Oficina de Produção decorre no Centro Juvenil de Montemor

A Oficina de Produção é um projeto desenvolvido através do Centro Juvenil, de Montemor-o-Novo, que pretende ensinarem aos jovens produção e criação musical a partir de um computador, bem como técnicas de gravação em estúdio, escrita criativa e live act.

Pedro Loios, formador neste projeto, explica que “a Oficina de produção já existia desde a abertura do Centro Juvenil, porém era um bocado informal, era um grupo de amigos que se juntava para criar música”. Na Oficina de Produção, o conteúdo feito é exclusivamente “original, são eles que criam, tanto as músicas, como os instrumentais e as letras”, sendo que Pedro Loios é o formador e orientador neste projeto.

Todos os jovens inscritos na Oficina de Produção sabem produzir, “o que é fantástico e pode ser algo complicado, à primeira vista”, realça Pedro Loios que acrescenta que esta “tem um papel importante porque é uma atividade didática e de inclusão”, criando-se um grupo de amigos, com o meus gosto pela música.

No final de cada ano, os jovens produtores musicais apresentam ao público as suas criações, “geralmente sempre no Contra Corrente”, que nos últimos anos foram alteradas devido à pandemia, que “veio atrasar um bocadinho, mas mesmo assim conseguimos continuar com as sessões online e conseguimos fazer um concerto, no jardim público”, acrescenta Pedro Loios.

Nesta oficina, aprende-se essencialmente produção musical em computação “através de um programa”, sendo que, o formador realça que, apesar de ser uma área virada para a área musical, não se aprende teoria musical, ou a tocar um instrumento, “apesar de existirem alguns módulos sobre canto, escrita criativa, DJing”.

Apesar de não haver uma idade limite máxima para participar, o formador relembra que, para participar, os jovens têm de ter mais de 12 anos, acrescentando que se, “abrimos a hipótese e pensamos que podia dar para fazer outra turma, com alunos mais velhos, e provavelmente é o que vai acontecer”.

Já existem alguns jovens que, segundo Pedro Loios, poderão no próximo ano, começar a atuar, a nível mais profissional, relembrando que, da Oficina de Produção, já existem músicas lançadas nas plataformas de streaming mais conhecidas, como spotify e youtube.

A Oficina de Produção decorre todas as quartas e sextas-feiras, no Centro Juvenil, sendo que as inscrições para participar continuam abertas e devem ser feitas presencialmente ou para o email juventude@cm-montemornovo.pt.