Skip to content

Receção a internos da sub-região de Évora da ordem dos médicos em Montemor-o-Novo

Decorreu no dia 25 de março, na Biblioteca Municipal “Almeida Faria”, em Montemor-o-Novo, com o apoio do Município de Montemor-o-Novo, a sessão de receção aos internos da Sub-região de Évora da Ordem dos Médicos. A abertura da sessão contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Olímpio Galvão.

O Presidente do Conselho Sub-regional de Évora da Ordem dos Médicos, Fernando Almeida, assinalou na sua intervenção inicial o facto de ser a primeira vez que a receção aos internos teve lugar fora de Évora e recordou que a opção por Montemor-o-Novo está relacionada com o património histórico e cultural do concelho, de onde João Cidade (S. João de Deus) é natural. Fernando Almeida usou o exemplo de S. João de Deus para sensibilizar os jovens médicos presentes para as necessidades de cuidados médicos de que a população do Alentejo carece, no contexto de uma realidade social e económica que “não é brilhante”. Contudo, sublinhou que o Alentejo “oferece qualidade de vida, oportunidades várias para usufruir da natureza nas suas mais variadas vertentes, possui uma gastronomia de excelência e o stresse só existe no imaginário”.

A sessão contou a seguir com uma palestra online de José Camargo, destacado médico e professor universitário brasileiro que foi pioneiro em transplante de pulmão no Brasil e da América Latina, em 1989, sendo o primeiro a realizar transplante de pulmão com doadores vivos fora dos Estados Unidos, em 1999.

O encerramento da sessão coube ao Presidente do Conselho Regional do Sul. Paulo Simões deixou um conselho que costuma dar aos jovens médicos: “Para além de procurarem sempre ser bons profissionais, não se esqueçam de ser felizes”.

A sessão terminou com uma apresentação de Vera Leal Pessoa, dirigente do Conselho Sub-regional de Évora da OM, sobre o acesso à saúde no Alentejo Central.

Compartilhe este artigo: