Candidatura do Baixo Alentejo a “Cidade Europeia do Vinho” apresentada na segunda-feira em Lisboa

A candidatura do Baixo Alentejo a “Cidade Europeia do Vinho 2026” vai ser apresentada, num almoço, na próxima segunda-feira, dia 21 de abril, no restaurante “Falstaff” do Vila Galé Ópera, em Lisboa.

Numa viagem gastronómica pelos sabores do Alentejo, juntam-se ao almoço e à conversa os embaixadores da candidatura: o músico Buba Espinho, a Presidente da Associação Portuguesa de Enoturismo, Maria João Almeida, e o humorista, contador de estórias, escritor e ilustrador Jorge Serafim.

A apresentação da candidatura vai estar a cargo do presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, José Manuel Santos, e o presidente da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo, António Bota.

Plataforma de Participação dos Cidadãos permite o diálogo e debate entre os cidadãos da UE

A Plataforma de Participação dos Cidadãos é um espaço específico para participar e debater políticas da União Europeia (UE) que afetam todos.

Os comentários constituem uma parte essencial do processo de elaboração de políticas, por isso, os participantes, graças à tradução em tempo real, podem participar em qualquer uma das 24 línguas oficiais da UE e dialogar com os seus concidadãos.

Podem ser comentados e debatidos assuntos da atualidade, como: diálogo sobre a política de juventude, equidade intergeracional e o novo orçamento europeu.   

Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana do programa “Espaço Europa”, com Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo. Para ouvir no podcast abaixo:

GNR já fiscalizou mais de 41 mil condutores no decorrer da Operação “Páscoa 2025”

No âmbito da Operação “Páscoa 2025”, a GNR já fiscalizou, entre a meia-noite de 11 de abril e as 23h59 de ontem, dia 16, 41.675 condutores, dos quais 238 foram detidos por conduzirem com uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 1,2 g/l e 144 por conduzirem sem habilitação legal.

acidentes, dos quais resultaram 2 vítimas mortais (registadas na fim de semana), 25 feridos graves e 338 feridos leves.

No mesmo período, foram registados 1.314 acidentes, dos quais resultaram duas vítimas mortais (registadas na fim de semana), 28 feridos graves e 389 feridos leves.

Das 7.850 contraordenações rodoviárias detetadas, a GNR destaca 1.872 por excesso de velocidade; 209 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças (SRC); 250 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução; 1.084  por falta de inspeção periódica obrigatória; e 348 por falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório.