Lavre recebe o terceiro percurso do Roteiro Literário Levantado do Chão

O terceiro percurso do Roteiro Literário Levantado do Chão, decorre amanhã, uma iniciativa que pretende dar a conhecer os lugares onde os episódios mais marcantes da obra se desenrolam, através de uma contextualização histórica e social dos temas, incluindo testemunhos sobre as mulheres e os homens que inspiraram as principais histórias e personagens do enredo desta obra de Saramago.

Deste roteiro literário fazem parte mais dois percursos sendo que o terceiro irá realizar-se “dia 25 de junho, conforme consta na nossa Agenda Cultural do Município”, informa Nuno Cacilhas, “um percurso que decorre exclusivamente em Lavre”. Já o primeiro percurso “liga Lisboa a Montemor-o-Novo”, passando pela “Fundação José Saramago, o Museu do Aljube, Praça do Comércio e Terreiro do Paço, depois em Montemor é o percurso de Vidigal e José Adelino dos Santos que aborda estas figuras históricas que José Saramago manteve o nome”, a quem dedicou a obra.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas em Lisboa, Montemor-o-Novo e Évora, através dos contactos telefónicos ou online, como explica Nuno Cacilhas.

O coordenador do projeto Roteiro Literário Levantado do Chão deixa o convite a todos a participar nesta iniciativa que permite que os leitores conheçam os locais desta história emblemática para Montemor.

O Roteiro Literário Levantado do Chão pretende valorizar o legado de José Saramago, quer no plano biográfico quer literário, contribuindo para a preservação da memória coletiva do concelho de Montemor-o-Novo, através do enriquecimento da história da identidade local, regional e nacional.