U. Montemor ganha primeiro jogo fora por 2-3 em Arcos

Neste domingo, 27 de novembro, realizou-se mais uma jornada do campeonato distrital da Associação de Futebol de Évora, com a Liga Elite a ter a sua 7.ª jornada e a Liga AFE a 6.ª jornada.
Na Liga Elite, o Grupo União Sport foi ao Campo Artur Jorge, em Arcos, obter a sua primeira vitória fora de portas, diga-se arrancada a ferros e fruto do muito querer e crença da equipa treinada por João Guerra. Também na Elite o Cabrela perdeu no seu reduto por 0-2 com o Sp. Viana. Já na série B da Liga AFE, o derby entre Escouralense e Foros Vale Figueira terminou com um empate 1-1, o U. Montemor B foi empatar 2-2 com Santana do Campo, o Fazendas do Cortiço ganhou por 3-1 ao S. Pedrense e o Cortiçadense foi derrotado fora por 5-1 pelo CHE Morense.
Na partida que a RNA acompanhou com relato, e em que o GUS deslocou-se ao terreno do Arcoense, o União entrou bem na partida, tomando conta do jogo logo nos momentos iniciais, com a primeira oportunidade a surgir aos 5 minutos, com Rodrigo Vicente a cruzar para o cabeceamento de Gonçalo Catalão. O União pressionava e, naturalmente, aos 17 minutos, fruto de uma boa jogada coletiva, Gonçalo Catalão, vindo de trás, contornou o guardião adversário e atirou para o golo inaugural. Nos minutos seguintes, o União sufocou o Arcoense, com as oportunidades para os alvinegros a sucederam-se. Aos 27 minutos, na primeira ocasião em que foi à baliza do União, o Arcoense restabelece a igualdade, que surgiu na sequência de um canto, com o central Marco Soldado a subir ao 1.º andar para cabecear para o fundo das redes à guarda de Nuno Brás. O União não conseguiu materializar o seu futebol ofensivo em termos de golos e sentiu o golo da equipa da casa. Contudo, antes do intervalo, o União iria marcar novamente. Aos 45 minutos, quando se esperava um cruzamento, Marco Oliveira atira direto para um golo que dava vantagem de 1-2 para o GUS, ao intervalo, um resultado mais que justo, numa 1.ª parte de nível da formação Unionista.
A 2.ª parte iniciou sem alterações no 11 de ambas as formações. O Arcos entrou transfigurado para os segundos 45 minutos, enquanto que o União não entrou bem. Desta forma, e em mais um lance de bola parada, o Arcoense esteve perto do empate, através de um livre. Os lances de bola parada, aliás, foram de pesadelo para o União. O Arcoense estava mais afoito e com maior ascendente no jogo. João Semedo teve uma grande chance para marcar para o União mas, logo de seguida, foi o Arcoense a criar problemas na defensiva do GUS. Hugo Painho, o treinador do Arcoense, foi o primeiro a mexer, aos 60 minutos, fazendo entrar Rui Valejo para o lugar de Tiago Gonçalves. Quatro minutos depois, também o União efetuou a suas primeiras substituições, com Capela e Bugio a entrarem para os lugares de Luís Madeira e João Semedo. Aos 68 minutos, e mais uma vez de lance de bola parada, com a defensiva alvinegra a falhar, o Arcoense empata através de Gonçalo Araújo. Aos 73 minutos, o Arcoense faz tripla alteração, com Miguel Soares, Luís Silva e André Pocarinhas a renderem Pedro Carrilho, Ricardo Cavaco e Nuno Pardana. Pouco depois, e num lance caricato, Gonçalo Catalão ao tentar passar por fora, embate no árbitro auxiliar. Para espanto de todos, o árbitro da partida considerou agressão, mostrando o vermelho direto a Catalão, deixando a equipa treinada por João Guerra reduzida a 10 unidades. Aos 80 minutos, com o União ainda a tentar chegar à vitória, entrou em campo Thalison para o lugar de Rodrigo Vicente. Já nos descontos, com o tempo a esfumar-se, e após 4 boas defesas de Nuno Rocha, após cruzamento de régua e esquadro de Capela, Leonardo Pereira cabeceou para o golo da vitória do GUS. Trata-se da 1.ª vitória fora de casa do GUS, com a equipa montemorense a acreditar até ao fim, sendo premiada com os 3 tão ambicionados pontos. Dar nota que, num jogo que se sabia mais exigente, foi escalonado um trio de arbitragem muito jovem para esta partida.

Resultados:

Liga Elite JORNADA 7 > 27/11
At. Reguengos 3-3 Alcaçovense
Arcoense 2-3 U. Montemor
Estrela Vendas Novas 0-0 Portel
Arraiolense 3-1 Monte Trigo
Cabrela 0-2 Sp. Viana
Redondense 0-1 Canaviais

Liga AFE Série A JORNADA 6 > 27/11
Borbense 1-2 Lusit. Évora B
Estremoz 7-1 Tourega
Aguiar 1-0 Vera Cruz
Oriolenses 3-0 Bencatelense

Liga AFE Série B JORNADA 6 > 27/11
Santana do Campo 2-2 U. Montemor B
Fazendas do Cortiço 3-1 S Pedrense
CHE Morense 5-1 Cortiçadense
Escouralense 1-1 Foros Vale Figueira