Jovens voluntários facilitam o combate aos incêndios florestais

Montemor-o-Novo tem um programa de voluntariado florestal para jovens, que pretende facilitar na deteção rápida de incêndios florestais.

Tal como explica Olímpio Galvão, presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, este é um programa “de Vigilância Florestal”, um programa que existe desde 2006 e que facilita o trabalho dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo, uma vez que permite que se atue mais rápido, em caso de incêndio.

Neste momento, as equipas são criadas por quatro jovens, sendo que as equipas “vão mudando de 15 em 15 dias”. Quanto à formação prestada aos voluntários “é ministrada pelo serviço municipal de Proteção Civil e pelos Bombeiros e depois estão quatro jovens na torre de vigia do Castelo, um ponto bem alto, com as devidas condições de segurança”.

Este voluntariado com os jovens, que decorre até setembro, tem sido, segundo o autarca, uma ajuda essencial no combate aos incêndios. Olímpio Galvão considera que “este é um voluntariado que tem dado bons frutos e que é para os jovens, uma boa experiência, em termos de prevenção de incêndios e até de ligação aos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo”.

O programa de voluntariado florestal que decorre até Setembro, com equipas de quatro jovens montemorenses tem permitido uma resposta rápida ao combate aos incêndios.