Emissão de vales de manuais gratuitos é possível na plataforma MEGA

Teve início, na passada segunda-feira, 31 de julho, a emissão de vales, relativos aos manuais escolares, cedidos de forma gratuita, para alunos de 1º ciclo e 9º ano.

A partir da próxima segunda-feira, dia 7 de agosto, terá início a emissão de vales relativos aos alunos do 2º ciclo (5º e 6º anos), 7º e 8º anos e, no dia 11 (sexta-feira), para alunos do secundário (10º, 11º e 12º) e outras ofertas formativas.

Para beneficiar de manuais escolares gratuitos, os encarregados de educação têm de registar-se na plataforma MEGA ou através da app Edu Rede Escolar. No primeiro acesso será necessário confirmar o número de contribuinte (NIF), devendo os encarregados de educação ter consigo os dados de acesso ao Portal das Finanças para que seja efetuada a validação. Caso não tenham os dados, devem solicitá-los através do Portal das Finanças.

A partir da plataforma dos manuais escolares gratuitos, os encarregados de educação terão acesso aos dados escolares do(s) educando(s), bem como aos vales correspondentes aos respetivos manuais escolares e à lista das livrarias aderentes onde poderá ser feito o levantamento dos mesmos.

Para proceder ao levantamento dos manuais escolares, na rede de livrarias aderentes, será necessário imprimir os vales ou apresentá-los em formato digital. Na impossibilidade de aceder à internet, o encarregado de educação deve dirigir-se à escola onde o seu educando está matriculado e solicitar os vales em papel.