Marchas populares animaram a tarde de domingo em Montemor

Montemor-o-Novo recebeu ontem, na Praça da República, as marchas populares, numa tarde que animou a população que se concentrou em peso para assistir ao evento.

O evento organizado pela União de Freguesias de Nossa Senhora da Vila, Bispo e Silveiras, contou com quatro entidades marchantes e música ao vivo para animar todos os que participaram nesta tradição bairrista.

António Danado, presidente desta união de freguesias acredita que o balanço deste evento foi “extremamente positivo”, explicando que “só tivemos quatro participantes, quatro entidades marchantes, queremos que, para o ano, sejamos oito, esperemos sermos muitos mais, mas para começar, não foi mau”.

Quanto à adesão da população, “muitas pessoas de Montemor aderiram, acima de tudo é isto que nos engrandece, nós fazemos isto, não para nós, os marchantes também não fazem para eles próprios, mas acima de tudo para mostrar à população que Montemor também sabe receber, também sabe fazer”, adianta o presidente.

Para o ano, o desejo de António Danado e da União de Freguesias é de poder “contar com mais marchas, com mais bairros”, acrescentando que “nós aqui só conta que se estivermos todos e todos podemos fazer sempre melhor, para Montemor”.

No que toca à próximas atividades programadas pela União de Freguesias, “temos as iniciativas com as Escolas, no âmbito do projeto “Lembrar Abril”, vamos levar as crianças ao Museu da Resistência do Aljube, temos o início das aulas, temos o Natal, temos o Protocolo Local”, acrescentando ainda que “temos a nossa Feira da Luz, que iremos marcar presença, como não poderia deixar de ser”, revela António Danado.

Quanto às marchas populares, o presidente da União de Freguesias garante que a população “estava com muita sede desta cultura, deste tipo de tradição, e esta tradição é para se manter”.

Este ano estiveram presentes quatro marchas, sendo que a primeira a apresentar-se na Praça da República foi a marcha da Escola de Música da Ensemble, de Montemor-o-Novo.

Carlos Cruz, coordenador da escola de música e padrinho desta marcha explica que “o nosso tema foi a Canção de Lisboa, as cores da nossa marcha são o vermelho e o rosa, estamos decorados com corações, figuras musicais”, acrescentando que os ensaios foram de “trabalho árduo, principalmente desta última semana, fizemos ensaios intensivos, foram todas as semanas e mesmo os pais das crianças, tiveram uma grande abertura e conseguiram sempre organizar os horários”, revela.

A participar pela primeira vez esteve a Comunidade socio-terapêutica Casa João Cidade, que segundo Melissa Simões, coordenadora e monitora do Centro de Atividades Ocupacionais desta IPSS, explica que “o nosso tema foi o símbolo da nossa casa, que é a Romã, do santo padroeiro de Montemor, que é João Cidade”. Apesar de “ultimamente não termos tido Carnaval, que é onde nós costumamos participar e este ano viemos participar nas marchas e eles adoram”.

Também a Associação de Moradores de São Domingos e Quinta da Nora se estreou nas marchas populares. Segundo Alexandra Serôdio, vice-presidente da associação, “o tema da nossa marcha era mesmo “São Domingos e Quinta da Nora sai à rua”, é a primeira vez que entrámos num evento destes”.

Alexandra Serôdio deixa um agradecimento aos 40 participantes, “a toda a gente que participou nas marchas, porque os meus vizinhos são realmente incansáveis”, acrescentando que “somos mesmo muito bons quando nos juntamos”.

A terminar as apresentações das marchas populares estiveram as jovens da Porta Mágica. Ana Casadinho, presidente da direção desta IPSS revela que “o nosso tema tinha por base, uma reciclagem, havia várias coisas já dos anos anteriores, portanto havia aqui um defender da natureza e do meio ambiente e também os estar presente, o participar na comunidade”.

Quanto aos ensaios e preparativos, segundo Ana Casadinho, “as jovens mostram muita perseverança, mesmo na elaboração dos fatos, elas participam em tudo, desde o princípio até ao fim”, acrescentando que estas se sentem “bem, sentem-se incluídas que é o importante”.

O dia de Marchas Populares encerrou que o tradicional arraial, no Jardim Público da cidade onde houve venda de sardinhas ao som do grupo Thy-Subry.