Alunos de Montemor premiados no programa ‘Cientista Regressa à Escola’

No ano letivo 2021-22, a Câmara Municipal de Montemor-o-Novo integrou com dois cientistas – Ana Tavares e Rui Ferreira – e com duas escolas básicas do concelho (EB nº2 de Montemor-o-Novo e EB de Lavre) o programa “Cientista Regressa à Escola” (CRE) que é um programa dirigido a alunos do ensino básico, onde os cientistas regressam à sua escola primária para realizar oficinas de ciência de 90 minutos, para crianças da sua cidade de origem.

Ao longo do ano letivo, decorreram 30 workshops do CRE em escolas de Portugal Continental e Ilhas, de diferentes distritos e nele participaram cerca de 500 alunos a nível nacional. No âmbito deste programa, decorreu um concurso de desenhos e de frases “Se eu fosse um cientista…” em que se apresentaram a concurso mais de 400 trabalhos.

Nessa sequência, dois alunos da Escola Básica nº2 de Montemor-o-Novo (Martim Prates e Luísa Sousa) ganharam o prémio de melhor frase/melhor desenho do programa “Cientista Regressa à Escola” (um em cada categoria). De referir que foram atribuídos apenas cinco prémios a nível nacional com base em todos os trabalhos realizados pelos alunos no ano de 2021/22.

A entrega destes prémios realizou-se no Centro Champalimaud e foi enquadrada na “Noite Europeia dos Investigadores (NEI). A Noite Europeia dos Investigadores enquadra-se no projeto RAISE – Researchers in Action for Inclusion in Science and Education (Cientistas em Ação pela Inclusão na Ciência e Educação), que é um projeto europeu que pretende alcançar/colaborar com membros da sociedade que continuam a ser excluídos e/ou que se sentem afastados da ciência. A implementação deste projeto pertence a um consórcio composto por três parceiros portugueses: a “Native Scientist”, a “Fundação Champalimaud” e o “Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes (iMM)”.

Este evento único juntou cientistas, artistas, professores e alunos para juntos experimentarem e conhecerem um pouco mais sobre diferentes áreas da ciência e tivemos o privilégio de ter dois alunos e respetivos familiares a participar no mesmo. Muitos Parabéns aos alunos Martim Prates e Luísa Sousa e um muito obrigado à cientista Ana Tavares, à professora Isabel Gomes pela forma genuína com que participaram neste projeto.