Formas sustentáveis de combater a cigarrinha-verde no “ABC”

Alguns insetos têm sido uma mais-valia no combate de pragas, principalmente contra a cigarrinha-verde, uma praga que devasta as vinhas. Um dos novos projetos do InnovPlantProtect tem como objetivo mostrar às pessoas algumas soluções para o controlo destes ataques às vinhas.

Segundo Nuno Faria, a cigarrinha-verde é um inseto voador que pode ser encontrado em plantas de jardins e que são “extremamente comuns de Norte a Sul de Portugal”.

Normalmente o controlo desta praga é feito com a aplicação de pesticidas, que podem ser aplicados até cinco vezes em cada verão, gerando em problemas de contaminação da água e do solo.

Desta forma, o projeto ABC monitoriza as infestações de cigarrinhas para tentar combater esta praga de forma natural, com a utilização de insetos benéficos.

As formas sustentáveis de combater as pragas estão em destaque esta semana no programa “O ABC da Agricultura Circular e Biodiversidade”, do InnovPlantProtect, que pode ouvir na emissão às 12.45 e às 16.30 horas ou no podcast abaixo: