92 anos dos Bombeiros de Montemor assinalados com hastear da bandeira

Celebram-se hoje os 92 anos da Associação Humanitária dos Bombeiros de Montemor, uma celebração simbólica, com o hastear da bandeira, em frente ao quartel da cidade.

O presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo, António Pinetra, revela que “foi em 1930 que um grupo de associados se reuniu e decidiu avançar para a criação desta associação, que consideramos ser, talvez, a mais importante do concelho”. O dia ficou marcado por uma “pequena cerimónia, pois não havia condições, neste momento, para podermos fazer algo com mais visibilidade”, ficando a celebração agendada para Outubro.

António Pinetra deixa um agradecimento “a quem proporcionou ao longo destes 92 anos a existência e a vida desta associação, com altos e baixos”, reconhecendo “o trabalho importante que foi feito por todos os que por cá passaram, desde os Bombeiros, a Corpos Sociais, a quem fundou a Associação, toda a gente tem sido e foi bastante importante”.

Neste momento, o presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo pretende “melhorar em muitos aspetos, aquilo que é o nosso funcionamento, nós estamos aqui numa fase de transição de comando, iremos ter um novo comandante”, que segundo António Pinetra, será apresentado oficialmente, em breve.

O presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Olímpio Galvão, presente nesta celebração simbólica, realça a importância desta Associação, que “é sem dúvida a associação mais importante do concelho de Montemor-o-Novo, pois é ela que nos socorre todos os dias, é ela que nos dá segurança, quando temos algum problema de saúde e não só”, realçando que com “estes tempos que se adivinham, com as alterações climáticas, na ordem do dia”, os bombeiros são cruciais no combate aos incêndios. O autarca deixa ainda os parabéns “a todos os bombeiros que passaram por esta casa, desde 1930, dar os parabéns e agradecer aos Corpos Sociais que passaram por esta casa, que fizeram o que ela é hoje”.

Olímpio Galvão adianta que este ano, a Câmara Municipal já realizou vários apoios para os Bombeiros Voluntários, nomeadamente, “ subimos o subsídio ordinário, que andava na ordem dos 113 mil euros anuais, para os 120 mil euros anuais, foi constituída a primeira Equipa de Intervenção Permanente, vai ser constituída a segunda”, estando 10 elementos ao serviço, de forma permanente, em Montemor-o-Novo, sendo “metade suportado pela autarquia, metade pela Autoridade de Emergência Nacional de Proteção Civil, isto significa um encargo de 70 mil euros para a Câmara Municipal de Montemor-o-Novo”, adianta. Por parte da autarquia foi ainda dado o apoio para a aquisição de fatos de proteção a combate a incêndios.

Os 92 anos da Associação Humanitárias dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo foram assinalados com uma cerimónia de hastear de bandeira, no quartel dos Bombeiros de Montemor-o-Novo.