O Tapete está na Rua em Arraiolos em junho

“O Tapete está na Rua” tem como objetivo promover – salvaguardar, divulgar e dar a conhecer – os “saberes e saberes fazer”, que numa região, as gentes souberam ou puderam expressar, é mais valia necessária e indispensável a todo e qualquer processo de desenvolvimento integrado, seja qual o âmbito a que circunscreve (local, regional ou nacional).

“O Tapete está na Rua” é um evento promovido pelo Município de Arraiolos e integra um conjunto de atividades culturais, nomeadamente exposições, animação cultural, colóquios e debates, com especial destaque para a “Mostra de Tapetes de Arraiolos” no Centro Histórico da Vila.

Esta iniciativa pretende dinamizar a economia local e dar a conhecer o artesanato, a gastronomia e outros produtos locais.

Este certame pretende salvaguardar, preservar e divulgar a qualidade e diversidade da identidade arraiolense e alentejana, valorizando o artesanato mais genuíno “O Tapete de Arraiolos”.

A valorização do Tapete de Arraiolos e a promoção desta arte terá um espaço privilegiado no encontro Património Cultural Imaterial no Alentejo: Da Recolha e Inventariação à UNESCO”, mais um passo no caminho para a inscrição do “Tapete de Arraiolos” por parte da UNESCO como Património Imaterial da Humanidade.

Os largos e as ruas abrem-se em mostras e exposições que refletem a diversidade cultural dos que o Alentejo viu nascer ou daqueles que encontraram nestas terras fonte de inspiração.

Os tapetes de Arraiolos, têxteis bordados de qualidade são, de há séculos, imagem de marca da qual a vila e o concelho são indissociáveis.

Arte antiga feita de muitos “saberes” e um mesmo “saber fazer” que artesãs exímias souberam construir.

O evento é um contributo para a defesa do Tapete de Arraiolos, de forma a que as empresas produtoras e as bordadeiras do nosso concelho possam exercer a sua atividade com dignidade.

De 8 a 12 de junho o concelho de Arraiolos convida-vos a visitar a história, a cultura, a gastronomia, o artesanato e um conjunto de atividades e exposições que o programa do “Tapete está na Rua 2022” lhe pode facultar, bem como usufruir duma estada tranquila na nesta terra que está no coração do Alentejo e ficará no seu.