VI módulo do curso de cerâmica prossegue hoje

cursoEstá a decorrer em Montemor-o-Novo o Curso de Cerâmica das Oficinas do Convento.

O VI módulo do curso de cerâmica prossegue hoje, dia 15, nas Oficinas do Convento, em Montemor-o-Novo.

Neste módulo, os formandos vão aprender a utilizar pastas coradas, técnica do Nerikomi e marmorizado, técnica da lastra, vidrados decoração sobre chacota e minas cerâmicas.

GNR registou ontem um despiste e um crime em Montemor-o-Novo

gnr11A Guarda Nacional Republicana (GNR) registou no dia de ontem, dia 14, três acidentes de viação, sendo um despiste em Montemor-o-Novo, uma colisão em Arraiolos e um atropelamento na localidade de Viana do Alentejo.

No que diz respeito a incêndios registou-se um incêndio agrícola, em Pavia.

No âmbito da criminalidade registaram-se seis ocorrências criminais sendo que em Montemor-o-Novo se registou um crime de extorsão, em Vendas Novas um crime de dano, em Borba três crimes: um crime de falsificação de documentos, um furto por carteirista e um furto por ofensas à integridade física simples e em Estremoz um crime por furto em estabelecimento comercial.

No âmbito contraordenacional registaram-se 57 infrações relativas à legislação de trânsito e 20 relativas à legislação policial.

Sandra Canhoto

Estatuto dos Militares da GNR recebe veto de Marcelo

Marcelo.jpgO Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vetou, ontem, o novo Estatuto dos Militares da Guarda Nacional Republicana (GNR), por conta do artigo 208.º que consagra uma condição especial de promoção ao posto de brigadeiro-general.

Segundo o Presidente, essa mudança poderia “criar problemas graves” à GNR e às Forças Armadas, dado que o artigo “traduz regime muito diverso dos vigentes nas Forças Armadas e na própria GNR” e essa “diversidade de regimes pode criar problemas graves no seio das duas instituições”.

Entretanto, o Ministério da Administração Interna, respondeu em comunicado “ que irá proceder à reapreciação” do diploma e o presidente da Associação Nacional de Guardas, Virgílio Ministro, discordou do veto “não concordamos porque somos força militar, mas somos também força policial e como tal temos de ter um estatuto próprio e devemos valorizar as três categorias — guardas, sargentos e oficiais — e uma vez que ainda não há oficiais da Academia com condições para brigadeiro-general, devem dar hipótese aos coronéis que sempre fizeram sua carreia na GNR e valorizá-los”, justificou.

Notícias da manhã de quarta-feira, dia 15 de março

RNA_101_3.pngNotícias da manhã de quarta-feira, dia 15, na Rádio Nova Antena, com edição de Sandra Canhoto.

Temas em destaque:

– 320 milhões de euros de incentivos ao emprego e empreendedorismo foram ontem apresentados;

– Grupo dos Amigos de Montemor-o-Novo comemora 50º aniversário com um conjunto de iniciativas;

– Alentejo somou 92 crimes contra animais em 2016;

– VI módulo do curso de cerâmica prossegue hoje nas Oficinas do Convento;

 

e três primeiros prémios do Euromilhões saíram em Portugal.