Agroecologia no programa “O ABC da Agricultura Circular e Biodiversidade”

A Agroecologia propõe transformações no sistema alimentar por meio de pesquisa, educação e ações voltadas para a sustentabilidade, esse tema está totalmente alinhado com os princípios da Economia Circular e, por sua vez, com o projeto, do InnovPlantProtect, ABC- AgriBioCircular.

Na edição desta semana, a investigadora do departamento de Monitorização e diagnóstico de pragas e doenças do InnovPlantProtect, Maysa Toledo, explica que “com a intenção de repensarmos a produção de alimentos de uma forma sustentável, a Agroecologia começa a ser descrita como método científico na década de 80. Só que se engana aquele que pensa que, por essa razão, a Agroecologia é considerada apenas uma ciência. Apesar de ser primeiramente descrita dessa maneira no meio científico, muitos princípios já estavam a ser praticados pela população rural e por povos tradicionais muito antes disso, destacando o seu aspeto social e cultural”.

Maysa Toledo acrescenta que “o conceito de economia circular comunica com as propostas da Agroecologia para o desenvolvimento de sistemas agrícolas mais sustentáveis, assim como gerir a matéria-prima utilizada na agricultura como, por exemplo, o uso sustentável de água e do solo, a utilização de adubação verde oriunda do próprio sistema agrícola, promovendo a reciclagem de nutrientes e também a redução da emissão de resíduos, como, por exemplo, fertilizantes e pesticidas que acabam por poluir o solo, são propostas que podem coexistir dentro da abordagem da Economia Circular e da Agroecologia”.

A agroecologia é o tema em destaque, esta semana, no programa “O ABC da Agricultura Circular e Biodiversidade”, que pode ouvir no podcast abaixo: