Reabilitação do Convento da Saudação financiada em quase seis milhões pelo PRR

A sessão de apresentação da reprogramação do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para a área da Cultura, teve lugar no dia de ontem, 18 de maio, no Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo, em Évora.

Dos 40 milhões de euros disponibilizados para esta reprogramação, o Alentejo terá o investimento mais avultado, dispondo de um valor superior a nove milhões de euros. Desse valor, a reabilitação do Convento da Saudação, em Montemor-o-Novo, contará com 5,9 milhões de euros de financiamento.

Em conversa com o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Olímpio Galvão, o ninistro da Cultura, Pedro Adão e Silva, referiu que “faz toda a diferença ver as coisas in loco”, realçando a importância da sua visita a Montemor-o-Novo em novembro de 2022 para validação da importância deste investimento.

O Ministro Pedro Adão e Silva afirmou ainda que o “PRR é uma oportunidade histórica, talvez, com nenhum paralelo nas últimas décadas em Portugal, porque corresponde ao maior investimento na reabilitação, conservação e restauro do património”. No seu global, o PRR prevê um investimento de 190 milhões de euros, abrangendo 78 intervenções no território.

Fonte: Município de Montemor-o-Novo