de Emergência de Proteção Civil de Santarém.
Os Bombeiros Voluntários de Montemor encontram-se em Belver, concelho de Gavião, com uma viatura e 5 elementos da corporação.
Recorde-se que no passado mês de julho, o concelho de Gavião foi atingido por um outro incêndio proveniente de Mação, do qual resultou a devastação de 5 mil hectares da freguesia de Belver.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) registou no dia de ontem seis acidentes de viação, sendo um despiste na localidade de Redondo, do qual resultou um ferido leve, e cinco colisões, nas localidades de Silveiras, Alandroal, S. Miguel de Machede e Estremoz, tendo resultado deste último acidente um ferido grave.
Foram registadas 12 ocorrências criminais, sendo duas por crimes cometidos contra as pessoas, em Viana do Alentejo e Santiago Maior, cinco por crimes cometidos contra o património, em Montemor-o-Novo, Évora e Reguengos de Monsaraz, quatro por crimes cometidos contra a vida em sociedade, em Estremoz, Évora e Telheiro, e uma por crime previsto em legislação avulsa, em Redondo.
Houve ainda duas detenções por crimes cometidos em flagrante delito: uma pelo crime de condução de veículo em estado de embriaguez em Mora, e outra pelo crime de condução de veículo sem habilitação legal, em Redondo.
No âmbito contraordenacional, foram registadas 22 infrações relativas à legislação de trânsito.