Percurso expositivo em Casa Branca quer criar memórias a visitantes

“Criar Memórias em terras de ferro” é um percurso expositivo com 24 painéis, distribuídos ao longo da aldeia de Casa Branca, em Santiago do Escoural.

Joana Torgal, curadora desta mostra revela que esta é uma “exposição de narrativas, ou seja, onde são dados a conhecer os pontos de interesse e particularidades desta aldeia e freguesia de Santiago do Escoural e, ao mesmo tempo, o que diferencia esta exposição é o desafio que damos ao visitante, o de explorar os sentidos, enquanto observador da paisagem, e gerar memórias na interação, não só com a comunidade, mas com os lugares deste território”.

A curadora acrescenta que o objetivo é também “colocar o visitante não apenas como espectador, mas sim alguém que vai criar novas memórias e complete a exposição com a sua passagem”, daí o nome da mostra, “porque são locais onde a população é muito reduzida, em que as memórias são difíceis de regatar e, esta é uma forma criativa de fazer com que as pessoas, que lá passem, criem novas memórias, numa lógica de continuidade”.

Este projeto foi desenvolvido no âmbito “Encontro em terras de ferro”, um projeto desenvolvido e promovido pelas Oficinas do Convento, em conjunto com a Marca ADL, com a ideia de, adianta Joana Torgal, “dar visibilidade à freguesia de Santiago do Escoural e à aldeia de Casa Branca proporcionando momentos de convívio e criatividade”.

Casa Branca que conta com um percurso expositivo denominado de “Criar Memórias em terras de ferro”, que está patente até dia 23 de dezembro, no Largo da Estação.