Visita guiada deu a conhecer o Património Hidráulico Eborense
Continue readingVisita guiada deu a conhecer o Património Hidráulico Eborense
“Florestas Mistas de Sobreiro e Pinheiro-manso: Conhecimento, Desafios e Recomendações de Gestão” em Coruche
“Florestas Mistas de Sobreiro e Pinheiro-manso: Conhecimento, Desafios e Recomendações de Gestão” em Coruche
Continue readingERT do Alentejo apresenta projeto de Formação para o Litoral Alentejano

A Entidade Regional do Turismo do Alentejo (ERTA) acaba de apresentar o projeto de Formação para o Litoral Alentejano, numa sessão que decorreu ontem, no Sublime Comporta e que se destinou essencialmente às unidades de alojamento situadas naquela região orientadas para o segmento upscale.
O projeto de Formação para o Litoral Alentejano desenvolvido pelo Turismo de Portugal abrange diferentes áreas, como ‘Comunicação e Acolhimento’ e ‘Restauração e Cozinha’, e prevê formar trabalhadores das várias empresas. As ações poderão realizar-se na Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal e nas próprias empresas, começando ainda este mês de fevereiro.
José Santos, presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo, destaca: ” A formação é um dos pilares da estratégia de valorização do turismo do Alentejo Litoral e é com o intuito de reforçar a nossa atuação nesta matéria que temos vindo a trabalhar
com o Turismo de Portugal e com os empresários. Apresentámos hoje, às empresas, o projeto de Formação para o Litoral Alentejano, com foco nas unidades de alojamento localizadas no eixo Troia-Melides, e esperamos uma adesão generalizada”.
Catarina Paiva, Vogal do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal, adianta: “A qualificação e valorização do capital humano é vital para a consolidação do posicionamento do Alentejo Litoral como destino turístico de excelência. O Turismo de Portugal continua comprometido em desenvolver soluções de formação adaptadas às necessidades das empresas, dos profissionais e dos territórios. Num período marcado por muitos desafios ao nível da atração, fidelização e capacitação dos recursos humanos, através deste Projeto de Formação para o Litoral Alentejano, que agora iniciamos, será dado um novo impulso à capacitação dos profissionais desta região, que eleve cada vez mais os patamares de excelência na “arte da hospitalidade”.
A sessão de apresentação do projeto de Formação para o Litoral Alentejano contou com as presenças do Presidente da Entidade Regional do Alentejo e Ribatejo, José Santos; da Vogal do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal, Catarina Paiva; e do Secretário-Geral da Laurel – Associação Portuguesa de Marcas de Excelência, que abordou o tema ‘Autenticidade e a Simplicidade no Luxo: Posicionamento de Excelência no Turismo do Litoral Alentejano: Desafios e Oportunidades’. A sessão de encerramento ficou a cargo do Presidente da Câmara Grândola, António Figueira Mendes.
Estiveram presentes representantes de doze empresas e grupos hoteleiros.
Alentejo 2030: Investimento Empresarial Produtivo – Apoios Disponíveis para o Alentejo Litoral

Foi lançado um novo aviso de candidaturas destinado a apoiar investimentos empresariais inovadores e sustentáveis, enquadrados na transição climática e energética.
Este apoio visa promover o investimento produtivo em atividades de elevado valor acrescentado e tecnologicamente avançadas, alinhadas com os domínios de especialização da Estratégia Regional de Especialização Inteligente (RIS3).
O aviso contempla investimentos inovadores que reforcem a produção de bens e serviços transacionáveis e internacionalizáveis, assegurando o aumento da competitividade e da incorporação nacional. São elegíveis candidaturas que enquadrem investimentos iniciais relacionados com a criação de novos estabelecimentos, o aumento da capacidade instalada em pelo menos 20%, a diversificação da produção para novos produtos, ou a modernização tecnológica dos processos produtivos.
Podem candidatar-se ao presente aviso micro, pequenas e médias empresas (PME) de qualquer natureza e forma jurídica, que cumpram os requisitos de elegibilidade definidos pelo Portugal 2030. A área geográfica abrangida pelo apoio inclui exclusivamente a região NUTS III – Alentejo Litoral, sendo elegíveis investimentos produtivos enquadráveis nos domínios de especialização Bioeconomia Sustentável e Energia Sustentável, com aplicação às cadeias produtivas de caráter industrial.
O período de candidaturas decorrerá por fases, permitindo uma submissão faseada dos projetos:
• Fase 1: Até 14 de abril de 2025 (18h)
• Fase 2: Até 31 de julho de 2025 (18h)
• Fase 3: Até 20 de outubro de 2025 (18h)
• Fase 4: Até 15 de dezembro de 2025 (18h)
A dotação indicativa disponível para este aviso é de 10 milhões de euros, sendo financiada pelo Fundo para a Transição Justa (FTJ), com uma taxa máxima de cofinanciamento de 60%.
Mais informações em www.alentejo.portugal2030.pt e em www.ftjalentejolitoral.pt
“À conversa com o comércio local” em destaque a empresa Zé Leandro Lda
“À conversa com o comércio local” em destaque a empresa Zé Leandro Lda
Continue readingCampo Maior com saldo turístico “muito positivo” em 2024
Campo Maior com saldo turístico “muito positivo” em 2024
Continue readingGNR de Évora registou um acidentes de viação
GNR de Évora registou um acidentes de viação
Continue reading“Comunidade de Leitores” mensalmente na Biblioteca Municipal Almeida Faria em Montemor-o-Novo
“Comunidade de Leitores” mensalmente na Biblioteca Municipal Almeida Faria em Montemor-o-Novo
Continue readingAlentejo 2030: Abertas Candidaturas para Projetos de Internacionalização no Alentejo
Alentejo 2030: Abertas Candidaturas para Projetos de Internacionalização no Alentejo
Continue reading