Arraiolos promove e valoriza o tapete para o candidatar à UNESCO

O “Tapete está na Rua”, em Arraiolos, até domingo, dia 12. A cerimónia de abertura do evento, que procura, acima de tudo, “promover e valorizar este património” aconteceu na tarde desta quarta-feira, 8 de junho, na Praça do Município.

A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Arraiolos, assegura a presidente Sílvia Pinto, inclui “muitas iniciativas, ao longo destes dias”. “Vamos abordar a temática do inventário da UNESCO, a recriação histórica das fases do tapete, temos as exposições, sendo que no Centro Interpretativo do Tapete de Arraiolos temos uma exposição que foi concebida, durante a época da Covid-19, num desafio que foi lançado às casas de tapetes”, adianta.

Para que esta iniciativa seja uma realidade, Sílvia Pinto assegura ser necessária “a participação e a articulação de muitas entidades”. “Acreditamos que é um projeto completo, com muita animação e que alia este nosso património à gastronomia, à animação e aos nossos valores locais”, diz ainda. O programa do evento, acrescenta, é dirigido a todo o tipo de públicos, de todas as idades.

Preservar a arte da manufatura do tapete, acrescenta a autarca, é fundamental, adiantando que, por esta altura, continua-se a preparar a sua candidatura a Património da UNESCO, depois de, no ano passado, ter sido publico o seu registo no inventário nacional. “Estamos a trabalhar no dossiê para podermos apresentar a candidatura à UNESCO”, remata Sílvia Pinto.

Na cerimónia de abertura do evento esteve presente a diretora regional de Cultura do Alentejo, Ana Paula Amendoeira.

A programação completa do evento para conhecer aqui.