Estudantes de Mestrado de Cinema de Animação nos caminhos de “Levantado do Chão”

Os técnicos do Roteiro Literário Levantado do Chão acompanharam, no passado dia 12 de setembro, os estudantes do Mestrado Internacional ReAnima, da Universidade Lusófona, que se encontram em formação na Cooperativa Estórias em Movimento.

Os alunos, vindos de locais tão distantes como Taiwan, Brasil, Congo e Colômbia, foram acompanhados pelo realizador José Miguel Ribeiro e pelo professor Paulo Viveiros da Universidade Lusófona. Realizaram o percurso “José Saramago em Monte Lavre” na vila e ribeira de Lavre e o percurso “Germano Vidigal e José Adelino dos Santos” no centro histórico da cidade de Montemor-o-Novo.

Da parte da manhã puderam conhecer os locais onde José Saramago pernoitou e tomava as refeições, assim como algumas das histórias que os lavrenses recordam da sua estadia. Com o apoio da União de freguesias de Cortiçadas de Lavre e Lavre, puderam visitar a Casa de Leitura José Saramago. Foi ainda citada a obra de João Domingos Serra, referência histórica do protagonista João Mau-Tempo. Da parte da tarde foram recebidos no Arquivo Municipal pelo técnico Fernando Cinzas, passaram pela Praça de Toiros e visitaram o Museu Local – Centro de Etnologia, com o apoio do Rancho Folclórico e Etnográfico Montemo​rense. ​No final do dia puderam “viajar” pelo Alentejo através das modas do grupo Fora d´horas, que os recebeu na Galeria Municipal.

A colaboração entre estas várias entidades permitiu promover aprendizagens, a partilha de recursos e evidenciar a vertente  pedagógico do projeto Roteiro Literário Levantado do Chão.