Festival do Peixe do Rio é “uma aposta ganha”, garante João Grilo

Terminou ontem, domingo, 12 de março, a primeira edição do Festival Do Peixe do Rio, em Alandroal, depois de duas semanas em que o certame envolveu um vasto leque de atividades, quer gastronómicas, desportivas e culturais.

Para o presidente da Câmara de Alandroal, João Grilo, esta primeira edição do festival foi “uma aposta ganha”, no sentido em que lançamos mais alguns desafios” e fazemos um balanço bastante positivo, quer em termos de visitantes, quer em participantes nas atividades desenvolvidas, os restaurantes estiveram cheios e tiveram até alguma dificuldade em gerir a procura”.

João Grilo adianta que um dos objetivos da autarquia era também envolver a comunidade, algo que também foi conseguido. Está aberto um caminho que queremos aprofundar, no sentido de envolver cada vez mais a comunidade, porque conseguimos levar o Peixe do Rio às escolas e conseguimos que as pessoas percebam que temos aqui um potencial não só de identidade cultural, mas também de desenvolvimento económico para o território”.

Questionado sobre se há aspetos a melhorar na próxima edição e também novidades, o presidente esclarece que é objetivo “avançar para um modelo complementar de Feira, aos restaurantes, ou seja ter um espaço com atividades económicas e tasquinhas, este ano ainda não foi possível, porque tem implicações financeiras significativas, e estamos num ano em que o município tem que refletir o aumento da inflação, mas o festival deste ano mostrou que faz sentido voltar a esse modelo, que existiu, antes da pandemia”.

Primeira edição do Festival do Peixe do Rio que terminou ontem, em Alandroal.