Mostra Internacional de Folclore termina amanhã em Montemor

A Mostra Internacional de Folclore regressa a Montemor-o-Novo, um evento que conta já com 11 edições e que, devido à pandemia, tinha sido adiada. Até amanhã, os grupos folclóricos vão passar por diversos locais do concelho de Montemor-o-Novo.

Inserido na programação desta 11ª edição da Mostra Internacional de Folclore, também amanhã, na Praça de Touros, pelas 21.30 horas, atua a Maio 7luas Band, “um grupo de Cabo Verde que irá dar um concerto excecional”, um concerto promovido pelo Festival Sete Sois Sete Luas.

Tal como adianta o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Olímpio Galvão, este ano “houve alguma dificuldade em receber grupos de alguns destinados que não conseguiram comparecer”, estando confirmados grupos de “Folclore da Lituânia, um grupo de Folclore do Egipto, os Pauliteiros de Miranda e o Grupo dos Fazendeiros de Montemor-o-Novo”.

A mostra é realizada em colaboração entre a Câmara Municipal de Montemor-o-Novo e a União de Freguesias de Nossa Senhora da Vila, Bispo e Silveiras. António Danado presidente desta união de freguesias adianta que este é um evento bianual, no entanto, devido à pandemia, teve de ser cancelado. O presidente adianta que “é mais uma vez o mundo a chegar até Montemor e será com grande alegria que teremos as animações, os floridos e a dança tradicional dos vários países”.

Este ano a grande novidade é a participação de um grupo do Egipto, “a área mais muçulmana é uma novidade na nossa Mostra Internacional, incluindo as nossas culturas ancestrais”.

A 11ª edição da Mostra Internacional de Folclore começa hoje e termina amanhã. Este ano participam, para além dos Fazendeiros de Montemor-o-Novo e Pauliteiros de Miranda, grupos da Lituânia e do Egipto.