“O 8 de março é muito especial para os montemorenses” declara Olímpio Galvão

Hoje, dia 8 de março, celebra-se o Feriado Municipal, o dia de São João de Deus e o Dia Internacional da Mulher.

Esta é sem dúvida uma data marcante para todos os montemorenses. É um dia para comemorar e fazer a diferença, é um dia em que a mulher tem a palavra e um dia em que se honra o santo padroeiro da cidade.

Olímpio Galvão, presidente da Câmara de Montemor, deixou uma mensagem à população sobre este dia: “o dia 8 de março é muito especial para os montemorenses, porque comemoramos três efemérides no mesmo dia, o Dia do Município, de São João de Deus (santo padroeiro nascido em Montemor-o-Novo, no final do século XV) e o Dia Internacional da Mulher. Gostaria de convidar todos os montemorenses a se juntarem às nossas comemorações. Estes são momentos de união, celebração e de valorizar o nosso património histórico e a mulher”.

Ser mulher é ter orgulho na jornada que percorreu, que transformou e ditou a igualdade de direito. Olímpio Galvão, não esconde o que sente sobre também se celebrar o dia da mulher no concelho: “ no outro dia ouvi uma expressão de uma a senhora que dizia que “as mulheres terão verdadeira igualdade quando houver mulheres incompetentes em cargos de direção”, e de facto é muito difícil para uma mulher ainda chegar, não em Montemor porque estamos a promover as mulheres no município, mas estamos a falar a nível nacional e internacional ainda é muito difícil uma mulher chegar a um cargo realmente de grande importância porque é preciso ser mesmo muito competente e ser muito melhor que os homens. E acho que o mundo seria muito melhor se houvesse mais mulheres nos cargos de chefia, direção e domínio, por todas as razões: pela sua sensibilidade, de forma de estar na vida, pelo facto de serem mães e avós”.

 Na cidade de Montemor-o-Novo nasceu São João de Deus o padroeiro dos hospitais e “um santo importantíssimo”, porque “tem toda a sua ordem hospitaleira e dedicou toda a vida a cuidar dos mais fracos, dos doentes”, sendo que o seu lema de vida era “fazer o bem a vós próprios dando aos outros”. Para o presidente da Câmara este é o lema “de inspiração” para qualquer autárquico. “Tenho esta inspiração desde sempre e é bom celebramos São João de Deus no Dia de Montemor-o-Novo”.