Representantes de Cabo Verde e Tarrafal visitam Montemor

Vem de longe a relação de cooperação e amizade entre Montemor-o-Novo e o Tarrafal, município situado a norte da Ilha de Santiago, em Cabo Verde, estando ambos os municípios geminados desde 27 de setembro de 2008.

Na tarde de 20 de setembro, o vice-presidente, Henrique Lopes, e a sua Assessora Joana Sacristão, do Gabinete de Apoio à Presidência e Vereação, tiveram a felicidade de receber na Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, numa visita de estima e cortesia, José Silva, diplomata Embaixada de Cabo Verde em Portugal, José dos Reis, presidente da Câmara Municipal do Tarrafal, Adilson Costa, presidente da Assembleia Municipal do Tarrafal, e Celestino Silva, diretor do Gabinete Técnico do Município do Tarrafal.

Esta comitiva foi acompanhada pelo casal Jacira da Conceição, ceramista, escultora, residente em Montemor-o-Novo desde 2017, e natural de Chão Bom, em Tarrafal, na ilha de Santiago, e Pedro da Conceição, um montemorense artista, escultor e realizador, que tem dinamizado o Cineclube & Filmoteca de Montemor-o-Novo.

A iniciativa, embora informal, foi bem reveladora de que as boas relações entre os Municípios estão para continuar, perspetivando-se para breve uma visita ao Tarrafal. Ficou igualmente bem vincado o apreço que é dado a Jacira e Pedro, que têm efetuado um trabalho artístico ligado à olaria tradicional, projeto que iniciaram no Tarrafal, onde o casal de artistas regressará para mais uma temporada de trabalho e descoberta.

A visita a Montemor-o-Novo desta comitiva, surge igualmente no âmbito da inauguração da exposição coletiva “O Estado do Mundo: Museu do Atlântico Sul”, que tem lugar dia 22 de setembro, no Pavilhão Branco, nas Galerias Municipais de Lisboa, onde Jacira da Conceição participa.