“8 de março é o dia mais importante para nós”, segundo Carmen Carvalheira

O Dia do Município, Dia de São João de Deus e Dia Internacional da Mulher tem um sabor para os montemorenses diferente, que se traduz a valorizar o património e os direitos das mulheres.

Carmen Carvalheira, presidente da Assembleia Municipal de Montemor-o-Novo, fala da importância que hoje, dia 8 de março, tem para a população de Montemor: “Dia 8 de março, é o dia mais importante para nós, porque conjuga dois momentos muito importantes. São João de Deus é para nós um ícone, Montemor tem o incrível Hospital da Obra de São João de Deus, que leva Montemor muito longe, tem uma função fundamental na região. Assim como os espaços de São João de Deus, que convido todos os montemorenses a fazer a visita à Igreja Matriz, que é muito bonita e tem marcado um conjunto de momentos de São João de Deus”.

Para além de se assinalar o Dia do Município e o Dia de São João de Deus, também a mulher assume um papel relevante hoje, trazendo consigo história que continua a marcar gerações. “As mulheres têm muito pouco tempo de celebrarem os 50 anos do 25 de abril, e é um espaço de trazer à memória todas aquelas mulheres que muito fizeram para aquilo que temos agora. Este governo é para nós (mulheres) um orgulho do quanto fez pelos direitos das mulheres, pela sua presença e pela garantia de que as mulheres são consideradas em tudo aquilo que é relativo à governação. Este é também um caminho que não para enquanto não houver igualdade, por isso, vamos continuar esse trabalho que infelizmente em alguns países do mundo isso ainda está longe de acontecer”, revela Carmen Carvalheira.

A luta pelos direitos e igualdade relativamente ao homem ditaram ao que hoje se chama ser Mulher e não apenas uma mulher como “há 50 anos atrás as mulheres não podiam votar, as mulheres não tinham os direitos dos homens, as mulheres tinham que pedir autorização ao pai ou ao marido para sair do país, as mulheres não conseguiam ter cargos de governação e não consigam estar presentes em momentos da vida ativa”, por isso “é importante não voltarmos para trás em momento algum”, declara ainda Carmen Cavalheira.

“O Dia da Mulher no mesmo dia que é dia de Montemor, para nós é então ainda uma grande vantagem e mais um momento para marcarmos todas estas importâncias para Montemor”, indica a presidente da Assembleia Municipal de Montemor-o-Novo.

Dia do Município, dia de São João de Deus e Dia internacional da Mulher está presente na vida dos montemorenses, no património e história da cidade de Montemor.