Festas dos Contos volta a animar Montemor durante três dias

A Festa dos Contos está de regresso a Montemor-o-Novo, já esta quinta-feira, 18 de maio, numa programação que se estende até sábado, dia 20.

O evento, que vai já para a sua 13ª edição, nasceu do desejo de Carlos Marques, da companhia de teatro Trimagisto, em sintonia com o Município de Montemor, de elevar o ato de contar histórias a uma disciplina artística e, simultaneamente, criar um espaço de mediação cultural entre quem faz e quem vê.

Carlos Marques, que revela que, ao contrário do que tem acontecido em edições anteriores, a festa acontecerá no Cineteatro Curvo Semedo “e nos lugares ao seu redor”, e não no pátio da Biblioteca Municipal Almeida Faria, garante que o evento, agora “renovado”, tem sido sempre “muito acarinhado”.

Centrada nas palavras que caem em desuso, a festa, este ano, conta com um programa “diversificado e abrangente”, que engloba, entre outros, sessões de contos, concertos e uma caminhada, ao longo de três dias: tudo, com entrada gratuita.

Desde contos à noite, programas para as famílias, espetáculos para bebés, performances, uma espécie de romaria entre a Biblioteca Municipal e o Cineteatro Curvo Semedo, onde vai ser abordada a história local”, a festa vai ser “um momento de partilha de histórias e abrangente a todas as faixas etárias”.

A Festa dos Contos vai além do óbvio, segundo Carlos Marques, seguindo pelo caminho também da comédia e da música. Exemplos disso são o espetáculo de comédia “Vacas, Guerras, Porcos e Clérigos” e um concerto da cantora Chica, uma cantautora de intervenção.

Num evento em que a poesia contemporânea se vai unir aos contos tradicionais, a festa dos contos começa esta quinta-feira com a sessão de histórias “À Volta do Vinho”. Por isto e muito mais, Carlos Marques garante que são muitas as razões para não faltar à festa.